QUE TIPO DE CONSELHEIRO VOCÊ É
SUGESTÕES PARA UM CONSELHO DE CLASSE EFICAZ:
A grande maioria das Escolas está utilizando um modelo de Conselho de
Classe que não funciona, ou que não atende totalmente aos objetivos de um
Conselho de Classe, o qual não se restringe apenas a discutir notas ou
comportamentos dos alunos.
O modelo eficiente deve contemplar como já foi dito anteriormente as
seguintes questões a serem discutidas no Conselho de Classe:
- Aprendizagem dos alunos
- Desempenho dos docentes
- Resultados das estratégias de ensino
empregadas
- Adequação da organização curricular
- Outros aspectos referentes a esse processo
Abaixo
algumas sugestões para você estruturar seu próximo Conselho de Classe:
PRÉ-CONSELHO COM A TURMA:
PASSO 1 – Rendimento Turma: logo após as provas realize
com a Turma um Pré-Conselho, selecione os itens que deseja medir o avaliar com
a turma tais como: rendimento da classe (media geral da sala), comportamento,
participação, comprometimento, etc.
PASSO 2 -
Rendimento Professor: peça para a turma Avaliar
o seu Desempenho no que refere-se a: Metodologia utilizada, Atividades,
Ritmo da Aula, Práticas de Ensino, Organização dos Espaços da sala, etc.
- Metas/Combinados:
Discutam
intervenções para implementar as mudanças que forem necessárias para a correção
dos problemas levantados por ambos os lados
Diagnóstico da Turma:
Você já elaborou o diagnóstico de cada
aluno no início do ano. Então transcreva esses dados em uma única Ficha e leve
para os Conselheiros apenas com os casos mais delicados para serem
discutidos. Aborde o rendimento pedagógico, comportamento, resultados
alcançados, outras questões que estão interferindo na vida do aluno. Lembre-se
Você conhece o seu aluno, porém os demais Conselheiros talvez não estejam
totalmente a par de determinados detalhes, e isso pode fazer toda a diferença
na hora de ponderar a melhor intervenção.
CONSELHO EM 2 ATOS:
Neste caso o Conselho seria realizado em 2 momentos distintos, onde no
1º. Momento contaria com a presença de Representantes de Classe, e no 2º.
Momento apenas com os Professores.
Obs.: Caso a Turma já tiver realizado o Pré Conselho com o Professor em
Sala de Aula não haveria a necessidade de realizar o Conselho de Classe em 2
Atos.
1º. Ato: Participação Representantes de Turma (debate de questões relativas a Turma)
Neste
momento ocorreria a participação de Representantes de Turma, pois os
Representantes discorreriam sobre as mudanças e/ou problemas que gostariam
que fossem solucionados no que refere-se a didática do Professor, metodologia,
postura, etc.
Os Professores,
por sua vez, colocariam as questões que estariam enfrentando com aquela Turma.
Todos debateriam algumas proposições, e já ficaria definido as intervenções a
serem adotadas. Seria registrado em Ata para as Representantes assinarem e
então este momento seria finalizado.
2º. Ato: Conselho apenas com Professores
Neste
momento o Conselho seria realizado apenas com os Professore, sem os
Representantes de Turma, onde seriam discutidos os casos individuais dos
alunos, bem como os demais assuntos.
CONCLUSÃO:
O Conselho de Classe é uma oportunidade de reunir os professores
com o objetivo de refletir sobre a aprendizagem os alunos e o processo de
ensino.
Pedir que os alunos se avaliem, reflitam sobre suas falhas, sobre sua
atuação é fácil, o difícil é os professores fazerem o mesmo. Para exercitar
essa difícil prática é que o conselho deve começar com a autocrítica dos
professores.
O que o professor diz na autocrítica deve servir como elemento para a
coordenação ajudá-lo a superar as dificuldades apresentadas, confrontar o
problema com os que os outros professores também apresentam para, juntos,
buscarem a superação. A coordenação dever ter claro que, também, a avaliação,
não é para classificar o professor e sim ajudá-lo a desempenhar melhor o seu
trabalho.
Ao fazer o Conselho de Classe contemplando seus reais objetivos a Escola
atinge os seguintes resultados:
• Promove
uma visão abrangente do papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem;
• Valoriza o
progresso individual do aluno, seu comportamento cognitivo, afetivo e social;
• Reconhece
o contexto familiar em que o aluno está inserido;
• Incentiva
a autoanálise e auto avaliação dos profissionais de ensino;
• Propicia
mudanças tanto na prática docente, no currículo e na dinâmica escolar;
• Traça
metas para que as mudanças sugeridas sejam efetivamente realizadas.
Há outros problemas sérios que contribuem para o fracasso escolar, tais
como a negligência da família, a capacitação deficiente, a falta de estrutura,
a indisciplina, etc.
Por outro lado não podemos cair na armadilha de que tudo é a estrutura, a
lei, o sistema e ninguém assume nada. Pois há condições às vezes de
mudanças significativas, com as reais condições de um instrumento que a escola já
apresenta e que está em nossas mãos fazer uso: o Conselho de Classe.
Bibliografia:
DEMO, Pedro.
Avaliação Qualitativa. São Paulo: Cortez, 1988.
FREIRE, P.;
SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1987.
HOFFMANN,
Jussara. Avaliar para promover: As setas do caminho. 4.ed. Porto Alegre:
Mediação, 2002.
PATTO, M. H.
S. Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar. São
Paulo: T. A. Queiroz, 1987.
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