Nível de conhecimento dos alunos sobre o sistema de escrita
PRÉ-SILÁBICO
1.
Escreve utilizando grafismos e outros símbolos
2.
Utiliza letras para escrever
3.
Produz escritas diferenciadas (exigência de quantidade mínima de letras e
variedade)
SILÁBICO
1.
Estabelece relação entre fala e escrita (faz corresponder para cada sílaba oral
uma marca) utilizando grafismos e outros símbolos
2.
Estabelece relação entre fala e escrita (faz corresponder para cada sílaba oral
um grafismo)
3.
Estabelece relação entre fala e escrita, utiliza letras mas sem fazer uso do
valor sonoro convencional
4.
Estabelece relação entre fala e escrita, fazendo uso do valor sonoro
convencional
SILÁBICO-ALFABÉTICO
1.
Estabelece relação entre fala e escrita, ora utilizando uma letra para cada
sílaba, ora utilizando mais letras
ALFABÉTICO
1.
Produz escritas alfabéticas, mesmo não observando as convenções ortográficas da
escrita
2.
Produz escritas alfabéticas, observando algumas convenções ortográficas da
escrita
3.
Produz escritas alfabéticas, sempre observando as convenções ortográficas da
escrita
Fonte:
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do programa Ler e Escrever, da
secretaria municipal de Educação de São Paulo
Veja a tabela que pode ser usada pelos professores.
http://revistaescola.abril.com.br/pdf/tabela-sondagem-alfabetizacao.pdf
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