UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM O TEMA ÁGUA - Dia mundial da água: discutindo o Meio Ambiente através da escrita.

Estrutura Curricular:
Nível de Ensino:
     ·         Ensino Fundamental Inicial

Componente Curricular:
·         Alfabetização
·         Meio Ambiente

Tema:

    ·         Forma de organização dos conteúdos
    ·         Manejo e conservação ambiental
    ·         Processo de leitura
    ·         Evolução da escrita alfabética




Dados da Aula:

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
§  Fazer interpretações de textos com caráter científico.
§  Organizar palavras alfabeticamente.
§  Identificar ações positivas sobre o uso da água e o meio ambiente.
Duração das atividades:  3 aulas de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
·         Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética
Recursos Complementares
 
Avaliação
Durante a leitura e interpretação coletiva do texto, como os alunos relacionaram as informações novas, quais as sugestões e hipóteses que criaram sobre o texto?
Durante a atividade de organização alfabética das palavras, observe se:
§   As crianças conseguiram fazer distinções de duas palavras começadas com a mesma letra?
§   Conseguiram com êxito organizar alfabeticamente as palavras? Fizeram as correções quando explicado e corrigido no quadro?

Quanto a atividade de produção escrita:
§  Como foi a articulada as resposta das perguntas na atividade 3?
§   As crianças compreenderam as correções?
§  Lembraram-se dos termos apresentados por você?
§   Fizeram inferências no segundo texto?
§  As crianças organizaram de forma lógica o segundo texto?

Quanto a conscientização ambiental:
§  As crianças apontam o uso inadequado da água como um problema?
§  Foram levantadas outras atitudes que podem melhorar a relação do ser humano com o meio ambiente?
 
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 - Leitura do texto sobre o Dia Mundial da água.
Professor (a) seguem atividades que você pode trabalhar com sua turma referente ao dia mundial da água, o texto sofreu adaptações para poder ser lido  e entendido por crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Leia para sua turma e juntos façam a interpretação por parágrafos. É importante que seja feita uma cópia para cada criança.
ü  Junto com as crianças faça oralmente a interpretação do texto. Busque no dicionário, junto com o grupo, o significado das palavras negritadas e/ou outras que as crianças demonstrarem dúvida sobre o significado.  Ajude-as a entender expressões como: ONU, Patrimônio Mundial, Gerações futuras etc.

22 de Março: Dia Mundial da água
         Desde os primórdios da humanidade, sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da agricultura. Porém, com o passar dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada. Por esses motivos, a ONU –Organização das Nações Unidas - criou o dia mundial da água, em vinte e dois de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a água.
Em dez de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água através do projeto de lei do deputado Sérgio Novais (PSB-CE). O texto destaca que esse deverá “oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.” A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos. A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental, a consciência ecológica em relação à água.
Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:
 - Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;
 - Que a mesma é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
 - Que o equilíbrio do planeta depende da preservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;
- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.
Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todos os homens sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.
Texto de Jussara de Barros adaptado por Mariane Patrícia Madeira Lopes.


Atividade 2 – Organização de palavras em ordem alfabética.   
A proposta é de organização alfabética de palavras, explique que desta forma ficará mais fácil à consulta ao dicionário. Cada criança fará a organização em sua folha e depois você fará a correção no quadro explicando o sistema de organização alfabético, o que sempre é bom relembrar!
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
Coloque as palavras do quadro abaixo em ordem alfabética:
PRIMÓRDIOS
POLUÍDA
DESPERDIÇADA
AGRICULTURA
ACERCA
DESENVOLVIMETNO
NAÇÕES
SOCIEDADE
SENADO
OPORTUNIDADES
SOLUÇÕES
CAUTELOSAS
COTIDIANO
ESSENCIAL
PATRIMÔNIO
POTÁVEL
ESCASSOS
PRESERVAÇÃO



Atividade 3 – Ampliando a capacidade de escrita  a partir da interpretação do texto.
Atividade de Português ou ciências
Responda sozinho as questões abaixo:
1.  Qual a atitude que sua família pode adotar a partir de hoje para diminuir o consumo de água? ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________
 2.   Lembra-se que discutimos o texto em sala hoje?  Vamos resgatar algumas expressões que a professora explicou. Escreva o que você entendeu sobre:
Organização das Nações Unidas: _____________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________________________
Gerações futuras: ________________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________________________
Patrimônio Mundial: _______________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________________________
3.     O texto abaixo está com as frases fora de ordem. Reescreva em seu caderno organizando as frases para que faça sentido.
ü  Dia mundial da água.
ü  Dia 22 de março é o Dia Mundial da água.
ü  Fechando o chuveiro durante o banho, escovando os dentes com a torneira fechada, utilizando a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada, molhando as plantas no início da manhã ou final da tarde, consertando vazamentos, nunca jogar óleo no ralo da pia e não tomando banhos demorados.
ü  Todos nós podemos contribuir para a economia de água, com pequenas ações no nosso dia a dia.
ü  Se todos não mudarmos nossos hábitos de consumo, um dia a água em nosso planeta pode acabar.


Atividade 4 – Dialogando com outro texto através da  interpretação da música:
 Água! Vamos Economizar!   Nesta atividade, você pode optar por mostrar o clipe através da internet que é bastante educativo e bonito ou mesmo ensinar a música aos seus alunos. Depois vocês podem, em roda, fazer uma discussão do texto comparando-o a música da Turma da Mônica, para finalizar, as crianças podem fazer um registro das coisas comuns de ambos registrando o que eles reconhecem como sendo fundamental para conservação da água. http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY


Água! Vamos economizar!

Turma da Mônica

Economizar água!
Sabendo usar não vai faltar
água em nenhum lugar.
Economizar água!
Água é pra se usar
mas sem exagerar.
Economizar água é bom!
Não deixe a torneira pingando,
senão a água pode acabar.
Se é fácil abrir a torneira,
é muito mais fácil fechar.
Você que lava calçada
e gosta de cantar no banheiro,
a água é desperdiçada,
acaba e custa muito dinheiro.
Por isso, é preciso:
Economizar água!
Sabendo usar não vai faltar
água em nenhum lugar.
Economizar água!
Água é pra se usar
mas sem exagerar.
Economizar água! (5x)
Economizar água é bom!


Atividade 5 - Pensando novas soluções para o Meio Ambiente.
§  Peça às crianças que escrevam em um pedaço de papel outras mudanças no hábito diário delas que possa melhorar o meio ambiente.
§  Depois cada criança deverá ler a sua frase. Permita que toda a turma faça comentários.
§  Ajude as crianças a fazer o registro escrito das sugestões em formato de frases no caderno.
§  Se desejar, pode ser construído um cartaz para ser fixado na escola com estas sugestões.


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________








Comentários

Postagens mais visitadas