Como lidar com o aluno “palhaço”
Como lidar com o aluno
“palhaço”
Quase todas as classes tem um palhaço – aquele aluno que sempre faz ou
diz algo que chama a atenção para si mesmo. Determinado a ser o centro das
atenções, ele persiste com suas piadas ou respostas inteligentes até que
finalmente recebe a atenção que deseja. Em situações extremas, o seu
comportamento acaba incentivando outros alunos a seguir seu exemplo e se
envolverem em brincadeiras.
Embora outras crianças pensem que o palhaço da turma é engraçado – e sua
reação a ele muitas vezes reforça o seu comportamento – o professor raramente
vê esta situação como uma coisa engraçada. Isso porque as palhaçadas muitas
vezes interrompem a aula e interferem com as lições. O palhaço da turma é
perito em chamar a atenção dos outros alunos impedindo a concentração nas atividades
escolares. No processo, ele muitas vezes não consegue fazer as suas próprias
tarefas, pois utiliza o tempo para divertir a turma.
Repreensões muitas vezes têm pouco impacto sobre o palhaço da turma. Com
efeito, ele pode até desfrutar da atenção, mesmo que seja sob a forma de um
comentário negativo. Embora possa ser possível ignorar algumas de suas
travessuras menos perturbadoras, o Professor precisará ser mais ágil e estar
atento quando observar que o gracejo do palhaço está desviando a atenção dos
outros alunos.
O QUE VOCÊ PODE FAZER
Ter uma conversa cara a cara com o aluno. Levar o aluno de lado e perguntar por que ele está agindo desta forma.
Faça isso de uma maneira calma, emocionalmente neutra – sem raiva ou sarcasmo –
para que ele sinta-se confortável falando com você. Deixe os comentários dele,
orientar a sua resposta, o que pode incluir um simples apelo, da sua parte,
para que ele coopere com você, ajudando o aluno a entender que seu
comportamento interfere com o andamento da sala de aula e com o aprendizado dos
alunos. Deixe-o saber que há um tempo e lugar para palhaçadas e suas aulas não
são nem o tempo nem o lugar.
Desenvolver um sinal não verbal para alertar o aluno quando o seu comportamento cruzar a linha do
aceitável. O aluno pode precisar de sua orientação – talvez um sinal não verbal
simples – para desenvolver o autocontrole e aprender quando parar. Fale com ele
em particular e decida sobre um sinal que será dado quando você observar que
ele vai aprontar. Algumas possibilidades incluem uma pausa enquanto estiver
falando, levantar as sobrancelhas, menear a cabeça. Talvez, ainda, seja
necessário dizer o nome dele para chamar sua atenção antes de sinalizar a ele,
entretanto não pare a aula para repreendê-lo. A ideia é fornecer um lembrete
sem interromper o fluxo de sua lição.
Afaste o público do palhaço – O palhaço da turma sentir-se-á muito seguro se tiver outros alunos
dando-lhe atenção. Você pode reduzir o impacto das palhaçadas se conversar e
conscientizar a turma das consequências que essas interrupções estão
acarretando para o aprendizado deles. Encontre um momento em que o aluno esteja
fora da sala e converse brevemente com a turma, pedindo-lhes a cooperação para
não corresponderem às brincadeiras, gracejos e palhaçadas. Se os alunos
cooperam, certifique-se de fazer o mesmo e seguir em frente com as lições e
atividades do dia.
Fique perto do aluno. Se você já
observa que o aluno que faz as palhaçadas está fazendo menção de levantar-se para
fazer algo, procure deslocar-se em sua direção. Não pare sua aula, se estiver
explicando algo, continue, porém, dirija-se até o aluno mantendo contato visual
com ele por um minuto ou dois. Sua presença, provavelmente, será suficiente
para acalmá-lo e dissuadi-lo. Em geral, deslocar-se de forma imprevisível é uma
excelente tática para ser utilizada durante as aulas.
Proporcione ao aluno atenção positiva. Se você concluir que o comportamento do aluno que faz as palhaçadas é
destinado a obter a sua atenção ou dos colegas, procure oportunidades para
prestar atenção quando ele exibe um comportamento positivo ou apresenta bom
desempenho em suas tarefas. Assim, você encontra outras maneiras de destacar
suas realizações para a turma, focando a atenção para comportamentos positivos,
isso pode contribuir para que o aluno fique menos compelido a utilizar de
táticas inadequadas para chamar a atenção de forma incorreta.
Identificar os momentos das palhaçadas. Observe as circunstâncias do comportamento dos alunos. Preste atenção
ao que acontece antes e depois dos incidentes, quando estes geralmente ocorrem,
e onde os alunos estão. Você pode observar que suas travessuras são piores em
determinados momentos do dia – durante uma aula em particular, no dia que
antecede as provas, ou nos períodos de apresentação de seminários, por exemplo.
Reconhecer quando esse aluno está fazendo as palhaçadas pode levar você a
entender por que ele está fazendo isso. Ele poderia estar atuando porque acha
que as atividades são chatas, tediosas ou ainda difíceis. Ele pode sentir-se
confuso sobre o que fazer, ou porque tem dificuldade de se concentrar por um
período de tempo. Identificar a razão para esse comportamento poderia sugerir a
necessidade de ajustar o nível de desafio das atividades, a duração ou o modo
de apresentar as lições.
Palco Dirigido – As
palhaçadas só são negativas quando atrapalham a aula e provocam situações de
indisciplina e desordem, e isso ocorre quando o aluno palhaço está no controle.
Porém há outra maneira do Professor assumir esta posição: assumindo o controle
de quando ocorrerão os momentos de “palco”, ou seja, aqueles momentos onde
serão permitidos mais livremente, as brincadeiras e colocações humorísticas.
Para isso o Professor deve selecionar atividades em que os alunos, e neste
caso, todos os alunos, terão o seu momento de exibição e expressão e isso é
possível em qualquer disciplina e com qualquer conteúdo.
Considere aplicar as consequências. Se o problema persistir, de ao estudante um aviso e, em seguida,
fornecer uma consequência. Algumas medidas disciplinares possíveis incluem
perder parte do intervalo, perder um privilégio ou desenvolver algum serviço
voluntário dentro da Escola, tudo previamente definido com Coordenação/Direção
e notifcado aos Pais e Alunos no início do ano.
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