Plano de Trabalho do Coordenador Pedagógico
Manter
a organização e a estruturação da ação pedagógica pressupõe que o Coordenador
Pedagógico elabore um plano de trabalho, para prever as ações a serem levada à
frente; o período em que cada uma delas deverá se realizar; os recursos
necessários para esta realização; e os responsáveis por cada atividade. O plano
de trabalho, no entanto, não é definitivo, está aberto a mudanças, devendo ser
um instrumento orientador de suas ações.
Vale
salientar que a sua produção deve ser compartilhada, discutida e vivenciada com
todos os setores escolares. Cada vez que o Coordenador partilha a
experiência do seu trabalho, ele agrega informações e comportamentos grupais
que certamente poderão ser extrapolados em outras situações educativas. O efeito
de seu trabalho é o chamado “efeito dominó”. Ao observar a arrumação das peças
de um dominó juntas, dê um toque para ver o que acontece! Todas elas vão caindo
seguidamente e num mesmo ritmo. “Tente desenvolver o seu “fazer pedagógico” com
“efeito dominó”. Possivelmente, na sua ação pedagógica, o que vai acontecer não
é um cair de peças, mas um somar de atitudes, de conhecimentos e de posturas
novas e enriquecedoras. Depois, compartilhe esse movimento com
todos.
No
que diz respeito ao planejamento da atividade realizado pelo coordenador
pedagógico, pergunto: quando ocorrem os momentos de discussão
coletiva do trabalho educativo a ser desenvolvido na unidade escolar? e
qual é a sua utilidade?
Referência
Bibliográfica:SMEC. Documento do Coordenador Pedagógico: Traçando caminhos para
a sua prática educativa.P.25. 2008.
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