Orientações para elaboração do plano de trabalho do coordenador pedagógico
Lembre-se
o PDE visa estabelecer as metas para a escola, enquanto que o Plano de Trabalho
estabelece as metas para o indivíduo (coordenador). O segundo é desenvolvido
pensando e alinhado as diretrizes do primeiro.
Após
a convocação pelo diretor da unidade escolar e consequente a apresentação do
seu plano para a escola e discussão de e do PDE e o eixo temático do projeto político
pedagógico e suas dimensões, o coordenador antes já deve ter elaborado seu
plano de trabalho, que deve ser consistente com a proposta pedagógica da
escola;
O
coordenador junto com o colegiado e direção escolar avalia o plano do professor
que nessa altura deve de estar construído antes de ser entregue e apresentado
na reunião para discussão do plano de trabalho;
A
dimensão pedagógica do papel do coordenador deve considerar que este é um momento
de aprendizagens coletivas, já que todos estão se formando nessa nova
cultura escolar;
Ao
coordenar um escola, o coordenador pedagógico tem como foco o alunado, mas não
deve esquecer sua postura pedagógica ante o próprio professorado. E qual o seu principal
papel? conduzir a formulação do PPP e conquistar a adesão de todos à proposta
(explicito em seu plano de trabalho) é a função primordial deste. É
possível que o elemento diferencial na atuação de um coordenador para o bom
funcionamento das ações pedagógicas na escola seja envolver os professores, os
alunos e os pais na proposta pedagógica da escola em interação e
articulação com a comunidade escolar.
"
Trata-se de planejamento porque implica estabelecer, intencionalmente,
objetivos e metas, ou seja, escolher um desejado futuro e desenvolver uma
abordagem para que sejam atingidos. É estratégico, porque implica ter clareza
quanto aos objetivos e recursos da organização, combinando ambos para
adequar-se criativa e eficazmente a um ambiente dinâmico" (XAVIER, 2001).
"O coordenador que se envolve, que se responsabiliza, é aquele que pode fazer uma diferença, mas esta é a nossa luta constante como educadores, e o grande desafio dos coordenadores de escola municipal: como envolver os professores e comunidade, como trabalhar com esperança, como acreditarmos nas pequenas mudanças e nos feitos às vezes individuais e não perceptíveis como resultado do trabalho docente, da ação educativa" (Castro, 2000, P.76).
Metas,
objetivos, ações ou estratégias de auto superação da escola, currículo,
metodologia, didática, avaliação, desenvolvimento pessoal e profissional de
cada coordenador.
Numa
escola as metas (caminhos a percorrer) individuais devem estar alinhadas com as
metas da escola e com os resultados esperados por ela (previstos no PDE). Por
isso mesmo elas devem ser explicitadas, cumpridas e avaliadas, estabelecendo um
plano de trabalho.
No
plano de trabalho deve conter o projeto de trabalho do coordenador, e inclui
tanto as reuniões (conselho escolar, AC, com os pais dos alunos e alunos) e
ações que vai ministrar, quanto metas de desempenho dos professores e alunos,
planos para lidar com problemas comportamentais, evasão escolar, além de outras
atribuições e contribuições que poderá dar para outras atividades curriculares
e extracurriculares da escola.
A
educação continuada é essência do trabalho do coordenador (reformas
pedagógicas e curriculares);
O
trabalho coletivo gera o desafio de articular e mobilizar a equipe em torno do
P.P.P;
Gerenciar
ações com reuniões pedagógicas, rotinas de trabalho, plano estratégico, domínio
com as TIC's, zelar pelas relações interpessoais na escola (relações humanas,
ética profissional e relações de poder).
"
Planejar é viajar, é projetar o olhar no futuro visualizando o
presente, e nesta viajem o relevante é o percurso dela, a paisagem, o
cenário, as pessoas em sua volta, viajar demanda organizar a mala e participar
dela eficaz e eficientemente, nesta viajem requer paradas( parada pedagógica),
ou seja, um momento para acompanhar, orientar, recarregar as energias e
disseminar estas. Nesta viajem acontece a integração e socialização das
propostas e expectativas para o local em que se está indo (pensar o projeto
escolar, a dinâmica e organização do ensino, discussão acerca do eixo temático
escolar, debate sobre o PPP).
Chegando
da viajem é hora de arregaçar as mangas para implementar as ações pedagógicas que
vem fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, mas no entanto seus agentes
precisam estar unidos e dispostos a opinar, discutir, ceder de forma
democrática e com participação da comunidade local. Caso contrário, não havendo
está integração entre as ações pedagógicas desenvolvidas, planejadas na sala de
aula, pode os segmentos na escola se tornarem ilhas, muitas vezes sem uma
intenção com o projeto da escola, ou seja, correr o risco de não se saber para
onde estar indo e onde se quer chegar nesta viajem."
(Jailson
Lima)
http://jailsontrabalhocoordenadorpedagogico.blogspot.com.br/
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