Interface do Coordenador Pedagógico na construção de Planos de Aula do Professor




           Já o plano de ensino é de fundamental importância para nortear o trabalho diário do professor, sendo por ele construído, bem como, o plano de aula que é um instrumento do professor, mas que também podem ter a participação do coordenador, através de discussões e sugestões. Suas produções e leitura podem ser partilhadas nas Atividades Complementares (AC).
Todos esses instrumentos organizam o “fazer pedagógico” cotidiano do professor e do coordenador. Essa composição estabelece conexões necessárias ao andamento do trabalho na escola, ao se considerar o processo de ensino e de aprendizagem cooperativo e transformador. Assim, o Coordenador Pedagógico deverá despertar nos professores o desejo de mudar posturas tradicionais, de aprofundar seus conhecimentos e de refletir sobre novas alternativas para o encaminhamento de suas práticas.
O planejamento de ensino constitui-se em espaço coletivo para discussão, sistematização e apropriação da práxis de instrumentos teórico-metodológicos, que permitam a todos os envolvidos reafirmar suas posições e avaliar suas práticas, ressignificando-as. Através do planejamento, o coordenador e o professor criam o contexto adequado para que ocorra realmente a aprendizagem, bem como para intervir neste processo corrigindo possíveis desvios.

Partindo do princípio que o plano de aula deve ser visto como uma rotina da escola para que sejam estabelecidas as metas que nortearão o processo de ensino e aprendizagem, então como fazer que de fato este instrumento seja voltado ao aprendizado do aluno e não a aplicabilidade somente dos conteúdos disciplinares?

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