Interface do Coordenador Pedagógico na construção de Planos de Aula do Professor
Já o plano de
ensino é de fundamental importância para nortear o trabalho diário
do professor, sendo por ele construído, bem como, o plano de aula que
é um instrumento do professor, mas que também podem ter a participação do
coordenador, através de discussões e sugestões. Suas produções e leitura podem
ser partilhadas nas Atividades Complementares (AC).
Todos
esses instrumentos organizam o “fazer pedagógico” cotidiano do professor
e do coordenador. Essa composição estabelece conexões necessárias ao
andamento do trabalho na escola, ao se considerar o processo de ensino e
de aprendizagem cooperativo e transformador. Assim, o Coordenador
Pedagógico deverá despertar nos professores o desejo de mudar posturas
tradicionais, de aprofundar seus conhecimentos e de refletir sobre novas
alternativas para o encaminhamento de suas práticas.
O
planejamento de ensino constitui-se em espaço coletivo para discussão,
sistematização e apropriação da práxis de instrumentos teórico-metodológicos,
que permitam a todos os envolvidos reafirmar suas posições e avaliar suas
práticas, ressignificando-as. Através do planejamento, o coordenador e
o professor criam o contexto adequado para que ocorra realmente a
aprendizagem, bem como para intervir neste processo corrigindo possíveis
desvios.
Partindo
do princípio que o plano de aula deve ser visto como uma rotina da escola para
que sejam estabelecidas as metas que nortearão o processo de ensino e
aprendizagem, então como fazer que de fato este instrumento seja voltado ao
aprendizado do aluno e não a aplicabilidade somente dos conteúdos
disciplinares?
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