CONSELHO DE CLASSE
·
O QUE É.
·
QUAL A SUA
FINALIDADE
·
COMO
FAZER...
Introdução:
Muitos não
sabem para o que ele serve. Outros nunca participaram de um. A grande maioria
nem quer ouvir falar nele. E é quase um consenso geral de que ele não serve
para nada!
CONSELHO DE CLASSE QUE NÃO RESOLVE NADA:
O grupo
reúne-se e então os Professores sentem-se livres para manifestarem-se
sobre os alunos. Os diálogos versam sempre sobre o comportamento e problemas de
indisciplina do aluno, tendo seu desempenho e sucessos desconsiderados.
São diálogos entrecortados de comentários, opiniões, juízos de valor,
julgamentos, preconceitos e achismos. Onde todos buscam o apoio e anuência uns
dos outros como que para validar as afirmações feitas.
Muitas
vezes o fracasso do aluno é atribuído a causas psicológicas e então são
emitidos juízos de valor baseados no senso comum e não em laudos
diagnósticos ou fonte segura que o ampare. Ao invés de avaliar o processo de
aprendizagem, a interação pedagógica, e a eficiência da prática pedagógica do
professor, o Conselho presta-se apenas para apontar e julgar comportamentos.
Neste modelo
de Conselho de Classe, nada de fato é discutido e de fato nada é
solucionado. Todos desabafam, todos discorrem livremente suas angústias, alguns
nem falam pois não são apoiados nas suas colocações, então tudo fica na mesma.
Qual a finalidade do Conselho de Classe:
Antes de
debatermos como deve ser realizado um Conselho de Classe, preciso esclarecer
qual é a finalidade do mesmo. É preciso saber o porquê deste tipo de Reunião,
para quê ela é realizada, e qual é o papel das pessoas que lá estão.
A palavra “conselho”
vem do latim consiliu e, conforme o Dicionário Michaelis da Língua
Portuguesa tem os seguintes significados:
1. Juízo, opinião, parecer
sobre o que convém fazer.
2. Avisos, ensino, lição,
prudência.
3. Tribunais.
4. Reunião ou assembleia de
ministros.
5. Corpo coletivo, com
função consultiva ou deliberativa.
6. Reunião de pessoas que
deliberam sobre negócios particulares.
7. Reunião do corpo docente
da universidade, escolas superiores ou secundárias, presidida pelo reitor ou
diretor, para tratar das questões do ensino.
Assim, é correto afirmar que quem aconselha deve ser uma pessoa
prudente, ter bom senso, discernimento, domínio próprio, autoridade e notório
saber na questão consultada. Desta forma fica claro que ninguém consultará a
vizinha sobre um investimento na Bolsa de Valores, ou a Merendeira se um aluno
necessita de tratamento Psiquiátrico. É preciso ter competência e conhecimento
da questão para emitir declarações.
Daí a importância da Educação Continuada, pois, especialmente no nosso
caso, enquanto Educadores, não podemos resvalar no senso comum, achismo é coisa
de gente que não está preparada devidamente para argumentar. Devemos ter bases
sólidas e seguras, não apenas na nossa área de atuação, mas dentro do possível
estarmos atualizados sobre o que ocorre em áreas correlacionadas a nossa.
Buscar o conhecimento tem de ser um estilo de vida, e não apenas a busca de um
certificado.
Um Conselho é composto de pessoas, e estas exercerão o papel de
Conselheiros, que terão o objetivo de ponderar, aconselhar, orientar, propor,
discernir as melhores intervenções e soluções para uma determinada questão. Mas
quais questões esses “Conselheiros” terão de ponderar e aconselhar.
O Conselho de Classe é uma reunião avaliativa em que diversos
especialistas envolvidos no processo ensino-aprendizagem discutem acerca da aprendizagem
dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das
estratégias de ensino empregadas, a adequação da organização curricular
e outros aspectos referentes a esse processo, a fim de avaliá-lo
coletivamente, mediante diversos pontos de vista.
PARA REFLETIR
Um
Conselheiro preparado poderá ser justo, sábio e ponderado no momento de
deliberar. Já um Conselheiro despreparado, relapso com suas funções,
incompetente na sua área de atuação e negligente com suas tarefas jamais poderá
contribuir com soluções para o crescimento dos Alunos, da Equipe ou da
Instituição pois só sabe criticar destrutivamente, ver apenas o lado negativo
das situações e das pessoas e não sabe propor soluções.
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