Conselho de classe
Conselho de classe é uma discussão coletiva onde são apontadas as
dificuldades dos alunos, professores e instituição de ensino na busca por
melhorias. É uma reunião avaliativa em que diversos especialistas envolvidos no
processo ensino-aprendizagem discutem acerca da aprendizagem
dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das estratégias de ensino
empregadas, a adequação da organização curricular e outros aspectos referentes
a esse processo, a fim de avaliá-lo coletivamente, mediante diversos pontos de
vista.
Objetivos
O
Conselho de Classe é uma oportunidade de reunir os professores
com o objetivo de refletir sobre a aprendizagem
dos alunos e o processo de ensino. Seu objetivo é favorecer uma avaliação
mais completa do estudante e do próprio trabalho docente,
proporcionando um espaço de reflexão sobre o trabalho que está sendo realizado
e possibilitando a tomada de decisão para um novo fazer pedagógico, favorecendo
mudanças para estratégias mais adequadas à aprendizagem de cada turma e/ou
aluno.
No Conselho de Classe, mais do que decidir se os alunos serão aprovados ou
não, objetiva-se encontrar os pontos de dificuldade tanto dos alunos quanto da
própria instituição de ensino na figura de seus professores e organização
escolar.
Nele
deve haver uma discussão coletiva onde serão apontadas dificuldades de alunos,
professores e instituição de ensino, a fim de buscar melhorias para o processo
ensino-aprendizagem. Ele é um espaço democrático de construção de alternativas
para o desenvolvimento da instituição de ensino e das estratégias para o
atendimento aos que nela estudam.
O
Conselho de Classe, enquanto instrumento de avaliação,
requer que os alunos estejam sendo constantemente observados pelos professores
e demais especialistas que compõem os profissionais da instituição de ensino.
Para isso, a avaliação deve ser cotidiana, pois todo o dia, toda a semana, até
o final do semestre ou ano, cada aluno deve estar sendo percebido pelos
professores que trabalham com ele. Ao observar, diagnosticar e registrar,
saberes estão sendo extraídos sobre cada aluno de forma a enquadrá-lo dentro de
uma determinada categoria de desenvolvimento que define alvos a serem
alcançados por todos.
A
equipe pedagógica deve ter em mente os alvos educacionais a serem desenvolvidos
e avaliados no processo de aprendizagem dos alunos. Esses alvos devem abranger
atitudes de participação, respeito e responsabilidade; construção de
conhecimento e apreensão de conteúdos e conceitos; e formação do caráter e da
cidadania.
Nesta prática avaliativa, cada aluno deve ser visto individualmente, em
suas singularidades de comportamentos, aprendizagens e histórias particulares.
O
Conselho de Classe, para cumprir sua função, exige dos professores um olhar
cotidiano detalhado sobre cada indivíduo para que, durante a reunião, possam
contar, explicar, lembrar e definir, a partir daquilo que observaram e
obtiveram como informação sobre a aprendizagem, o desenvolvimento e a história
de vida de cada aluno, assim como o tipo de progressão adequada para cada um
deles.
A equipe pedagógica deve ter em mente que o processo de
avaliar possui, basicamente, três passos:
• Conhecer o nível de
desempenho inicial do aluno (constatação da realidade);
• Analisar o progresso do aluno
comparando seu nível inicial de desempenho com o nível atual, considerando o
que é essencial e importante de ser aprendido e desenvolvido ao longo do
processo educativo (qualificação da aprendizagem);
• Tomar decisões que
possibilitem atingir os resultados esperados.
Fundamendal é ter consciência de que só se pode avaliar o que foi ensinado
e que a evolução do aluno, seu progresso entre o nível inicial e atual, é o que
importa.
Desta forma, é necessário que enquanto os alunos têm seu desenvolvimento
avaliado, os professores também reflitam sobre a necessidade de reformular as
práticas educativas a fim de levar sugestões para somar às reflexões que serão
realizadas durante o Conselho de Classe.
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