AFETIVIDADE NO CONTEXTO SALA DE AULA
AFETIVIDADE
NO CONTEXTO
SALA DE
AULA
Patrícia
Lopes
Alguns valores como: sentir a
presença do outro, sentir-se bem, perceber o olhar, o abraço, compreender o olhar das crianças
devem ser resgatados na escola.
Segundo Libâneo, os aspectos sócios
emocionais cooperam para a relação professor-aluno. Esses, de acordo com o
autor, referem-se aos vínculos afetivos entre professor e alunos, bem como às
normas e exigências objetivas que regem o procedimento dos alunos.
Vale
ressaltar que a afetividade a qual o autor assinala, não refere-se ao carinho
do professor para com determinada criança. Mas uma afetividade voltada para a
relação do professor em relação ao contexto grupal, de forma que o professor
adote uma postura afetiva e positiva com o mesmo, onde exerça sua autoridade
(não autoritarismo).
De acordo com Gadotti, alguns
valores que até então são interditados na escola devem ser resgatados, tais
como: sentir a presença do outro, sentir-se bem, perceber o olhar, o abraço,
compreender o olhar das crianças.
As boas inter-relações promovem um
ambiente mais agradável e com isso possibilitam a oportunidade de um processo
de ensino aprendizagem mais eficaz. Boas relações se manifestam por meio de
diálogo, troca, paciência, compreensão, tolerância.
Contudo,
a questão das regras em sala de aula também é importante para a organização,
assim como em qualquer outro contexto de convivência.
DISPONÍVEL
EM: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacao-escolar/afetividade-no-contexto-sala-aula.htm>.
Acesso em dez/2018.
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