Sequência Didática: Aulas que desafiam e ensinam
Conjunto de aulas planejadas
para ensinar um determinado conteúdo sem que necessariamente tenha um produto
final. Sua duração pode variar de dias a semanas e várias seqüências podem ser
trabalhadas durante o ano, de acordo com o planejado ou com as necessidades da
classe. A seqüência didática apresenta desafios cada vez maiores aos alunos,
permitindo a construção do conhecimento.
Primeiro, é necessário
efetuar um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos e a partir desse
planejar uma série de aulas com desafios e/ou problemas, atividades
diferenciadas, jogos, uso de diferentes linguagens e gêneros de textos e
análise e reflexão. Gradativamente, deve-se aumentar a complexidade dos desafios
e dos textos permitindo um aprofundamento do tema proposto.
A sequência organizada e
planejada deliberadamente permite ainda construir com o aluno as ferramentas
(habilidades/competências) da pesquisa científica. Permite vivências, visando
aspectos conceituais e procedimentais, fundamentais para a aprendizagem do
aluno e desenvolver sua autonomia.
CONHECIMENTO PRÉVIO E INTERESSE DOS ALUNOS
Os conteúdos trabalhados em
sala de aula devem contribuir para a formação de cidadãos conscientes,
informados e capazes de transformar a sociedade. Muitos professores montam suas
aulas tendo como centro o interesse dos alunos acreditando que assim, teriam
como refletir sobre o meio em que vivem e o que os cerca. Essa prática nem
sempre garante bons resultados, em geral ao se valorizar apenas o conhecimento
que os alunos trazem, fica-se na superficialidade e presos ao imediatismo.
O currículo aparece como
ditado pelas circunstâncias, tratando de acontecimentos pontuais e não como um
roteiro de trabalho construído a partir da relação entre a proposta pedagógica
e a realidade. É necessário que a equipe escolar defina o seu Projeto Político
Pedagógico de acordo com a realidade da comunidade onde está inserida, a
prática e com as necessidades de seus alunos.
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
A sequência didática permite
a interdisciplinaridade quando, ao tratar de um tema dentro de uma disciplina,
o professor recorre a conhecimentos de outra. Interdisciplinaridade é a
articulação entre as disciplinas que permite trabalhar o conhecimento
globalmente e superando a fragmentação. Só um tema gerador trabalhado pela
ótica de diferentes disciplinas não garante a interdisciplinaridade.
O tema gerador é um ponto de
partida, não o centro do estudo e nem deve ser longo, para não cansar. Durante
o planejamento coletivo por disciplinas, áreas e entre áreas permite determinar
as possibilidade de trabalho interdisciplinar durante o ano, a partir das
pesquisas dos alunos, do professor ou em parceria.
TEMPO DIDÁTICO: OBJETIVOS CLAROS
Uma das maiores dificuldades
do planejamento é a definição do tempo necessário para o trabalho com um
determinado tema, atividade, projeto. A definição de três pontos são
essenciais: o que quero ensinar, como cada aluno aprende, como será feito o
acompanhamento e avaliação dos alunos, ou seja, primeiro estabelecemos
habilidades e competências, as noções e conceitos, os objetivos e os conteúdos
que alicerçarão essa construção. Depois, pensar nas atividades a serem
desenvolvidas baseadas em como os alunos aprendem, além das linguagens e
gêneros de textos para efetuar essa aprendizagem.
O tempo deverá permitir a
avaliação constante da produção dos alunos e saber as intervenções que se farão
necessárias caso surjam dificuldades nessa construção. Sempre é recomendável
planejar o encerramento antes do final do bimestre ou semestre, prevendo uma
folga para as intervenções e correções de rumo.
Fonte:
http://revistaescola.abril.com.br
Edições anteriores (acesso 30.08.2006)
Edições anteriores (acesso 30.08.2006)
Para saber mais sobre seqüências didáticas, acesse:
http://cenp.edunet.sp.gov.br/escola_integral/novo/arquivos/Caderno%20ETI%20CENP%20OpESP1.pdf
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