PROPOSTA DE TRABALHO - ESCUTA E ORALIZAÇÃO DE POESIAS
Objetivos
★Promover
o contato dos alunos com diferentes textos poéticos
★ Estimular o gosto pela leitura
★ Treinar a leitura em voz alta, cadência e entonação
★ Ampliar o vocabulário
★ Conhecer a biografia de diferentes autores
★ Incentivar a criatividade
- Brincar com a sonoridade das palavras.
- Ampliar o repertório literário.
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias).
- Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir
- Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
- Aprender a expressar-se num grupo.
- Conhecer a prática social de um sarau (e tudo que a envolve) em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.
★ Estimular o gosto pela leitura
★ Treinar a leitura em voz alta, cadência e entonação
★ Ampliar o vocabulário
★ Conhecer a biografia de diferentes autores
★ Incentivar a criatividade
- Brincar com a sonoridade das palavras.
- Ampliar o repertório literário.
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias).
- Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir
- Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
- Aprender a expressar-se num grupo.
- Conhecer a prática social de um sarau (e tudo que a envolve) em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.
Conteúdos
- Escuta e produção oral.
- Leitura.
- Escuta e produção oral.
- Leitura.
Anos - 1º e 2º anos.
Tempo
estimado - Quatro meses.
Material
necessário
Livros variados de poesias de autores como Cecília
Meireles, Cora Coralina, Elias José, Vinícius de Moraes, José Paulo Paes, Eva
Furnari, Tatiana Belinky, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Sérgio
Caparelli, Mário Quintana, entre outros.
Desenvolvimento
1ª etapa - Acomode os alunos em roda, escolha poesias e leia para a turma. Expresse os sentimentos que aparecem no texto durante sua leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor.
2ª etapa- Sugira que pesquisem com
os pais ou familiares se gostam e conhecem de cor alguma poesia. Crie um mural
de poesias a partir destas contribuições e de visitas à biblioteca.
3ª etapa- Faça uma lista com os títulos das poesias preferidas do grupo.
3ª etapa- Faça uma lista com os títulos das poesias preferidas do grupo.
4ª etapa - Proponha ao grupo a
idéia de organizar um sarau (apresentação) de poesias. Cada um deve memorizar
uma poesia (empreste o livro ou o texto para que possam levar para casa e tenha
auxílio de um adulto para decorar). Mesmo que não saiba ler convencionamente, a
criança pode estabelecer relações entre o que é falado e o que está escrito,
pois tem o texto sabido de cor.
5ª etapa - Promova situações de
escrita a partir de algumas poesias. Por exemplo: completar lacunas com as
palavras que estiverem faltando, recortar e ordenar versos para formar a poesia,
ou, ao contrário, palavras para formar o verso, escrita espontânea de títulos e
exploração de rimas (terminação igual das palavras). Os textos memorizados
retiram a dificuldade de saber o que escrever fazendo com que as crianças ainda
em fase de alfabetização inicial possam pensar somente no como escrever. A
tarefa é facilitada, no caso das poesias, pelas rimas e repetições das
palavras. Você poderá também promover jogos de leitura relacionando o título da
poesia com algum verso, ou o título com o nome do autor, ou alguma ilustração
relacionada ao título, sempre a partir de poesias já memorizadas pela garotada.
6ª etapa - Promova a produção de um
folder para ser distribuído no dia do sarau. Você poderá propor a escrita das
poesias em duplas. Neste caso, as crianças com hipóteses mais avançadas podem
ser as responsáveis pela escrita e as demais responsáveis por ditar o texto a
ser escrito. É importante prever situações de revisão da escrita (para que as
crianças possam avançar em suas produções) e porque o folder precisará estar
com a escrita convencional uma vez que será distribuído ao público.
7ª etapa - Grave ou filme as
declamações em sala e promova tematizações.
8ª etapa - Apresente a gravação. As crianças devem
fazem uma autoavaliação quanto à entonação e expressão de voz, à fluência, ao
ritmo e à dicção, além de buscar estratégias para aperfeiçoar a apresentação.
Produto
final - Sarau
de poesias com a participação dos alunos, professores, pais e familiares (que
façam a inscrição com antecedência) e folder que contenha as poesias escritas.
Avaliação
Ao final do projeto espera-se que as crianças sejam capazes de reconhecer características do texto poético (divisão em versos e estrofes e rimas, por exemplo), se expressarem e se apresentarem em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento da poesia apresentada.
Avaliação
Ao final do projeto espera-se que as crianças sejam capazes de reconhecer características do texto poético (divisão em versos e estrofes e rimas, por exemplo), se expressarem e se apresentarem em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento da poesia apresentada.
Comentários
Postar um comentário