Programas governamentais que oferecem livros a escolas públicas

Conheça os projetos nacionais e estaduais que ajudam o diretor a organizar um bom acervo literário para as bibliotecas e salas de leitura das escolas da rede pública

Um dos primeiros passos para transformar a escola em uma verdadeira comunidade de leitores é contar com um bom acervo. Programas coordenados pelo Ministério da Educação e pelas Secretarias Estaduais de Educação ajudam os gestores escolares nessa tarefa, seja pela doação de livros, ou ao oferecer recursos para que as próprias escolas adquiram os títulos das bibliotecas e salas de leitura.
Fique atento às regras de cada programa e não deixe de garantir o acesso de toda a comunidade escolar aos livros.
Para conhecer os projetos de distribuição e de aquisição de acervo em cada estado brasileiro, clique nas regiões no mapa ao lado. E conheça, abaixo, o PNBE, que atende a todas as unidades da federação.

http://gestaoescolar.abril.com.br/politicas-publicas/programas-governamentais-oferecem-livros-escolas-581764.shtml

PROGRAMA NACIONAL DE BIBLIOTECA DA ESCOLA
Desde 1997, o Programa Nacional de Biblioteca da Escola - PNBE - distribui livros a escolas de todo o país. A ideia é democratizar o acesso a obras da literatura infantojuvenil brasileira e estrangeira. O projeto envia, ainda, periódicos e livros de formação para os professores, através do PNBE do Professor. Executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE - em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, o programa de formação de acervos escolares oferece, anualmente, títulos de poesia, contos, crônicas, teatro, textos de tradição popular, memórias, biografias, romances, clássicos, ensaios e histórias em quadrinhos, que contemplam cerca de 24 milhões de alunos da rede pública de todos os estados do país - da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.

Comentários

Postagens mais visitadas