PROJETO É
PROJETO É
Projeto é também um documento
produto do planejamento porque nele são registradas as decisões mais concretas
de propostas futuristas. Trata-se de uma tendência natural e intencional do ser
humano. Como o próprio nome indica, projetar é lançar para a frente, dando
sempre a idéia de mudança, de movimento. Projeto representa o laço entre o
presente e o futuro, sendo ele a marca da passagem do presente para o futuro.
Na opinião de Gadotti (apud Veiga, 2001, p. 18),
Todo projeto supõe ruptura com o
presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado
confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar
uma estabilidade em função de promessa que cada projeto contém de estado melhor
do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente
determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível,
comprometendo seus atores e autores.
Projeto Pedagógico, segundo
Vasconcellos (1995)
é um instrumento
teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da
escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o
que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita
re-significar a ação de todos os agentes da instituição (p.143)
Para Veiga (2001, p. 11) o
projeto pedagógico deve apresentar as seguintes características:
a)
"ser processo participativo de decisões;
b)
preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que
desvele os conflitos e as contradições;
c)
explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre
os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e
coletivo;
d) conter
opções explícitas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho
educativo voltado para uma realidade específica;
e)
explicitar o compromisso com a formação do cidadão.
f) nascer
da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos
problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem;
g) ser
exeqüível e prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação;
h) ser
uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola;
i) ser
construído continuamente, pois como produto, é também processo".
Projeto Político-Pedagógico da
escola precisa ser entendido como uma maneira de situar-se num horizonte de
possibilidades, a partir de respostas a perguntas tais como: "que educação
se quer, que tipo de cidadão se deseja e para que projeto de sociedade?"
(GADOTTI, 1994, P. 42). Dissociar a tarefa pedagógica do aspecto político é
difícil, visto que o "educador é político enquanto educador, e o político
é educador pelo próprio fato de ser político" (GADOTTI, FREIRE, GUIMARÃES,
2000, pp. 25-26).
Falar da construção do projeto
pedagógico é falar de planejamento no contexto de um processo participativo,
onde o passo inicial é a elaboração do marco referencial, sendo este a luz que
deverá iluminar o fazer das demais etapas. Alguns autores que tratam do
planejamento, como por exemplo Moacir Gadotti, falam simplesmente em
referencial, mas outros, como Danilo Gandin, distinguem nele três marcos:
situacional, doutrinal e operativo.
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