BNCC COMPUTAÇÃO
DOCUMENTO COMPLEMENTAR:
Parecer 02/2022 do CNE institui um complemento à BNCC estabelecendo normas para o ensino da computação na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). |
A Computação permite explorar e vivenciar experiências, sempre movidas pela ludicidade por meio da interação com seus pares. Estas experiências se relacionam com diversos dos campos de experiência da Educação Infantil e devem considerar 4 premissas veja pág. 5 BNCC Computação.
Na Educação Infantil, a BNCC Computação se estrutura em quatro premissas básicas do trabalho com a educação digital. Essas premissas se relacionam com os campos de experiência dessa etapa de ensino e com a ludicidade.
Os temas tratados se referem a fundamentos básicos da ciência da computação, portanto o complemento é quase atemporal, já que esses princípios acompanham a evolução das tecnologias.
Os conteúdos estão divididos em três eixos:
· Pensamento computacional: aborda o raciocínio lógico e a construção de soluções para os mais diversos problemas. As habilidades referentes a esse eixo incluem a descrição de processos, organização e sistematização de informações, entre outros.
· Mundo digital: trata da compreensão do mundo digital, com habilidades relacionadas ao funcionamento técnico da internet, das redes, da computação em nuvem e de diversos outros elementos do universo virtual.
· Cultura digital: eixo relacionado às discussões políticas, éticas e sociais que envolvem o uso das tecnologias.
A educação infantil tem apenas 9 páginas de informações na BNCC complementar que apresentam as 4 premissas, os três eixos, objetivos de aprendizagem relacionados a cada eixo e exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas tanto na computação plugada como na computação desplugada.
No Ensino Fundamental, o complemento traz sete competências, a partir das quais as habilidades são destrinchadas em uma estrutura que conta com eixo, objeto de conhecimento, habilidade, explicação da habilidade e exemplos.
Na Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental, a BNCC Computação traz o conceito de “computação desplugada”, que prevê o desenvolvimento de habilidades ligadas à educação digital mesmo sem o uso de ferramentas tecnológicas. Essas habilidades são introdutórias, e permitem que o conceito de computação se expanda para além do uso e da criação de artefatos digitais, alcançando também a ideia de que o tema tem a ver com raciocínio lógico e resolução de problemas.
As habilidades propostas pela BNCC Computação podem ser abordadas tanto em um componente curricular específico quanto de forma transversal. As duas formas são possíveis e variam de acordo com o contexto de cada rede de ensino, segundo o MEC, que afirma “é importante ressaltar que o documento não é opcional, é direito de aprendizagem, portanto, a incorporação dessas competências no currículo e as práticas pedagógicas para a aprendizagem desses tópicos curriculares são obrigatórios para todas as redes, públicas e privadas”.
LEIAM TAMBÉM: https://revistaeducacao.com.br/2024/05/13/bncc-da-computacao/
Comentários
Postar um comentário