Leitura pelo aluno para aprender a ler na EJA
Tudo sobre leitura
Formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se
estende por toda a vida escolar. Pensando nisso, preparamos um especial com
tudo o que você precisa saber sobre leitura! Confira reportagens, vídeos e
planos de aula desenvolvidos especialmente para ajudar você a despertar em seus
alunos o gosto pelos livros e garantir que eles consigam ler e entender os mais
diversos tipos de texto. BOA LEITURA!
Leitura
pelo aluno para aprender a ler na EJA
Objetivos
- Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto
- Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto
- Refletir sobre o funcionamento do sistema
alfabético de escrita
- Refletir sobre a língua escrita e a língua
falada
Conteúdo
- Leitura na alfabetização inicial de jovens e adultos
- Leitura na alfabetização inicial de jovens e adultos
Anos
1º e 2º
1º e 2º
Tempo estimado
1 aula
Material necessário
Cópias do refrão da música "Mulher
Rendeira", de Zé do Norte, e cópias da letra completa (ou de uma outra
canção que todos os alunos da turma saibam cantar o refrão). Se for possível,
providencie uma versão da própria música para ser ouvida na sala de aula.
Desenvolvimento
1ª etapa
1ª etapa
Inicie uma conversa com a turma sobre a música
"Mulher Rendeira". Quem conhece o refrão? Para que os leitores não
convencionais participem da atividade e aprendam com ela, é imprescindível que
todos conheçam de memória o refrão da canção que será trabalhada. Convide-os a
cantar: "Olê, mulher rendeira / Olê, mulher rendá / Tu me ensina a fazer
renda / Que eu te ensino a namorar".
2ª
etapa
Distribua uma cópia do refrão para cada um dos
alunos. Puxe novamente a cantoria, pedindo que os jovens e os adultos
acompanhem com o dedo cada palavra cantada. Em seguida, problematize: onde está
escrita a palavra "renda"? Como vocês descobriram? Com que letra
começa? Faça essa e outras questões que os façam refletir sobre a escrita das
palavras.
3ª
etapa
Peça para que encontrem e circulem a palavra
"mulher", mas não escreva na lousa a palavra. Deixe que os alunos
busquem suas próprias estratégias para cumprir a tarefa. Pergunte em que linha
está a palavra "mulher". Uns dirão na primeira, outros dirão na
segunda e outros ainda dirão que ela aparece nas duas linhas. Confirme esta
informação e peça para que todos encontrem a palavra "mulher" nas
duas primeiras linhas.
Agora, peça para que expliquem como encontraram a palavra solicitada. Peça sempre que justifiquem as escolhas ("Por que você acha que é esta a palavra?"), pois essa intervenção convida os alunos a explicitarem o procedimento adotado para descobrir o que estava escrito. Em geral, os alunos adultos (e também as crianças) em fase inicial da alfabetização podem identificar o que está escrito por meio de índices gráficos, como o tamanho da palavra, a letra inicial ou final.
Agora, peça para que expliquem como encontraram a palavra solicitada. Peça sempre que justifiquem as escolhas ("Por que você acha que é esta a palavra?"), pois essa intervenção convida os alunos a explicitarem o procedimento adotado para descobrir o que estava escrito. Em geral, os alunos adultos (e também as crianças) em fase inicial da alfabetização podem identificar o que está escrito por meio de índices gráficos, como o tamanho da palavra, a letra inicial ou final.
4ª
etapa
Volte à palavra "mulher" e pergunte
aos alunos se eles já ouviram pessoas falando esta palavra de outras formas,
como "muié" ou "mulé". Discuta com eles sobre as diferenças
entre a língua falada e a língua escrita.
5ª
etapa
Distribua as cópias da letra completa. Se for
possível, ouça a canção e convide os alunos a cantar. Caso contrário, leia a
letra em voz alta e peça para que eles acompanhem a leitura, tentando ajustar o
falado ao escrito.
Conclua a atividade conversando sobre o tema
tratado na canção.
Avaliação
Registre suas observações sobre a participação dos alunos: quais foram as pistas utilizadas para ler? Recorreram a palavras ou partes de palavras conhecidas, como por exemplo, o nome dos colegas da classe? Como justificaram as escolhas?
Registre suas observações sobre a participação dos alunos: quais foram as pistas utilizadas para ler? Recorreram a palavras ou partes de palavras conhecidas, como por exemplo, o nome dos colegas da classe? Como justificaram as escolhas?
Comentários
Postar um comentário