PRODUÇÃO DE TEXTO: RELEITURA DE POESIAS
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7864
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental Inicial
|
Língua Portuguesa
|
Língua escrita: prática de produção de textos
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá
aprender com esta aula:
Esta atividade possibilitará ao/a aluno/ a
descoberta da linguagem poética e lúdica, através das rimas, da sonoridade, do
formato da poesia em estrofes e versos, o enriquecimento do seu vocabulário por
meio da linguagem oral, além de trabalhar a escrita das palavras utilizando
como estratégia uma atividade prazerosa. Outra aprendizagem é a apropriação das
marcas linguísticas desta modalidade textual, poesia/poemas, possibilitando
ao/a aluno/a o conhecimento sobre este portador de texto.
Duração das atividades
Quatro - aulas de 60 minutos - aproximadamente 240 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que o/a aluno/a esteja no nível
silábico alfabético e que também já tenha lido ou ouvido poesias, para que
possa perceber a linguagem poética e identificar as rimas. Para isso, é
fundamental dialogar com as crianças e resgatar o que eles/as sabem sobre
poesias ou poemas.
Estratégias e recursos da aula
Professor/a aproveite o momento da rodinha. Para
isso organize a sala; afaste as carteiras e solicite que todos façam uma roda e
sentem-se no chão, esta forma de organização possibilita que todos/as possam se
comunicar vendo uns aos outros. É importante estabelecer algumas regras como,
por exemplo: aguardar a vez para falar, para isso levante a mão para solicitar
sua vez, respeite a opinião do colega etc. Estas regras devem ser discutidas e
construídas coletivamente.
Se for uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental
Inicial (6 anos), com crianças que ainda não dominam a escrita silábica
alfabética, você poderá utilizar a poesia para promover a reflexão e
problematização sobre a construção da escrita oportunizando e incentivando a
escrita com esta atividade, pois ela oferecerá recursos que vão desafiar os/as
alunos/as a superar as suas hipóteses.
Professor/a você vai precisar de um cartaz com a letra da poesia ou uma transparência, caso for utilizar o retroprojetor. Leve para a sala: uma receita de bolo, uma folha de jornal com uma notícia e um livro de histórias, ou seja, diferentes portadores de textos.
1ª aula – 60 minutos
-Professor/a sugerimos a seguir um link onde você
poderá acessar a poesia LEILÃO DE JARDIM, de Cecília Meireles. Mas, se preferir
poderá digitá-la e reproduzir em letras de imprensa, grandes para fazer um
cartaz, ou mesmo reproduzir para os/as alunos/as colarem no caderno. Caso for
utilizar o link sugerido providencie também o Laboratório de Informática ou
sala de vídeo, uma vez que você poderá salvar o arquivo em DVD ou pendrive.
-Outra opção que também é bastante interessante
seria escrever ou digitá-la e imprimir em uma transparência para projetar,
utilizando o retroprojetor. Você poderá utilizar a poesia marcá-la, copiar e
colar em seu arquivo, assim não será preciso digitá-la.
- Esta atividade terá duração de 2 aulas, podendo ser em seqüência ou se preferir uma em cada dia. Na primeira aula aproveite a rodinha. Organize as crianças assentadas em circulo, no chão, ela é um excelente espaço para dialogar com os/as alunos/as sobre o que é uma poesia.
- Esta atividade terá duração de 2 aulas, podendo ser em seqüência ou se preferir uma em cada dia. Na primeira aula aproveite a rodinha. Organize as crianças assentadas em circulo, no chão, ela é um excelente espaço para dialogar com os/as alunos/as sobre o que é uma poesia.
-Questione-os/as sobre as características de uma
poesia (linguagem poética, rimas, aliterações, versos, estrofes). É importante
resgatar estes conhecimentos prévios, assim você saberá quais os conceitos que
eles já tem. Não se preocupe caso perceba que eles/as não conhecem poesias.
Isto é sinal que você tem muito que fazer.
- Professor/a sensibilize os/as alunos para ouvir a poesia, para isso treine bastante. Lembre-se! A poesia deve ser lida com “emoção poética”, por isso busque uma boa entonação de voz e capriche, seus/as alunos/as vão adorar. Acesse o link e veja http://www.revista.agulha.nom.br/ceciliameireles05.html . Neste link você encontrará várias poesias de Cecília Meireles. A seguir a poesia Leilão de Jardim:
Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu leilão.)
Cecília Meireles
2ª aula – 60 minutos
Explorando a poesia:
1- Professor/a depois de ler a poesia “Leilão de
Jardim”, proponha para os/as al unos/as a le itura cole tiva. Se necessário,
leia novamente e solicite que eles/ as observem sua entonação de voz.
2- Peça que leiam, mas não utilize este moment o
para “corrigir” os possíveis problemas que eles/as apresentarem na leitura.
Você pode sugerir que cada fila leia uma estrofe ou que as meninas leiam uma
estrofe e os meninos outra. Eles/as adoram este tipo de leitura! Este é um
momento para você avaliar, mas não deve repreendê-los/as, pois assim poderá
inibi-los/as.
3-Anote as questões que considerar relevante e,
posteriormente retome com eles/as. Questione-os/as sobre o que eles/as
perceberam na poesia:
- Como ela está escrita?
- Suas frases vão até o final da linha?
- Será que alguém sabe como são chamadas as
partes que compõem uma poesia?
- E as palavras que terminam com o mesmo som?
Quais são elas (rimas)?
- Questionar sobre o formato do texto; a poesia
se escreve como uma receita de bolo?
- Como uma história (narrativa)? Como um texto
jornalístico? Neste momento, apresente para os/as alunos/as diferentes
tipos de textos, para que eles/as possam visualizar estas diferenças.
- Leve para a sala: uma receita de bolo, uma
folha de jornal com uma notícia e um livro de histórias, assim será mais
fácil eles/as perceberem as diferenças na estrutura e nos estilos de
textos.
Depois de explorar bem e explicar às crianças as características de um texto poético questionar sobre o assunto da poesia e os elementos que a compõe:
1. Quem tem jardim em casa?
2. O que tem em um jardim?
3. Quem sabe o que são lavadeiras? Será que são mulheres que lavam roupas no jardim? Vamos ver no dicionário?
4. E lagarto? Alguém já viu algum?
5. Procurem no dicionário o que é uma hera.
6. Listar as palavras que necessitam de uma consulta no dicionário.
7. Qual é o título da poesia?
8. O que significa leilão?
9. Você compraria este jardim? Por quê?
10. O que você mais gostou no jardim?
3ª aula- 60 minutos
1- Professor/a, depois que você leu para os/as alunos/as, trabalhou a leitura coletiva, explorou a poesia, agora é a hora de registrar no caderno.
2-Distribua a cópia da poesia para os/as alunos/as
e solicite que eles/as destaquem com um lápis de cor na poesia, as palavras que
não conheciam. Em seguida, listem estas palavras e escrevam o seu significado
depois de consultar o dicionário. Se for necessário, registre no quadro para
que eles/as anotem no caderno de forma organizada.
3- Para encerrar esta primeira etapa, eles/as farão
uma ilustração da poesia. Solicite que façam um quadro que tenha entre 12 e 15
linhas. Utilizar as margens e as linhas do caderno como limites para o quadro.
Use a régua para o traçado ficar reto. se algum/a aluno/a tiver dificuldade
para usar a régua, ajude-o/a. Professor/a lembre os/as alunos/as que a
ilustração deve representar o que eles/as compreenderam da poesia.
4- Veja se algum/a aluno/a quer mostrar sua
ilustração. Valorize o desenho da criança, afinal ler uma imagem também é uma
importante forma de leitura. Solicite que ele/a explique sua ilustração.
5- Agora vamos trabalhar com a releitura da poesia?
Releia para os alunos/as o que significa “leilão” segundo o dicionário Aurélio
(1995, Ed Nova Fronteira, p.389): venda pública de objetos a quem oferecer
maior lance. Converse com eles/as e veja se algum deles/as já foi a algum
leilão e conte sua experiência. Sugira a eles/as que imaginem um leilão e criem
uma poesia, tendo como modelo esta que trabalhamos. Eles/as poderão leiloar o
que quiserem: materiais escolares, objetos da cozinha, da fazenda, animais
enfim, vão escolher o que querem levar para vender no leilão.
6- Caso tenham dúvidas sobre a escrita de alguma
palavra , escreva para eles/as. Lembre-os de observarem a estrutura da poesia.
Poderão também, utilizar a poesia “Leilão de Jardim” como modelo e fazer a
releitura a partir dela.
4ª aula- 60 minutos
1- Professor/a: retome as produções dos/as
alunos/as, elogie o que considerar importante e sugira que cada colega leia e
avalie a produção do outro/a.
2- Faça uma entrega aleatória, mas combine antes as
regras: todos/as devem respeitar o trabalho do/a colega, mas se encontrar
alguma questão que pode contribuir com o trabalho dele/a pode sugerir.
3- Depois de ler e comentar faça uma exposição
destes trabalhos no mural da sala, caso não possua um mural cole na parede da
sala ou do corredor da escola. Dê visibilidade, socialize a produção escrita
do/a aluno/a, assim você estará efetivando a função social da escrita - a
comunicação.
4- Caro/a professor/a, as rimas nas poesias
oferecem um atrativo sonoro e visual, por isso, alguns jogos verbais com
palavras que rimam ou com palavras que começam com o mesmo som (aliterações)
auxiliam no desenvolvimento da “discriminação auditiva e da consciência
fonológica, habilidades importantes para o aprendizado da leitura e para os
aspectos ortográficos da escrita” (CONDEMARIN, 1997: 25).
5- Para aproveitarmos o conhecimento adquirido com
o trabalho com a poesia, vamos encerrar esta atividade com um jogo verbal a
barquinha carregadinha de... Organize as crianças na rodinha, assim facilita a
atividade. Todos/as assentados/as no chão em circulo, você pode estabelecer a
regra utilizando palavras que começam. Os/as alunos/as devem repetir as
palavras com o mesmo som inicial daquelas que tenham sido ditas por seus/as colegas
e acrescentem mais uma. Por exemplo: lá vem a barquinha carregadinha de discos,
dados, dedos, doces etc. Este jogo também pode ser feito com o som final das
palavras.
6- Para encerrar esta atividade faça uma avaliação com seus/as alunos/as. Solicite que registrem no caderno: suas opiniões sobre as atividades, o que mais gostaram e o que menos gostaram. Este exercício também ajuda a desenvolver a análise crítica do/a aluno/a.
1. Hoje fizemos a avaliação do trabalho do colega. Eu avaliei a poesia do/a:________________________________
2. Minha opinião sobre a poesia do/a meu/minha colega:
3. Minha opinião sobre a brincadeira da barquinha:
4. O que eu mais gostei:
5. O que eu não gostei:
Comentários
Postar um comentário