Literatura, muito prazer
Literatura, muito prazer
A escola é um ambiente privilegiado para garantir muito contato com os
livros. Conheça, passo a passo, os caminhos para ir além dos resumos e
questionários de leitura e incentivar na garotada o gosto pelas obras
literárias - mesmo que você não tenha familiaridade com esse tipo de texto
POR:
Elisa Meirelles, NOVA
ESCOLA, NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR
01 de Agosto | 2010
01 de Agosto | 2010
Muito se fala do poder da literatura - e de como a
escola é um lugar privilegiado para estimular o gosto pela leitura.
Infelizmente, porém, as salas de aula brasileiras estão longe de ser
"celeiros de leitores". Salvo exceções, o contato dos estudantes com
os livros costuma seguir um roteiro no mínimo enfadonho: alguns títulos (quase
sempre "clássicos") são indicados (leia-se empurrados goela abaixo) e
viram conteúdo avaliado (perguntas de interpretação de texto com uma única
resposta correta). E só. A experiência que deveria ser desafiadora vira uma
tarefa burocrática e sem graça. Os jovens se formam sem entender os benefícios
da leitura e acabam não lendo mais nada. Pesquisa realizada pelo Instituto
Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e o Instituto Pró-Livro
mostra que 45% da população não lê nenhum exemplar por ano (desses, 53% dizem
simplesmente "não ter interesse" e outros 42% admitem "ter
dificuldade").
Mas, obviamente, é possível mudar esse quadro. Esta
reportagem especial se propõe a ajudar você com dicas de especialistas e
novidades do campo da didática. Para começar, é preciso compreender que, antes
de analisar e refletir sobre os aspectos formais da literatura (história,
linguagem etc.), os estudantes têm de gostar de ler. E isso só se faz de uma
maneira: lendo, lendo, lendo. Porém ninguém nasce sabendo. Cabe à escola dar
acesso às obras e ensinar os chamados comportamentos leitores:
"entrar" na aventura com os personagens, comentar sobre o enredo,
buscar textos semelhantes, conhecer mais sobre o autor, trocar indicações
literárias. Tudo pelo prazer que a literatura proporciona, de nos levar a
outros lugares e épocas. Um percurso que idealmente começa na infância - mas
também pode ser iniciado mais tarde (nunca é tarde para abrir o primeiro
livro).
Comentários
Postar um comentário