PLANO É
1.
Plano é um documento utilizado para o registro de
decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que
fazer, com quem fazer. Para existir plano é necessária a discussão sobre fins e
objetivos, culminando com a definição dos mesmos, pois somente desse modo é que
se pode responder as questões indicadas acima.
2.
O plano é a "apresentação sistematizada e
justificada das decisões tomadas relativas à ação a realizar" (FERREIRA
apud PADILHA, 2001, p. 36). Plano tem a conotação de produto do planejamento.
3.
Plano é um guia e tem a função de orientar a
prática, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento
rígido e absoluto. Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo de
planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições (FUSARI, op. cit.).
4.
Plano Nacional de Educação é "onde se reflete
toda a política educacional de um povo, inserido no contexto histórico, que é
desenvolvida a longo, médio ou curto prazo" (MEEGOLLA; SANT'ANNA, 1993, p.
48).
5.
Plano Escolar é onde são registrados os resultados
do planejamento da educação escolar. "É o documento mais global; expressa
orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações do projeto
pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos" (LIBÂNEO,
1993, p. 225).
6.
Plano de Curso é a organização de um conjunto de
matérias que vão ser ensinadas e desenvolvidas em uma instituição educacional,
durante o período de duração de um curso. Segundo Vasconcellos (1995, p. 117),
esse tipo de plano é a "sistematização da proposta geral de trabalho do
professor naquela determinada disciplina ou área de estudo, numa dada
realidade".
7.
Plano de Ensino "é o plano de disciplinas, de
unidades e experiências propostas pela escola, professores, alunos ou pela
comunidade". Situa-se no nível bem mais específico e concreto em relação
aos outros planos, pois define e operacionaliza toda a ação escolar existente
no plano curricular da escola. (SANT'ANNA, 1993, p. 49).
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