PROVINHA BRASIL: Habilidades e competências


Para apropriar se do sistema de escrita o aluno deve:
*Dominar as convenções gráficas
*Compreender a organização da escrita da esquerda para direita e a pontuação.
*Dominar rimas, sílabas e terminações.
*Identificar as letras do alfabeto.
*Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
*Dominar as relações regulares e irregulares entre as letras e seus sons (grafia e fonemas).
Para o domínio da leitura o aluno deve:
*Decifrar e compreender a produção do sentido.
*Saber decodificar as palavras e textos.
*Localizar dados explícitos.
*Realizar inferências sobre o conteúdo do texto.
*Estabelecer relações entre as partes do texto.
*Ler com fluência e expressividade.
Para domínio da escrita o aluno deve:
Desenvolver as habilidades de codificar as palavras, ordenando e organizando as idéias numa seqüência lógica.
Obedecer as regras ortográficas utilizando o princípio alfabético.
Habilidades imprescindíveis para o desenvolvimento da alfabetização e do letramento
Eixos fundamentais:
*Compreensão e valorização da cultura escrita
*Apropriação do sistema de escrita
*Leitura
*Escrita
*Desenvolvimento da oralidade.

EIXO
HABILIDADES


Apropriação do sistema de escrita




→Diferenciar letras de outros sinais gráficos como números, sinais de
→Pontuação ou de outros sistemas de representação.
→Identificar letras do alfabeto.
→Reconhecer palavras como unidade gráfica
→Distinguir diferentes tipos de letras.
→Identificar sílabas de palavras ouvidas e ou lidas.
→Identificar relações fonema/ grafia.


Leitura
→Ler palavras
→Localizar informações em textos
→Inferir informações
→Identificar a finalidade do texto pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas.
→Reconhecer a ordem alfabética
→Estabelecer relações de continuidade temática.

Escrita



→Escrever palavras, frases e textos.


Nível 1
a-      Identificar o valor sonoro das partes iniciais e ou finais de palavras (algumas letras ou sílabas) para adivinhar e ler o restante da palavra.
b-      Reconhecer algumas letras e iniciais com distinção das letras de desenhos e outros sinais gráficos.
c-      Reconhecer gêneros textuais mais próprios do contexto escolar e mais familiares.

Nível 2
a-      Reconhecer as letras diferenciando-as de desenhos e outros sinais gráficos.
b-      Estabelecer relação entre letras e sons.
c-      Ler algumas palavras compostas por sílabas formadas por consoante-vogal-consoante ou por consoante-consoante vogal (sílabas canônicas e não canônicas).
d-     Identificar palavras como unidades gráficas num texto.
e-      Compreender o valor de ordem alfabética e seu uso funcional.

Nível 3
a-      Identificar a mesma palavra, escrita com vários tipos de letras.
b-       Ler palavras compostas por sílabas canônicas e não canônicas.
c-      Localizar informações por meio de leitura (texto + ou – 5 linhas).
d-     Identificar nº de sílabas da palavra.
e-      Identificar a finalidade de gêneros como anuncio e convite.

 Nível 4
a-      Localizar informação em frases de padrão sintática simples (sujeito + verbo + objeto) e em período composto em ordem direta.
b-      Identificar gênero (anedotas e bilhetes).
c-      Identificar finalidade de textos de gêneros diversos, sumário, cartazes, livro de receitas.
d-     Antecipar assunto de um texto a partir de título, subtítulo e imagem.
e-      Antecipar informações contidas em revistas a partir de sua capa.
f-       Identificar elementos que compõem a narrativa, como tempo, espaço e personagem.

Nível 5

Já lê.

Comentários

Postagens mais visitadas