O CIDADÃO – CONTEÚDOS DISCIPLINARES E ÉTICA
A formação integral do cidadão
não diz respeito apenas a atitudes e valores, mas também a conteúdos,
considerados na sua totalidade. Na verdade, fatos, conceitos, procedimentos de
todas as áreas de ensino estão intimamente ligados aos valores e atitudes
humanas. Desse modo, a vida da escola, seja ela na sala de aula, nas reuniões
de professores, nos encontros com os pais, seja nos trabalhos feitos pelos
alunos respira ética, mesmo se a escola tem atitudes pouco éticas, ou até
quando o grupo não têm consciência desse fato.
TRABALHANDO A ÉTICA
Uma questão importante é
compreender que não se trata apenas de montar um curso para se falar de ética
com os alunos, mas de viver as situações, os problemas presentes na escola e na
comunidade, as aulas de todas as disciplinas a partir de princípios éticos da vida
em sociedade. Não adianta fazer discurso sobre as regras gerais de convivência
na escola quando a norma é o tratamento desrespeitoso entre as pessoas, assim
como não adianta saber como funciona a cadeia produtiva do papel se existe uma
prática generalizada de desperdício nas salas de aula. É preciso buscar uma
certa coerência entre a teoria, os princípios que se prega e a prática diária.
Além disso, o cotidiano escolar
é repleto de situações que podem servir de ‘matéria prima’ para a discussão de
questões éticas. É importante que os professores e toda a equipe escolar
estejam atentos a essas situações e possam aproveitá-las da melhor maneira
possível para provocar reflexões sobre elas, destacando-se os diversos pontos
de vista existentes, os conflitos e quais as alternativas para resolvê-los.
Mais que isso, não se trata de
ensinar aos alunos uma lista de preceitos morais, como devem responder a essa
ou aquela situação. No campo do ensino de questões éticas, não cabe a pregação
de uma tábua de bons valores. Se o que se propõem como objetivo é o
desenvolvimento de cidadãos livre-pensantes, a simples pregação de tábuas de
valores torna-se uma contradição. De acordo com esse objetivo, o desafio é
possibilitar aos alunos recursos internos e condições objetivas para avaliar as
situações em que vivem e fazer boas escolhas tendo em vista uma vida mais justa
e solidária entre humanos.
Não se pode esquecer também que
a construção de uma vida democrática, pautada por princípios éticos, é
dinâmica. Evidentemente surgem fatos novos, as pessoas (alunos, professores,
pais, funcionários) mudam, existem conflitos diferentes (porque eles nunca
deixam de existir) que necessitam ser resolvidos a partir das discussões, do
diálogo, criando-se uma tradição no grupo de como fazer isso.
A vida democrática não é
construída em um dia nem por uma pessoa, ela é feita a cada dia e pelo esforço
de cada um para que seja possível um mundo mais justo.
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