PROVINHA BRASIL: Habilidades e competências
Para apropriar se do sistema de escrita o aluno deve:
*Dominar as convenções gráficas
*Compreender a organização da
escrita da esquerda para direita e a pontuação.
*Dominar rimas, sílabas e
terminações.
*Identificar as letras do alfabeto.
*Compreender a natureza alfabética
do sistema de escrita.
*Dominar as relações regulares e
irregulares entre as letras e seus sons (grafia e fonemas).
Para o domínio da leitura o aluno deve:
*Decifrar e compreender a produção
do sentido.
*Saber decodificar as palavras e
textos.
*Localizar dados explícitos.
*Realizar inferências sobre o
conteúdo do texto.
*Estabelecer relações entre as
partes do texto.
*Ler com fluência e expressividade.
Para domínio da escrita o aluno deve:
Desenvolver as habilidades de
codificar as palavras, ordenando e organizando as idéias numa seqüência lógica.
Obedecer as regras ortográficas
utilizando o princípio alfabético.
Habilidades imprescindíveis para o desenvolvimento
da alfabetização e do letramento
Eixos
fundamentais:
*Compreensão
e valorização da cultura escrita
*Apropriação
do sistema de escrita
*Leitura
*Escrita
*Desenvolvimento
da oralidade.
EIXO
|
HABILIDADES
|
Apropriação
do sistema de escrita
|
→Diferenciar letras de outros
sinais gráficos como números, sinais de
→Pontuação ou de outros sistemas
de representação.
→Identificar letras do alfabeto.
→Reconhecer palavras como unidade
gráfica
→Distinguir diferentes tipos de
letras.
→Identificar sílabas de palavras
ouvidas e ou lidas.
→Identificar relações fonema/
grafia.
|
Leitura
|
→Ler palavras
→Localizar informações em textos
→Inferir informações
→Identificar a finalidade do
texto pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características
gráficas.
→Reconhecer a ordem alfabética
→Estabelecer relações de
continuidade temática.
|
Escrita
|
→Escrever palavras, frases e
textos.
|
Nível
1
a-
Identificar o valor sonoro das partes iniciais e ou
finais de palavras (algumas letras ou sílabas) para adivinhar e ler o restante
da palavra.
b-
Reconhecer algumas letras e iniciais com distinção das
letras de desenhos e outros sinais gráficos.
c-
Reconhecer gêneros textuais mais próprios do contexto
escolar e mais familiares.
Nível
2
a-
Reconhecer as letras diferenciando-as de desenhos e
outros sinais gráficos.
b-
Estabelecer relação entre letras e sons.
c-
Ler algumas palavras compostas por sílabas formadas por
consoante-vogal-consoante ou por consoante-consoante vogal (sílabas canônicas e
não canônicas).
d-
Identificar palavras como unidades gráficas num texto.
e-
Compreender o valor de ordem alfabética e seu uso
funcional.
Nível
3
a-
Identificar a mesma palavra, escrita com vários tipos
de letras.
b-
Ler palavras
compostas por sílabas canônicas e não canônicas.
c-
Localizar informações por meio de leitura (texto + ou –
5 linhas).
d-
Identificar nº de sílabas da palavra.
e-
Identificar a finalidade de gêneros como anuncio e
convite.
a-
Localizar informação em frases de padrão sintática
simples (sujeito + verbo + objeto) e em período composto em ordem direta.
b-
Identificar gênero (anedotas e bilhetes).
c-
Identificar finalidade de textos de gêneros diversos,
sumário, cartazes, livro de receitas.
d-
Antecipar assunto de um texto a partir de título,
subtítulo e imagem.
e-
Antecipar informações contidas em revistas a partir de
sua capa.
f-
Identificar elementos que compõem a narrativa, como
tempo, espaço e personagem.
Nível
5
Já lê.
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