CONSELHO DE CLASSE - Organização
Quem participa
Professores, orientadores, supervisores e, em determinados casos, alunos
e/ou seus representantes.
Objetivo
Compartilhar informações sobre a classe e sobre cada aluno para embasar
a tomada de decisões para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Vantagens
• Viabiliza avaliações mais completas sobre a aprendizagem e o
desenvolvimento dos alunos;
• Facilita a compreensão dos fatos com a exposição de diversos pontos de
vista;
• Permite a avaliação da eficácia dos métodos utilizados;
• Possibilita a análise do currículo;
• Promove a troca de ideias para tomada de decisões rumo à melhoria do
processo ensino-aprendizagem;
• Favorece a integração entre professores.
Como planejar
Preparar a pauta da reunião listando os itens
que precisam ser comentados e discutidos. Todos os participantes devem ter
direito à palavra para enriquecer o diagnóstico dos problemas, suas causas e
soluções.
O que esperar
Chegar a um consenso da equipe em relação:
• às avaliações de desenvolvimento dos alunos, considerando as
singularidades de comportamentos, aprendizagens e histórias de vida de cada um;
• às intervenções necessárias para melhorar o processo
ensino-aprendizagem das turmas e dos alunos, individualmente.
Resultado
• Promover uma visão mais correta, adequada e
abrangente do papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem;
• Valorizar a observação do progresso individual
dos alunos aula a aula, bem como seu comportamento cognitivo, afetivo e social
durante as aulas;
• Reconhecer o valor da história de vida dos
alunos, tanto no que se refere a seu passado distante quanto próximo (período a
ser avaliado);
• Incentivar a auto-análise e auto-avaliação dos
profissionais de ensino;
• Prever mudanças tanto na prática diária de
cada docente como também no currículo e na dinâmica escolar, sempre que
necessário;
• Traçar metas para que as mudanças sugeridas
sejam efetivamente realizadas.
A preocupação
da equipe escolar é com o resgate da auto-estima do aluno, tornando-o
consciente, crítico, criativo e interessado. O mínimo de evolução é valorizada
e aqueles que ainda apresentam desinteresse, são incentivados, aconselhados e ,
dependendo dos casos , atendidos após o Conselho pela coordenação e direção
para orientações e possíveis encaminhamentos.
Os
relatórios, que oferecem os indicadores para realização do Conselho, são:
Consolidado
- com o rendimento escolar geral da classe;
Boletim - emitido a cada final de bimestre,
que apresenta os resultados de aproveitamento e os índices de frequência
percentual por disciplina e geral (conceitos insatisfatórios e frequência
inferior a 75%, em vermelho).
Ficha de acompanhamento individual - em que o professor aponta as dificuldades e faz orientações específicas para o aluno, nos aspectos em que deve estar mais atento e também, orientações aos pais sobre o tipo de acompanhamento a fazer.
Ficha de acompanhamento individual - em que o professor aponta as dificuldades e faz orientações específicas para o aluno, nos aspectos em que deve estar mais atento e também, orientações aos pais sobre o tipo de acompanhamento a fazer.
Essa prática tem possibilitado
verificar:
- a postura do
educador frente ao processo ensino-aprendizagem;
- a coerência entre
prática pedagógica e a proposta da escola ;
- aproximação e
melhor relacionamento entre professor e aluno ;
- o comportamento do
aluno frente à classe , ao professor e à escola;
- se há coerência
entre critérios de avaliação adotados pelos diferentes professores.
- avaliação do
trabalho do professor pela visão do aluno;
No momento do Conselho, cada
classe apresenta reivindicações para melhoria do trabalho no próximo bimestre;
Os resultados apresentados
possibilitam-nos fazer:
- levantamento de
grupos de alunos, para encaminhamentos à recuperação paralela e
atendimento especial do professor na recuperação contínua;
- levantamento de
alunos infreqüentes e com rendimento escolar insatisfatório , que necessitam
de atendimento especial da escola. Após o Conselho, a família é convocada
para orientações. No caso de omissão dos responsáveis, a escola aciona o
Conselho Tutelar e
- acompanhamento de
todo o processo ensino-aprendizagem pela coordenação e direção, para
atuação mais imediata diante de alguma divergência com a proposta da
escola , orientando o professor sobre sua didática , sua metodologia e seu
critério de avaliação.
Após o
Conselho, são elaborados gráficos do rendimento escolar e relatório de acompanhamento,
que permitem uma visão geral do resultado, para redirecionamento da ação
pedagógica.
Esse
procedimento de análise permite que a equipe escolar procure novos caminhos e
estabeleça outras ações, para que todos tenham oportunidade de aprender, garantindo
o direito do aluno a um ensino de qualidade e o cumprimento da função social da
escola.
"A ética só é eficaz quando criamos condições para que as
identidades se construam pelo desenvolvimento da sensibilidade e pelo
reconhecimento do direito à igualdade " (Parecer CEB l5/98. Mello).
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