COMPETÊNCIAS DO EDUCADOR GESTOR
O
profissional denominado PROFESSOR é, naturalmente, de extrema importância para
o futuro de nossa sociedade. Estamos também presenciando o surgimento de um
novo professor: o
professor GESTOR.
O educador não é mais aquele que vende seu
tempo para a escola, mas sim um detentor de competências que agregam valor para
o alcance dos objetivos institucionais (Marcelo Freitas).
Neste
texto vamos discutir um pouco sobre o porquê deste novo professor,
contextualizando sua formação a partir da sociedade atual e suas características
como gestor da sala de aula.
Vivemos
em um mundo de transformações, um mundo acelerado, com características
diferentes da sociedade ou época em que uma grande maioria dos professores
atuais foi formada. Em consequência, esse professor trabalha com um aluno que
possui valores, características e ações bem diferentes daquelas para qual ele
foi preparado para trabalhar. Em muitas rodas de professores o discurso comum e
sobre alunos desinteressados, que não querem nada com os estudos e não
respeitam mais a escola.
Para
mudar este quadro, os professores viram-se diante de um grande desafio:
revalidar o seu diploma sua formação para acompanhar as transformações deste
aluno e consequentemente desta sociedade. Mas que sociedade e esta?
Vivemos
na sociedade do consumo e do hedonismo, onde a individualidade e maior a cada
dia e temos menos espaços de convivência com membros da família (estamos
trocando a sala pelo quarto); onde o certo e o errado se confundem; onde as crianças
e jovens aprendem principalmente a partir da TV, dominam e utilizam com
facilidade as tecnologias; são egocêntricas (primeiro o eu). Nossa sociedade
esta em processo de mudança e, como em todo processo de mudança, nos aponta
dois caminhos: o da oportunidade e o do perigo...
E
o professor, como se adaptou a este cenário atual, que caminho escolheu? O que
mudou na sua pratica docente (a organização dos horários e do espaço, a metodologia,
os procedimentos de agrupamento e de avaliação, a relação com a família e
aluno.)?
Lidar
com essa sociedade e com esse perfil de alunos exige novas habilidades para
novas competências. Em nossa formação de professores, não fomos treinados para
lidar com o planejamento de nossa própria carreira ou com a definição de metas
e não temos, muitas vezes, os mais simples conceitos de administração, de
custos, marketing, fidelização e captação de alunos. Ate pouco tempo, para ser
um bom professor, bastava ter uma boa didática e conhecimento da sua matéria,
dar a sua aula e pronto. O resto era responsabilidade da direção da escola ou
da família do aluno. No cenário atual, este e o caminho do perigo: tornar esta
visão da profissão a única disponível ao educador.
O
professor que escolheu o caminho das oportunidades incorporou habilidades e competências
à gestão de mudanças e processos. Para isto, revalidou seu diploma
acrescentando novos elementos para sua atuação com este aluno vindo da
sociedade descrita acima, buscando novas metodologias e novas experiências em áreas
diversas.
Além
dos saberes técnicos advindos de seu curso de formação, o professor gestor deve
possuir uma base solida e ir alem dos saberes cognitivos, buscando conhecimento
em outras áreas, sem esquecer que não se pode formar-se professor sem fazer uma
escolha ideológica (formam-se técnicos, mas, não educadores, formam-se gestores,
mas, não professores gestores). Este e o grande diferencial da nossa profissão.
Este
novo perfil de professor ainda nos proporcionara muitos debates, conflitos e
confrontos, para os quais precisamos estar preparados. Pare um pouco e faca
este pequeno exercício:
Fica
claro que o professor gestor necessita de uma visa ampliada da escola,
percebendo sua importância para alem da sala de aula, se percebendo como peca
chave de conjunto maior, consciente de que cada ação sua ira influenciar
diretamente em todo o andamento da escola. O professor gestor tem a competência
para a gestão da sala de aula e tem também a visa do gestor educacional,
percebendo a escola como um todo.
Vejamos
agora algumas características deste professor gestor:
- Constrói
uma imagem positiva de si, dos alunos e da escola;
- E corresponsável
pela captação de alunos;
- Busca atualização
em diversas áreas, constantemente;
- Planeja
suas ações, prevendo suas consequências. E proativo;
- Comunica-se
bem e mantém todos bem informados sobre o seu trabalho;
- Mantém
o foco onde o aluno e a família está;
- Mantém
contato com ex-alunos e outras pessoas interessantes para a escola;
- Estimula
e utiliza as tecnologias disponíveis na escola;
- Envolvem
pais, alunos e os outros professores com os seus projetos para a escola;
- Estabelece
com os alunos metas de curto, médio e longo prazo e cria instrumentos para
acompanhamento;
- Descobre o que os alunos, pais, diretores,
supervisores e os diversos públicos de interesse valorizam;
- Compreende o ambiente escolar e o cenário
externo e interno;
- E participativo e comprometido com a escola e
seus alunos.
- E na sala de aula:
Contextualiza o ensino.
Gerencia o tempo e os processos.
Possuiu uma postura interdisciplinar, ou seja, trabalha pautado na realidade e na sociedade que temos.
Adota metodologia de pesquisa e separa a ideia de competência de conteúdos.
Promove o trabalho em grupo e com projetos.
Não traz para os alunos respostas para perguntas que eles não fizeram e sim formula com eles novas perguntas, incentivando novas descobertas. - Valoriza
os alunos. Sabe que ate os com mais dificuldades tem características
positivas que podem suscitar o recebimento de elogios que melhoram a sua
autoestima.
- Promove
a colaboração. Sabe que não e detentor único do saber.
- Reconhece nos conflitos uma oportunidade
para o crescimento e amadurecimento da turma.
Cada uma destas considerações não deve ser vista
isoladamente, pois o professor gestor terá de construir um quadro mental que
integre a totalidade das considerações aqui feitas.
Por onde começar? Ficam algumas dicas de grandes
profissionais, excelentes gestores:
- Seja
inquieto (reinvente-se); seja corajoso (não tema a mudança); seja
insatisfeito (tenha visto critica do seu trabalho).
- Não
seja ingênuo, pois você vai ser avaliado ate pelo seu modo de vestir.
- E
preciso saber lidar com o imprevisto. Faca perguntas!
- Faca
parte da solução.
- Seja flexível,
tolerante e comprometido com a vitória. Resolva problemas, nao os crie nem
os esconda.
- Existem palavras que ofendem. Existem
palavras que motivam. Por isso, muito cuidado com o que fala para os
outros.
Atualmente, a nossa sociedade está em
expansão e em ritmo acelerado, e cabe ao educador contemporâneo o enfrentamento
de desafios que vão desde seu desenvolvimento pessoal, passando pelo contexto organizacional
em que está inserido até a esfera de sua influência social.
O primeiro desafio implica em ele se
colocar na posição de eterno aprendiz que busca uma formação profissional
contínua, atualização e/ou especialização em sua área que o torne capaz de
desenvolver um plano de desenvolvimento pessoal onde ele próprio será o gestor
do seu processo de aprendizagem. Tal postura traz reflexos de grande impacto na
sua prática pedagógica beneficiando não só sua competência para lecionar como
também o aspecto relacional com seus alunos.
O desafio da formação contínua do
educador é gerir o conhecimento adquirido ou a gestão do conhecimento. Há que
se combater a cultura da "retenção do conhecimento", pois assim como
o educador necessita de conhecimento disponível para o desempenho de sua
profissão ele deve ser responsável em disponibilizar o conhecimento produzido
pelas suas pesquisas, experiências e estudos para outros, começando no seu
contexto organizacional.
A parceria com a família é um poderoso
aliado para o sucesso do aprendizado do aluno assim como para a qualidade da
escola. O desafio aí é desenvolver essa parceria de forma construtiva,
estabelecendo espaços.
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