CONSELHO DE CLASSE - Organização

Quem participa
Professores, orientadores, supervisores e, em determinados casos, alunos e/ou seus representantes.
Objetivo
Compartilhar informações sobre a classe e sobre cada aluno para embasar a tomada de decisões para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Vantagens
• Viabiliza avaliações mais completas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos;
• Facilita a compreensão dos fatos com a exposição de diversos pontos de vista;
• Permite a avaliação da eficácia dos métodos utilizados;
• Possibilita a análise do currículo;
• Promove a troca de ideias para tomada de decisões rumo à melhoria do processo ensino-aprendizagem;
• Favorece a integração entre professores.
Como planejar
Preparar a pauta da reunião listando os itens que precisam ser comentados e discutidos. Todos os participantes devem ter direito à palavra para enriquecer o diagnóstico dos problemas, suas causas e soluções.
O que esperar
Chegar a um consenso da equipe em relação:
• às avaliações de desenvolvimento dos alunos, considerando as singularidades de comportamentos, aprendizagens e histórias de vida de cada um;
• às intervenções necessárias para melhorar o processo ensino-aprendizagem das turmas e dos alunos, individualmente.
Resultado
• Promover uma visão mais correta, adequada e abrangente do papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem;
• Valorizar a observação do progresso individual dos alunos aula a aula, bem como seu comportamento cognitivo, afetivo e social durante as aulas;
• Reconhecer o valor da história de vida dos alunos, tanto no que se refere a seu passado distante quanto próximo (período a ser avaliado);
• Incentivar a auto-análise e auto-avaliação dos profissionais de ensino;
• Prever mudanças tanto na prática diária de cada docente como também no currículo e na dinâmica escolar, sempre que necessário;
• Traçar metas para que as mudanças sugeridas sejam efetivamente realizadas.

A preocupação da equipe escolar é com o resgate da auto-estima do aluno, tornando-o consciente, crítico, criativo e interessado. O mínimo de evolução é valorizada e aqueles que ainda apresentam desinteresse, são incentivados, aconselhados e , dependendo dos casos , atendidos após o Conselho pela coordenação e direção para orientações e possíveis encaminhamentos.
Os relatórios, que oferecem os indicadores para realização do Conselho, são:
Consolidado - com o rendimento escolar geral da classe;
 Boletim - emitido a cada final de bimestre, que apresenta os resultados de aproveitamento e os índices de frequência percentual por disciplina e geral (conceitos insatisfatórios e frequência inferior a 75%, em vermelho).
Ficha de acompanhamento individual - em que o professor aponta as dificuldades e faz orientações específicas para o aluno, nos aspectos em que deve estar mais atento e também, orientações aos pais sobre o tipo de acompanhamento a fazer.
Essa prática tem possibilitado verificar:
  • a postura do educador frente ao processo ensino-aprendizagem;
  • a coerência entre prática pedagógica e a proposta da escola ;
  • aproximação e melhor relacionamento entre professor e aluno ;
  • o comportamento do aluno frente à classe , ao professor e à escola;
  • se há coerência entre critérios de avaliação adotados pelos diferentes professores.
  • avaliação do trabalho do professor pela visão do aluno;
No momento do Conselho, cada classe apresenta reivindicações para melhoria do trabalho no próximo bimestre;
Os resultados apresentados possibilitam-nos fazer:
  • levantamento de grupos de alunos, para encaminhamentos à recuperação paralela e atendimento especial do professor na recuperação contínua;
  • levantamento de alunos infreqüentes e com rendimento escolar insatisfatório , que necessitam de atendimento especial da escola. Após o Conselho, a família é convocada para orientações. No caso de omissão dos responsáveis, a escola aciona o Conselho Tutelar e
  • acompanhamento de todo o processo ensino-aprendizagem pela coordenação e direção, para atuação mais imediata diante de alguma divergência com a proposta da escola , orientando o professor sobre sua didática , sua metodologia e seu critério de avaliação.
Após o Conselho, são elaborados gráficos do rendimento escolar e relatório de acompanhamento, que permitem uma visão geral do resultado, para redirecionamento da ação pedagógica.
Esse procedimento de análise permite que a equipe escolar procure novos caminhos e estabeleça outras ações, para que todos tenham oportunidade de aprender, garantindo o direito do aluno a um ensino de qualidade e o cumprimento da função social da escola.
"A ética só é eficaz quando criamos condições para que as identidades se construam pelo desenvolvimento da sensibilidade e pelo reconhecimento do direito à igualdade " (Parecer CEB l5/98. Mello).


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