COMPETÊNCIAS DO EDUCADOR GESTOR

    


O profissional denominado PROFESSOR é, naturalmente, de extrema importância para o futuro de nossa sociedade. Estamos também presenciando o surgimento de um novo professor: o professor GESTOR.
 O educador não é mais aquele que vende seu tempo para a escola, mas sim um detentor de competências que agregam valor para o alcance dos objetivos institucionais (Marcelo Freitas).
Neste texto vamos discutir um pouco sobre o porquê deste novo professor, contextualizando sua formação a partir da sociedade atual e suas características como gestor da sala de aula.
Vivemos em um mundo de transformações, um mundo acelerado, com características diferentes da sociedade ou época em que uma grande maioria dos professores atuais foi formada. Em consequência, esse professor trabalha com um aluno que possui valores, características e ações bem diferentes daquelas para qual ele foi preparado para trabalhar. Em muitas rodas de professores o discurso comum e sobre alunos desinteressados, que não querem nada com os estudos e não respeitam mais a escola.
Para mudar este quadro, os professores viram-se diante de um grande desafio: revalidar o seu diploma sua formação para acompanhar as transformações deste aluno e consequentemente desta sociedade. Mas que sociedade e esta?
Vivemos na sociedade do consumo e do hedonismo, onde a individualidade e maior a cada dia e temos menos espaços de convivência com membros da família (estamos trocando a sala pelo quarto); onde o certo e o errado se confundem; onde as crianças e jovens aprendem principalmente a partir da TV, dominam e utilizam com facilidade as tecnologias; são egocêntricas (primeiro o eu). Nossa sociedade esta em processo de mudança e, como em todo processo de mudança, nos aponta dois caminhos: o da oportunidade e o do perigo...
E o professor, como se adaptou a este cenário atual, que caminho escolheu? O que mudou na sua pratica docente (a organização dos horários e do espaço, a metodologia, os procedimentos de agrupamento e de avaliação, a relação com a família e aluno.)?
Lidar com essa sociedade e com esse perfil de alunos exige novas habilidades para novas competências. Em nossa formação de professores, não fomos treinados para lidar com o planejamento de nossa própria carreira ou com a definição de metas e não temos, muitas vezes, os mais simples conceitos de administração, de custos, marketing, fidelização e captação de alunos. Ate pouco tempo, para ser um bom professor, bastava ter uma boa didática e conhecimento da sua matéria, dar a sua aula e pronto. O resto era responsabilidade da direção da escola ou da família do aluno. No cenário atual, este e o caminho do perigo: tornar esta visão da profissão a única disponível ao educador.
O professor que escolheu o caminho das oportunidades incorporou habilidades e competências à gestão de mudanças e processos. Para isto, revalidou seu diploma acrescentando novos elementos para sua atuação com este aluno vindo da sociedade descrita acima, buscando novas metodologias e novas experiências em áreas diversas.
Além dos saberes técnicos advindos de seu curso de formação, o professor gestor deve possuir uma base solida e ir alem dos saberes cognitivos, buscando conhecimento em outras áreas, sem esquecer que não se pode formar-se professor sem fazer uma escolha ideológica (formam-se técnicos, mas, não educadores, formam-se gestores, mas, não professores gestores). Este e o grande diferencial da nossa profissão.
Este novo perfil de professor ainda nos proporcionara muitos debates, conflitos e confrontos, para os quais precisamos estar preparados. Pare um pouco e faca este pequeno exercício:
Fica claro que o professor gestor necessita de uma visa ampliada da escola, percebendo sua importância para alem da sala de aula, se percebendo como peca chave de conjunto maior, consciente de que cada ação sua ira influenciar diretamente em todo o andamento da escola. O professor gestor tem a competência para a gestão da sala de aula e tem também a visa do gestor educacional, percebendo a escola como um todo.

Vejamos agora algumas características deste professor gestor:
  • Constrói uma imagem positiva de si, dos alunos e da escola;
  • E corresponsável pela captação de alunos;
  • Busca atualização em diversas áreas, constantemente;
  • Planeja suas ações, prevendo suas consequências. E proativo;
  • Comunica-se bem e mantém todos bem informados sobre o seu trabalho;
  • Mantém o foco onde o aluno e a família está;
  • Mantém contato com ex-alunos e outras pessoas interessantes para a escola;
  • Estimula e utiliza as tecnologias disponíveis na escola;
  • Envolvem pais, alunos e os outros professores com os seus projetos para a escola;
  • Estabelece com os alunos metas de curto, médio e longo prazo e cria instrumentos para acompanhamento;
  • Descobre o que os alunos, pais, diretores, supervisores e os diversos públicos de interesse valorizam;
  • Compreende o ambiente escolar e o cenário externo e interno;
  • E participativo e comprometido com a escola e seus alunos.
  • E na sala de aula:
     Contextualiza o ensino.
     Gerencia o tempo e os processos.
     Possuiu uma postura interdisciplinar, ou seja, trabalha pautado na realidade e na sociedade que temos.
     Adota metodologia de pesquisa e separa a ideia de competência de conteúdos.
     Promove o trabalho em grupo e com projetos.
     Não traz para os alunos respostas para perguntas que eles não fizeram e sim formula com eles novas perguntas, incentivando novas descobertas.
  • Valoriza os alunos. Sabe que ate os com mais dificuldades tem características positivas que podem suscitar o recebimento de elogios que melhoram a sua autoestima.
  • Promove a colaboração. Sabe que não e detentor único do saber.
  •  Reconhece nos conflitos uma oportunidade para o crescimento e amadurecimento da turma.
Cada uma destas considerações não deve ser vista isoladamente, pois o professor gestor terá de construir um quadro mental que integre a totalidade das considerações aqui feitas.
Por onde começar? Ficam algumas dicas de grandes profissionais, excelentes gestores:
  • Seja inquieto (reinvente-se); seja corajoso (não tema a mudança); seja insatisfeito (tenha visto critica do seu trabalho).
  • Não seja ingênuo, pois você vai ser avaliado ate pelo seu modo de vestir.
  • E preciso saber lidar com o imprevisto. Faca perguntas!
  • Faca parte da solução.
  • Seja flexível, tolerante e comprometido com a vitória. Resolva problemas, nao os crie nem os esconda.
  •  Existem palavras que ofendem. Existem palavras que motivam. Por isso, muito cuidado com o que fala para os outros.
Atualmente, a nossa sociedade está em expansão e em ritmo acelerado, e cabe ao educador contemporâneo o enfrentamento de desafios que vão desde seu desenvolvimento pessoal, passando pelo contexto organizacional em que está inserido até a esfera de sua influência social.
O primeiro desafio implica em ele se colocar na posição de eterno aprendiz que busca uma formação profissional contínua, atualização e/ou especialização em sua área que o torne capaz de desenvolver um plano de desenvolvimento pessoal onde ele próprio será o gestor do seu processo de aprendizagem. Tal postura traz reflexos de grande impacto na sua prática pedagógica beneficiando não só sua competência para lecionar como também o aspecto relacional com seus alunos.
O desafio da formação contínua do educador é gerir o conhecimento adquirido ou a gestão do conhecimento. Há que se combater a cultura da "retenção do conhecimento", pois assim como o educador necessita de conhecimento disponível para o desempenho de sua profissão ele deve ser responsável em disponibilizar o conhecimento produzido pelas suas pesquisas, experiências e estudos para outros, começando no seu contexto organizacional.

A parceria com a família é um poderoso aliado para o sucesso do aprendizado do aluno assim como para a qualidade da escola. O desafio aí é desenvolver essa parceria de forma construtiva, estabelecendo espaços. 

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