A Escola e a Ética
A Escola e a Ética
“Aprender a
ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito,
solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência; aprender a usar o
diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na
vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam
ser aprendidos e desenvolvidos pelos alunos e, portanto, podem e devem ser
ensinados na escola.”
Em geral, o cotidiano das escolas, principalmente nos grandes centros
urbanos é bastante agitado e às vezes até tumultuado. São muitos alunos, muitos
conteúdos, muita gente para lá e para cá. Nesse contexto, nem sempre é fácil
ter clareza do porquê de todo esse trabalho, ou em outras palavras, nem sempre
se tem clareza de qual é o papel da escola na sociedade em que vivemos hoje.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais sinalizam que “...a educação
escolar deve possibilitar que os alunos sejam capazes de:
·
compreender
a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos
e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de
solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e
exigindo para si o mesmo respeito; posicionar-se de maneira crítica,
responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o
diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.”
Certamente, não são objetivos fáceis de serem
transformados em ações no cotidiano da escola porque demandam um grande esforço
da equipe escolar. Nesse caso, o melhor seria que os educadores, coordenadores,
funcionários, diretores, alunos e comunidade decidissem juntos (no Conselho de
Escola, por exemplo) que conteúdos adotar, que procedimentos escolher, que
atitudes privilegiar a partir de um diagnóstico da situação da escola:
ü Os alunos têm canais de participação nas decisões
da escola? Quais são eles? É possível ampliá-los?
ü A solidariedade está presente nas relações sociais?
(entre alunos, entre professores e alunos, entre funcionários, entre a escola e
a comunidade); ela é intencionalmente um valor desejado e trabalhado na escola?
· Existe clima de respeito?
ü Os alunos aprenderam a argumentar na defesa de suas
idéias apoiados em fatos, conceitos e valores?
ü Os direitos são respeitados? Os deveres são
valorizados?
ü Como são resolvidas as situações de conflito? Como
são negociados os impasses?
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