Os diferentes desafios para o coordenador pedagógico em cada segmento

“O cuidado somente surge quando a existência de alguém tem importância para mim. Passo então a dedicar-me a ele. Disponho-me a participar de seu destino, de suas buscas, de seu sofrimento e de seus sucessos, enfim de sua vida.
Cuidado significa desvelo, solicitude, diligência, zelo, atenção, bom trato. Como dizíamos, estamos diante de uma atitude fundamental, de um modo de ser mediante o qual a pessoa sai de si e centra-se no outro com desvelo e solicitude.”
(BOFF, l. 1999, p.91)


Saiba quais são as demandas e as estratégias necessárias para atuar nas diversas etapas de ensino

Em algumas escolas, um único coordenador pedagógico se responsabiliza por todos os segmentos atendidos. Em outras, há um para cada etapa. Qual é a vantagem de ter um profissional da coordenação dedicado apenas à primeira etapa do Fundamental ou ao Ensino Médio? ''As discussões correm sempre em um campo específico, há maior possibilidade de aprofundar determinados aspectos e aproveitar melhor as reuniões de formação'', responde Vera Maria Nigro de Souza Placco, coordenadora do programa de pós-graduação em Educação e Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e responsável pela pesquisa O Coordenador Pedagógico e a Formação de Professores: Intenções, Tensões e Contradições, uma iniciativa da Fundação Victor Civita (FVC). Ela, porém, também vê com bons olhos a atuação em mais de um segmento: ''O coordenador pedagógico tem mais facilidade para promover a integração dos docentes e do currículo de toda a escola. Quem fica em um ciclo precisa tomar cuidado para não perder a visão do todo.''
Em qualquer caso, é essencial que o profissional conheça as especificidades do segmento - ou dos segmentos - em que atua para ajustar o foco da formação continuada dos professores. Confira os maiores desafios, as competências e os conhecimentos esperados do coordenador e as sugestões de estratégias de trabalho em cada etapa de ensino.

EJA
Desafios
O principal é ajudar o professor a entender que adultos aprendem de forma diferente da criança e do adolescente e têm uma vida mais complexa, com emprego, família para sustentar, preocupações e estresse, fatores que influenciam a aprendizagem.
Não por acaso, a evasão escolar é uma das grandes dificuldades. As turmas apresentam diversidade acentuada, com relação ao tempo fora da escola e ao contato com a escrita, e com frequência têm ideias já enraizadas.
''Muitos trazem a concepção de que se aprende a ler juntando as sílabas e são resistentes a qualquer proposta diferente'', diz Edneide da Conceição Bezerra, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Competências esperadas

- Conhecimento das diretrizes curriculares específicas da EJA.
- Compreensão dos mecanismos de aprendizagem do adulto desde a Alfabetização.
- Facilidade de lidar com a diversidade e capacidade de criar estratégias de ensino versáteis a fim de atender a diferentes necessidades ao mesmo tempo. 

Estratégias de trabalho

- Orientar os professores a fazer o diagnóstico das turmas para ajustes no planejamento.
- Preparar a equipe para ensinar os processos básicos de estudo, como tomar notas das aulas, trabalhar em grupo e fazer pesquisa.
- Organizar reuniões sobre hipóteses de escrita.
- Estimular o aproveitamento do repertório cultural e social que os estudantes trazem no planejamento das aulas.
 Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano
Desafios
O maior deles é lidar com os professores especialistas. E o coordenador tem de ganhar legitimidade sem entender profundamente da disciplina. ''Um dos equívocos mais frequentes nessa etapa é organizar o trabalho de coordenação pedagógica por área de conhecimento, escalando um profissional para cada uma'', diz Neurilene Martins Ribeiro, coordenadora do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), organização não governamental responsável pela formação continuada dos coordenadores pedagógicos das escolas de 24 municípios da Chapada Diamantina, na Bahia. Segundo ela, o coordenador pedagógico deve orientar suas ações de formação no sentido de desenvolver no corpo docente um olhar ao mesmo tempo horizontal (''para dentro de cada série'') e vertical (''para a progressão entre os anos''). 

Competências esperadas
- Visão integrada do ensino e da aprendizagem.
- Liderança e capacidade de articular um número maior de professores para reuni-los em diferentes ocasiões e ter familiaridade com técnicas de condução de grupo.
- Consciência de que seu papel é oferecer aos professores conhecimentos pedagógicos capazes de melhorar seu desempenho em sala de aula.
- Conhecimento sobre o desenvolvimento físico e emocional que acontece na transição da infância para a adolescência. 

Estratégias de trabalho
- Orientar o grupo de professores do 6º ano para que discutam formas de receber os alunos.
- Nos horários coletivos de trabalho, abordar a leitura e a escrita como um compromisso de todas as áreas, e não apenas do professor de Língua Portuguesa.
- Organizar encontros por série a fim de reforçar a visão do grupo de como as crianças aprendem e discutir especificidades da classe.

- Promover formações por disciplina para proporcionar aos docentes uma visão vertical do ensino e criar um espaço de discussão de conteúdo específicos.

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diferentes-desafios-coordenador-pedagogico-cada-segmento-634884.shtml?page=0

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