UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM O TEMA ÁGUA - Dia mundial da água: discutindo o Meio Ambiente através da escrita.
Estrutura Curricular:
|
||
Nível de Ensino:
·
Ensino
Fundamental Inicial
|
Componente Curricular:
·
Alfabetização
·
Meio
Ambiente
|
Tema:
·
Forma de
organização dos conteúdos
·
Manejo e
conservação ambiental
·
Processo
de leitura
·
Evolução
da escrita alfabética
|
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
§
Fazer interpretações de textos com caráter científico.
§
Organizar palavras alfabeticamente.
§
Identificar ações positivas sobre o uso da água e o meio ambiente.
Duração das atividades:
3 aulas de 40 minutos.
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
·
Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação
da base alfabética
Recursos Complementares
Avaliação
Durante a leitura e interpretação coletiva do texto, como os
alunos relacionaram as informações novas, quais as sugestões e hipóteses que
criaram sobre o texto?
Durante a atividade de organização alfabética das palavras, observe
se:
§
As crianças conseguiram fazer distinções de duas palavras
começadas com a mesma letra?
§
Conseguiram com êxito organizar alfabeticamente as palavras?
Fizeram as correções quando explicado e corrigido no quadro?
Quanto a atividade de produção
escrita:
§
Como foi a articulada as resposta das perguntas na atividade 3?
§
As crianças compreenderam as correções?
§
Lembraram-se dos termos apresentados por você?
§
Fizeram inferências no segundo texto?
§
As crianças organizaram de forma lógica o segundo texto?
Quanto a conscientização
ambiental:
§
As crianças apontam o uso inadequado da água como um problema?
§
Foram levantadas outras atitudes que podem melhorar a relação do
ser humano com o meio ambiente?
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 -
Leitura do texto sobre o Dia Mundial da água.
Professor (a) seguem atividades que
você pode trabalhar com sua turma referente ao dia mundial da água, o texto
sofreu adaptações para poder ser lido e entendido por crianças das
séries iniciais do Ensino Fundamental. Leia para sua turma e juntos façam a
interpretação por parágrafos. É importante que seja feita uma cópia para cada criança.
ü
Junto com as crianças faça oralmente a interpretação do texto.
Busque no dicionário, junto com o grupo, o significado das palavras negritadas
e/ou outras que as crianças demonstrarem dúvida sobre o
significado. Ajude-as a entender expressões como: ONU, Patrimônio
Mundial, Gerações futuras etc.
22 de Março: Dia
Mundial da água
Desde os primórdios da humanidade, sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da agricultura. Porém, com o passar
dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada. Por esses motivos, a ONU –Organização
das Nações Unidas - criou o dia mundial da água, em vinte e dois de
março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em
relação a água.
Na Declaração
Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais
abordagens estão:
- Que devemos
ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;
- Que a mesma
é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
- Que a água
potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são
ainda lentos e escassos;
- Que o
equilíbrio do planeta depende da preservação dos rios, mares e oceanos, bem
como dos ciclos naturais da água;
- Que devemos ser
responsáveis com as gerações futuras;
- Que precisamos
utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
- Que o homem deve
ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na
natureza.
Com esse documento,
a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todos os homens sejam
responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo assim,
formas de garantir a melhoria de vida no planeta.
Texto de Jussara
de Barros adaptado por Mariane Patrícia Madeira Lopes.
Atividade 2 – Organização de palavras em ordem alfabética.
A proposta é de organização alfabética de palavras, explique que
desta forma ficará mais fácil à consulta ao dicionário. Cada criança fará a
organização em sua folha e depois você fará a correção no quadro explicando o
sistema de organização alfabético, o que sempre é bom relembrar!
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
Coloque as palavras do quadro abaixo
em ordem alfabética:
PRIMÓRDIOS
|
POLUÍDA
|
DESPERDIÇADA
|
AGRICULTURA
|
ACERCA
|
DESENVOLVIMETNO
|
NAÇÕES
|
SOCIEDADE
|
SENADO
|
OPORTUNIDADES
|
SOLUÇÕES
|
CAUTELOSAS
|
COTIDIANO
|
ESSENCIAL
|
PATRIMÔNIO
|
POTÁVEL
|
ESCASSOS
|
PRESERVAÇÃO
|
Atividade 3 – Ampliando a capacidade de escrita a partir
da interpretação do texto.
Atividade de Português ou
ciências
Responda
sozinho as questões abaixo:
1. Qual
a atitude que sua família pode adotar a partir de hoje para diminuir o
consumo de água?
______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
2. Lembra-se
que discutimos o texto em sala hoje? Vamos resgatar algumas
expressões que a professora explicou. Escreva o que você entendeu sobre:
Organização das
Nações Unidas: _____________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
Gerações
futuras: ________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
Patrimônio
Mundial: _______________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
3. O
texto abaixo está com as frases fora de ordem. Reescreva em seu caderno
organizando as frases para que faça sentido.
ü
Dia mundial da água.
ü Dia
22 de março é o Dia Mundial da água.
ü Fechando
o chuveiro durante o banho, escovando os dentes com a torneira fechada,
utilizando a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada, molhando as
plantas no início da manhã ou final da tarde, consertando vazamentos, nunca
jogar óleo no ralo da pia e não tomando banhos demorados.
ü Todos
nós podemos contribuir para a economia de água, com pequenas ações no nosso
dia a dia.
ü
Se todos não mudarmos nossos
hábitos de consumo, um dia a água em nosso planeta pode acabar.
|
Atividade 4 –
Dialogando com outro texto através da interpretação da música:
Água! Vamos
Economizar! Nesta atividade, você pode optar por mostrar o clipe
através da internet que é bastante educativo e bonito ou mesmo ensinar a música
aos seus alunos. Depois vocês podem, em roda, fazer uma discussão do texto
comparando-o a música da Turma da Mônica, para finalizar, as crianças podem
fazer um registro das coisas comuns de ambos registrando o que eles reconhecem
como sendo fundamental para conservação da água. http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY
Água! Vamos economizar!
Turma da
Mônica
Economizar
água!
Sabendo usar não vai faltar
água em nenhum lugar.
Economizar água!
Água é pra se usar
mas sem exagerar.
Sabendo usar não vai faltar
água em nenhum lugar.
Economizar água!
Água é pra se usar
mas sem exagerar.
Economizar
água é bom!
Não deixe a torneira pingando,
senão a água pode acabar.
Se é fácil abrir a torneira,
é muito mais fácil fechar.
Você que lava calçada
e gosta de cantar no banheiro,
a água é desperdiçada,
acaba e custa muito dinheiro.
Não deixe a torneira pingando,
senão a água pode acabar.
Se é fácil abrir a torneira,
é muito mais fácil fechar.
Você que lava calçada
e gosta de cantar no banheiro,
a água é desperdiçada,
acaba e custa muito dinheiro.
Por
isso, é preciso:
Economizar água!
Sabendo usar não vai faltar
água em nenhum lugar.
Economizar água!
Água é pra se usar
mas sem exagerar.
Economizar água!
Sabendo usar não vai faltar
água em nenhum lugar.
Economizar água!
Água é pra se usar
mas sem exagerar.
Economizar
água! (5x)
Economizar água é bom!
Economizar água é bom!
Atividade
5 - Pensando novas soluções para o Meio Ambiente.
§ Peça
às crianças que escrevam em um pedaço de papel outras mudanças no hábito diário
delas que possa melhorar o meio ambiente.
§ Depois
cada criança deverá ler a sua frase. Permita que toda a turma faça comentários.
§ Ajude
as crianças a fazer o registro escrito das sugestões em formato de frases no
caderno.
§ Se
desejar, pode ser construído um cartaz para ser fixado na escola com estas
sugestões.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Comentários
Postar um comentário