Encurtando a adolescência


Encurtando a adolescência

Hoje, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera adolescentes os jovens entre 10 e 20 anos. Há pouco tempo, esta etapa da vida era compreendida entre os 13 e 18 anos.
A adolescência é um período intermediário entre o ser criança, quando a influência familiar é soberana, e o mundo adulto, onde seus próprios objetos e modelos são pautados por suas próprias impressões. As mudanças que experimentam nesse período trazem conflitos e angústias.
          Os adolescentes, porém, não sabem como lidar com esses sentimentos e acabam negando a realidade que vivem. Com isso, permanecem insatisfeitos. O limite é necessário, como uma lei que que disciplina o desejo, pois o jovem age antes de ter a capacidade de pensar, muitas vezes levando-o ao início precoce de uma vida sexual e, por consequência, a uma gravidez indesejada. Freud foi o primeiro a observar que a sexualidade não começa na puberdade; ela ocorre desde o início da vida. No entanto, é na puberdade que as emoções se estimulam.

                                          Jornal Estado de Minas, 6/6/1999.
 
Para refletir:
O jovem, quando entra na adolescência, passa por uma série de mudanças físicas, emocionais e sociais, que o levam a ter sentimentos de alegrias e tristezas.
Alegrias por estarem se tornando independentes, seguros e próximos de serem donos do seu nariz.
Tristeza por não conseguirem se adaptar ao crescimento repentino, às transformações de seu corpo, às angústias surgidas, e pelo medo do mundo novo que surge à sua frente.
Trocando ideias:

1.      Qual faixa etária que a OMS reconhece como adolescência?

2.      Quais são as características do adolescente hoje?

3.      Na sua opinião, o que a sexualidade representa na adolescência?

4.      Pesquise na internet " o que é puberdade ".

                                                   Não Vou Me Adaptar - Nando Reis
Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia
Eu não encho mais a casa de alegria
Os anos se passaram enquanto eu dormia
E quem eu queria bem me esquecia

Será que eu falei o que ninguém ouvia?
Será que eu escutei o que ninguém dizia?
Eu não vou me adaptar, me adaptar (3x)

Eu não tenho mais a cara que eu tinha
No espelho essa cara já não é minha
É que quando eu me toquei achei tão estranho
A minha barba estava deste tamanho

Será que eu falei o que ninguém ouvia?
Será que eu escutei o que ninguém dizia?
Eu não vou me adaptar, me adaptar
Não vou me adaptar!
Me adaptar!


1.      Esta é a letra da música de Arnaldo Antunes, Não vou me adaptar. Escute a música e reflita sobre o que diz a letra.

2.      Explique o que você entende das frases:

·         “Eu não tenho mais a cara que eu tinha.”

·         No espelho essa cara já não é minha.”
3.      O que vocês sentem com este crescimento e mudanças.

4.      Quais são as mudanças características da adolescência?


Comentários

Postagens mais visitadas