PROPOSTA DE TRABALHO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER



Escola Municipal Professor Diógenes Vinhaes

ENDEREÇO: RUA Dr. Montival Lucas nº 257
MUNICÍPIO: Itajuípe – BA                 
Localização: Urbana           Porte: médio  
E-MAIL:  escoladiogensv@hotmail.com                                           
TELEFONE: (073) 3238-2604                  
EQUIPE GESTORA
Diretora: Lúcia Madail Santos de Souza
Vice direção: Luiz Carlos Araujo Ribeiro
Coordenadora(s) pedagógica:
ü  Márcia Andrade -matutino
ü  Cristiane Fernandes dos Santos - vespertino

CURSOS/MODALIDADES OFERTADAS:
·         Ensino Fundamental II
·         NÚMERO DE ALUNOS: Aproximadamente
Não pelo oito de marco,
nem pelo beijo e pelo abraço,
nem pelo cheiro e pelo amasso.
Mas por ser o que és...
Húmus da humanidade,
Raiz da sensibilidade,
Tronco da multiplicidade,
Folhas da serenidade,
Flores da fertilidade,
Frutos da eternidade...
Essência da natureza humana.








2020

Justificativa:
O dia 8 de março representa uma conquista muito grande para as mulheres e é importante elaborar aulas para falar dessa data.
Abaixo preparei sugestões de  atividades para este sábado letivo (14/03/2020) que pode se adequar a sua didática ou a sua forma de ensino, junto com algumas atividades para trabalhar várias questões nesse dia, como a luta pela igualdade entre homens e mulheres, como as mulheres vem conquistando o seu espaço no mercado de trabalho, características especiais das mulheres etc.
Objetivo Geral: 
o   Estudar os direitos e deveres da mulher em sociedade, afim de que se torna cada vez mais a frente lutando pelo seu papel e sintam o prazer de serem homenageadas.
Objetivo Específico: 
o   Valorizar a mulher por suas conquistas ao longo dos anos;
o   Entender a figura da mulher na sociedade;
o   Refletir sobre o que ainda falta para a mulher alcançar a igualdade na sociedade.
Recursos e Estratégias Para a Aula:
o   Inicie a aula falando um pouco sobre a data. Use a linguagem necessária de acordo com a faixa etária da classe que você está trabalhando. Você pode copiar esse texto e imprimi-lo ou passar para os seus alunos no quadro: 
o   Converse com os alunos sobre o que foi lido e peça para que falem o que entenderam.
o   Inicie uma discussão sobre a valorização da mulher e a luta pela igualdade na sociedade.
o   Execute as atividades abaixo com os alunos.
o   A avaliação pode ser feita através do entendimento do aluno sobre o assunto, o desenvolvimento em cima dos temas propostos e da execução das atividades. 


O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, tem uma história de lutas pela valorização da mulher, lembrando de sua força e sensibilidade para conquistar seu espaço na sociedade. Assim, este dia está relacionado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres, tentando organizar uma sociedade mais justa e igualitária.
Apesar da discriminação contra a mulher ser bem antiga, é a partir da Revolução Industrial, em 1789, que os movimentos e reivindicações começam a crescer. Tudo começou com a mobilização organizada por operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York, Estados Unidos, em 8 de março de 1857. Neste dia, 129 operárias paralisaram suas atividades para reivindicar melhores condições de trabalho, redução de carga horária de 14 horas para 10 horas e direito à licença maternidade.
A polícia e os donos da fábrica reagiram duramente, trancando essas mulheres no local e em seguida atiraram fogo, fazendo com que todas morressem carbonizadas. A partir daí esse dia foi escolhido para ser o Dia Internacional da Mulher em homenagem a essas operárias, que representam as diversas lutas empreendidas pelas mulheres na sociedade.
Propor esta atividade.
         Convidar o grupo a resgatar a história de luta das mulheres, formando dois círculos: um de mulheres e outro de homens, conversando sobre o que nos une nesta luta.
Dados da Aula
o   O que o aluno poderá aprender com esta aula
o   Sensibilizar-se com as causas femininas no Brasil.
o   Refletir sobre a condição da mulher em nossa sociedade.
o   Valorizar as mulheres que fazem parte de seu cotidiano.
o   Relações de trabalho
o   Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
o   Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Direitos Humanos.
Estratégias e recursos da aula
·         Nas atividades desta aula, faremos a audição e análise de "Músicas da mulher", ou seja, músicas que abordam dilemas, dificuldades e anseios das mulheres no Brasil.
DINÂMICA para desenvolvimento da atividade:
o   O professor poderá reproduzir as músicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som ou celular com uma caixinha de áudio.
o   Ou indicar aos alunos a localização das músicas na Internet por meio de seus respectivos links, informados abaixo.
o   Ouvir as músicas buscando contextualizá-las, ou seja, associá-las às questões femininas.
o   Escutar acompanhando a letra e analisar os documentos musicais a partir das questões propostas.
PROFESSOR! Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos entendam e reflitam sobre as causas femininas no Brasil, sobretudo a busca por direitos básicos e condição de inúmeras mulheres brasileiras, na atualidade.
Avaliação
Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar as músicas e de suas inquietações diante desses documentos, da leitura e interpretação dos textos sugeridos, da produção da paródia e demais registros produzidos nas atividades da aula.
Recursos Complementares
Sugestões de links para professores e alunos
"Guia dos Direitos da Mulher no Brasil", site do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA) - http://www.cfemea.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2863&Itemid=135. Acesso em 15 de dezembro de 2011
"Cartilha - Direitos Básicos da Mulher Trabalhadora em Educação", produzida pela Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Brasil Central (FITRAEBC) - http://www.fitraebc.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=175:cartilha-direitos-basicos-da-mulher-trabalhadora-em-educacao&catid=50:podcast. Acesso em 15 de dezembro de 2011
"Declaração dos direitos da mulher e da cidadã" - http://www.eselx.ipl.pt/ciencias-sociais/tratados/1789mulher.htm. Acesso em 15 de dezembro de 2011
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Aula "Amélia x Maria: as mulheres de antes, hoje e sempre (UCA)" - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37210. Acesso em 15 de dezembro de 2011-
Aula "Mulher: Sexo Frágil?" - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19340. Acesso em 15 de dezembro de 2011
Coleção de aulas "Violência sexual e de gênero" - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=5. Acesso em 15 de dezembro de 2011
III MOMENTO:
·         Cada aluno irá confeccionar um cartão, escrevendo uma mensagem e oferecendo-a a uma mulher que é importante em sua vida: a avó, mãe, uma tia etc; 



ABAIXO TEXTO E ATIVIDADE PARA OS ALUNOS
História do 8 de março-Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. No século XVIII, as mulheres eram submetidas a um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.
Foi a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomaram maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. Dentro desse contexto, em oito de março de 1857 ocorreu a primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve.
         Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência.
Na ocasião, a polícia reprimiu violentamente a manifestação, fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando cerca de 130 tecelãs carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então, esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem às mulheres. Somente no ano de 1975, por meio de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU). 
Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. 
Mas muito há ainda a fazer.
A homenagem que prestamos às operárias de Chicago que em 1857 morreram em luta pela redução do horário de trabalho, é não esquecermos que o dia 8 de março é um dia de luta.
Pelo aumento geral dos salários, e do fim das discriminações salariais, redução do horário de trabalho, e da conciliação e valorização das profissões e carreiras, do direito à negociação e contratação coletiva, da defesa das liberdades sindicais, da melhoria das funções sociais do Estado, na educação, saúde, segurança social e no acesso à habitação e à justiça.
O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
QUESTÕES:
Como era o trabalho das mulheres nas fabricas?
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Quais eram as reivindicações delas nessa época?
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Qual a consequência dessa greve?
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Pro que 08 de março foi escolhido como Dia Internacional da Mulher?
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1ª MÚSICA – 6º ANO (A,B,C)
Maria, Maria
Milton Nascimento


Maria, Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece
Viver e amar
Como outra qualquer
Do planeta

Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que rí
Quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida....

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria...

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida....Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Hei! Hei! Hei! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!...

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria...

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho, sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida

Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Hei! Hei! Hei! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!





Interpretação
A música Maria Maria relata a vida de uma mulher trabalhadora e guerreira, que tem ideais, mas que no entanto tem suas dificuldades, e mesmo assim sabe levar a vida, é uma mulher com gana, manha, graça e tem fé na vida para alcançar seus desejos, sonhos e objetivos.
Sendo o nome “Maria” um nome popular brasileiro se entende que o autor ao citar na música “Maria, Maria É o som, é a cor, é o suor “ele se refere a todas as mulheres brasileiras trabalhadoras, guerreiras.
Portando a música de Maria Maira de Milton nascimento relata a vida de uma mulher brasileira com dificuldades, mas que nunca deixa de batalhar no seu dia a dia pelos seus ideais.
PARA ANÁLISE da música:
1 – Identifique as características emocionais ou psicológicas da Maria descrita no texto.
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2 – A que classe social pertence a Maria descrita no texto? Transcreva o trecho que comprova sua resposta.
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3 – Os trechos: “Quem traz no corpo a marca/.../ mistura a dor e a alegria” e “Quem traz na pele essa marca / possui a estranha Maria / de ter fé na vida” indicam que a música é:
a)   (   ) Portadora de deficiência física.
b)   (   )  É negra e pobre.
c)   (   ) Branca e rica.
4 – Baseando-se no conteúdo do texto, explique o que afirmam esses versos: “Possui a estranha Maria / de ter fé na vida.”
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5 – A metáfora é uma figura de linguagem muito usada na linguagem poética. Identifique e transcreva as frases do texto que apresentam essa figura.
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2ª MÚSICA – 7º ANO (A,B) “Dona de mim”  - Iza
3ª MÚSICA – 7º ANO (A e B) - Clarice Falcão – “Eu Sou Problema Meu” (2016)
 “Dona de mim”
Iza é um dos principais nomes do feminismo nacional quando se trata de música. Nesse hit, a cantora mostra o poder de sempre seguir em frente e se sentir poderosa.
Dona de mim


Já me perdi tentando me encontrar
Já fui embora querendo nem voltar
Penso duas vezes antes de falar
Porque a vida é louca, mano, a vida é louca...

Sempre fiquei quieta, agora eu vou falar
Se você tem boca, aprende a usar
Sei do meu valor e a cotação é dólar
Porque a vida é louca, mano, a vida é louca...

Me perdi pelo caminho
Mas não paro não...
Já chorei mares e rios
Mas não afogo não

Sempre dou o meu jeitinho
É bruto, mas é com carinho
Porque Deus me fez assim
Dona de mim

Deixo a minha fé guiar
Sei que um dia chego lá
Porque Deus me fez assim
Dona de mim

Já não me importa a sua opinião
O seu conceito não altera a minha visão
Foi tanto sim que agora digo não
Porque a vida é louca, mano, a vida é louca...

Quero saber só do que me faz bem
Papo furado não me entretém
Não me limite que eu quero ir além
Porque a vida é louca, mano, a vida é louca...
(Iza)



PARA ANÁLISE da música:
01) Justifique o título da canção, sugerindo um outro:
02) Quando uma pessoa pode ser considerada "dona de si mesma"?
03) O que significa dizer que a cotação é dólar? 
04) O que o verso em negrito no texto significa? Explique: 
05) Com base nos detalhes da música, caracterize essa mulher, com 5 adjetivos: 
06) Que mensagem a música lhe transmitiu? Comente:
3ª MÚSICA – 7º ANO (A e B) - Clarice Falcão – “Eu Sou Problema Meu” (2016)
Em seu segundo disco, que leva o nome de Problema Meu, a cantora Clarice Falcão aborda diversos temas do universo feminino e de relacionamentos. Um deles é sobre como ela cuida de si mesma e faz questão de deixar claro que não é uma propriedade de outra pessoa. Nessa canção, Clarice aborda a ideia de propriedade sobre as mulheres construídas pelo patriarcado. A compositora ainda frisa que o “sim” em um momento não significa o “sim” para eternidade.
Clarice Falcão – “Eu Sou Problema Meu”
Eu sou problema meu

Não sei de ninguém que me vendeu
Por dois camelos pra você
Em um negócio armado no meio da rua

Nem cartório algum reconheceu
Um documento que explicita em papel
Que legalmente eu sou sua

Quando eu disse sim aquela hora
Eu disse sim aquela hora
Eu não disse sim por toda a eternidade

Eu não sei se você tá por fora
Mas eu não tenho registro
Compra e venda feito uma propriedade pessoal

Não me leve a mal
Mas você não me tem
Eu não sou um chapéu
No armário de alguém
Não valho um real
Também não valho cem
Eu sou problema meu

Eu nasci pessoa, gente
Eu não nasci coisa
Eu não sou brinde de criança, nem presente de Natal

Não me espere aí na sua estante
Nem agora, nem por três vezes sem juros
Nem no seu cheque especial
(Clarice Falcão)

PARA ANÁLISE da música:
01)  Justifique o título empregado na canção:
02)  Copie do texto três numerais, dizendo a importância deles para o contexto:
03)  Localize na música uma passagem que mostra que o problema não está no valor em si, explicando o que isso quer denunciar: 
04)  O que significa, considerando o contexto, alguém dizer que "não nasceu coisa"? 
05)  O que o verso em negrito no texto significa? Explique: 
06)  Copie da canção uma passagem que faz menção indireta ao casamento, explicando seu raciocínio:
07)  O que significa a expressão "Compra e venda" e quando ela é mais empregada? 
08)  Transcreva da música um trecho que revela que situações podem ser efêmeras e que possíveis equívocos podem ocorrer em algumas delas: 
09)  O que a canção critica? O que ela combate? Comente:




Texto
É comum observar, em filmes, novelas, comerciais, revistas, livros e principalmente em livros didáticos (utilizado em sala de aula), a figura de uma mulher representando o lado carinhoso, romântico, carismático, submissa e frágil de um relacionamento.
A figura da mulher passiva, singela e fragilizada, até hoje, em pleno século XXI, é veiculada nas mídias de todo o planeta. Porém, a realidade agora é outra, apesar de muitas mulheres ainda sofrerem preconceitos, discriminações e violências pelos homens, existem um grande grupo de mulheres que já se libertaram de tal abusão e hoje ocupam cargos de grande complexidade e responsabilidade no meio privado e público. Em nossa sociedade, é comum encontrarmos mulheres desempenhando cargos de presidências em empresas, associações, ongs, escolas, etc. Até mesmo na política, as quais eram impedidas de exercer o direito político. As mulheres estão conquistando cada vez mais seus espaços e exercendo o poder, muitas vezes delegado com exímia e competência. Além de todos esses cargos e funções exercidas, grande parte destas mulheres ainda acumula deveres em sua casa como: cuidar do lar, dos filhos e da família.

Texto
É comum observar, em filmes, novelas, comerciais, revistas, livros e principalmente em livros didáticos (utilizado em sala de aula), a figura de uma mulher representando o lado carinhoso, romântico, carismático, submissa e frágil de um relacionamento.
A figura da mulher passiva, singela e fragilizada, até hoje, em pleno século XXI, é veiculada nas mídias de todo o planeta. Porém, a realidade agora é outra, apesar de muitas mulheres ainda sofrerem preconceitos, discriminações e violências pelos homens, existem um grande grupo de mulheres que já se libertaram de tal abusão e hoje ocupam cargos de grande complexidade e responsabilidade no meio privado e público. Em nossa sociedade, é comum encontrarmos mulheres desempenhando cargos de presidências em empresas, associações, ongs, escolas, etc. Até mesmo na política, as quais eram impedidas de exercer o direito político. As mulheres estão conquistando cada vez mais seus espaços e exercendo o poder, muitas vezes delegado com exímia e competência. Além de todos esses cargos e funções exercidas, grande parte destas mulheres ainda acumula deveres em sua casa como: cuidar do lar, dos filhos e da família.



4ª MÚSICA – 8º ANO (A e B)
Respeita as mina
Short, esmalte, saia, mini blusa, brinco, bota de camurça e o batom? Tá combinando!
Uma deusa, louca, feiticeira, alma de guerreira, sabe que sabe e já chega sambando!
Calça o "tenizin" se tiver a fim, toda toda swag, do hip hop ao reggae
Não faço pra buscar aprovação alheia
Se fosse pra te agradar, a coisa tava feia
Então mais atenção com a sua opinião!
Quem entendeu levanta a mão!

Respeita as mina!
Toda essa produção não se limita a você!
Já passou da hora de aprender: que o corpo é nosso, nossas regras, nosso direito de ser!
Respeita as mina!
Toda essa produção não me limita a você!
Já passou da hora de aprender que o corpo é nosso, nossas regras, nosso direito de ser!

Sim, respeito é bom! Bom, flores também são. Mas não quando são dadas só no dia 08/03
Comemoração não é bem a questão. Dá uma segurada e aprende outra vez!
Saio e gasto um "dim", sou feliz assim, me viro, ganho menos e não perco um "rolezin"
Cê fica em choque por saber que eu não sou submissa e quando eu tenho voz cê grita:
"Ah lá a feminista!"
Não aguenta a pressão, arruma confusão
Para que tá feio, irmão!

Respeita as mina!
Toda essa produção não me limita a você
Já passou da hora de aprender que o corpo é nosso, nossas regras, nosso direito de ser
Respeita as mina!
Toda essa produção não me limita a você
Já passou da hora de aprender que o corpo é nosso, nossas regras, nosso direito de ser

Não leva na maldade não, não lutamos por inversão
Igualdade é o "x" da questão, então aumenta o som!
Em nome das Marias, Quitérias, da Penha Silva
Empoderadas, revolucionárias, ativistas
Deixem nossas meninas serem super heroínas,
Pra que nasça uma Joana D´arc por dia!
Como diria Frida: "Eu não me Kahlo!"
Junto com o bonde, saio pra luta e não me abalo.
O grito antes preso na garganta já não me consome
É pra acabar com o machismo e não pra aniquilar os homens!
Quero andar sozinha porque a escolha é minha,
Sem ser desrespeitada e assediada a cada esquina
Que possa soar bem correr como uma menina,
Jogar como uma menina, dirigir como uma menina, ter a força de uma menina.
Se não for por mim, mude por sua mãe ou filha!

Respeita as mina!
Toda essa produção não me limita a você
Já passou da hora de aprender que o corpo é nosso, nossas regras, nosso direito de ser
Respeita as mina!
Toda essa produção não me limita a você
Já passou da hora de aprender que o corpo é nosso, nossas regras, nosso direito de ser

(Kell Smith)


PARA ANÁLISE da música:

Kell Smith vem ganhando popularidade no cenário musical e usado sua voz para empoderar mulheres. Nessa música ela faz referência a vários nomes importantes na história, mostrando que a luta atual é por todas elas.

01) Justifique o título da canção: 
02) No primeiro verso da música aparece uma certa cobrança feminina. Qual é ela? O que você pensa a respeito disso?
03) A parte que aparece em negrito na primeira estrofe faz uma intertextualidade com uma música antiga da cantora Rosana. Vocês conhecem:
04) Que forte crítica é feita no primeiro verso da terceira estrofe? Justifique sua resposta:
05) Quando uma mulher geralmente é rotulada de "feminista"? O que é ser, de fato, feminista?
06) Copie da música versos que revelam que as mulheres não querem superioridade e sim igualdade:
07) Quais mulheres foram citadas no texto como exemplos? Se não as conhece deve conhecer. Se conhece alguma faça um breve relato.
 08) Explique os versos em negrito na sexta estrofe:
09) De que forma são utilizadas, em geral, as expressões "como uma menina" e afins? O que a música propõe de diferente?
10) Que mensagem a música transmite? 



5ª e 6ª MÚSICAS – 9º ANO

Vamos também trabalhar com a música de Ataulfo Alves, "Ai que saudade de Amélia", e "Desconstruindo Amélia" com Pitty para que os alunos percebessem melhor o diálogo (intertextualidade) entre as duas músicas! 
Atividade- 2 - "Ai, que saudade da Amélia"
Nesta primeira atividade, analisaremos duas músicas, as quais versam sobre a condição da mulher chamada "Amélia", no Brasil.
o   Para ler uma breve biografia de Ataulfo Alves, use este link: http://www.mpbnet.com.br/musicos/ataulfo.alves/. Acesso em 10 de dezembro de 2011
o   http://www.youtube.com/watch?v=XDtAUiTRzac. Acesso em 10 de dezembro de 2011

 Música 1 - "Ai, que saudade da Amélia" com Ataulfo Alves
Esta música foi lançada em 1942, sendo uma das mais executadas composições de Ataulfo Alves.
LETRA


Nunca vi fazer tanta exigência
Nem fazer o que você me faz
Você não sabe o que é consciência
Não vê que eu sou um pobre rapaz

Você só pensa em luxo e riqueza
Tudo o que você vê, você quer
Ai meu Deus que saudade da Amélia
Aquilo sim que era mulher

As vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado dizia
Meu filho o que se há de fazer

Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia que era a mulher de verdade

Uma curiosidade é que a personagem tema do samba de fato existiu. Amélia era uma antiga empregada da cantora Araci de Almeida e de seu irmão, o baterista Almeidinha. O baterista interrompia qualquer conversa em que o tema fosse mulher para falar da empregada. “Ah! A Amélia! Aquilo sim é que era mulher! Lavava, passava, engomava, cozinhava, apanhava e não reclamava.”
PARA ANÁLISE da música:
01) Copie da canção trechos que confirmam que Amélia virou um sinônimo de mulher amorosa, passiva e serviçal:

02) Explique, com base nos trechos transcritos na questão anterior, o que faz com que Amélia seja vista dessa forma:

03) Esta música foi escrita em 1942. No que a mulher atual difere, basicamente, de Amélia? Você acha isso bom ou ruim? Comente: 

04) Copie da canção duas interjeições, dizendo que sentimento ou emoção elas expressam:

07) Que mensagem podemos extrair desse texto?

08) Você gostaria de ser uma Amélia? Por quê? / Você gostaria de TER uma Amélia em sua vida? Por quê?

09) Que crítica se faz à outra mulher, que é comparada à Amélia? Você concorda com ela? Comente:

                  


Música 2- "Desconstruindo Amélia" com Pitty
Esta música foi composta pela cantora Pitty, nascida na Bahia. Assistiremos ao videoclipe oficial da música.
A cantora brasileira Pitty também foi uma que falou sobre os estereótipos que a sociedade aplica às mulheres e resolveu contar a história de uma que resolveu mudar as coisas, além de abordar a diferença de salários entre homens e mulheres.
Amélia é sinônimo da mulher recatada e do lar. Nessa canção Pitty desmistifica esse padrão, contando a história da Amélia que resolveu virar o jogo e ser dona de si.

 



 Desconstruindo Amélia      Pitty e Martin



Já é tarde, tudo está certo
Cada coisa posta em seu lugar
Filho dorme, ela arruma o uniforme
Tudo pronto pra quando despertar
O ensejo a fez tão prendada
Ela foi educada pra cuidar e servir
De costume esquecia-se dela
Sempre a última a sair
Disfarça e segue em frente
Todo dia, até cansar
E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa,
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar
Nem serva, nem objeto
já não quer ser o outro
hoje ela é um também
A despeito de tanto mestrado
Ganha menos que o namorado
E não entende o porquê
Tem talento de equilibrista
ela é muitas, se você quer saber
Hoje aos trinta é melhor que aos dezoito
Nem Balzac poderia prever
Depois do lar, do trabalho e dos filhos
Ainda vai pra night ferver
Disfarça e segue em frente
Todo dia, até cansar
E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa,
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar
Nem serva, nem objeto
já não quer ser o outro
hoje ela é um também.



PARA ANÁLISE da música:
01)Justifique o título da canção, explicando a intertextualidade presente nele com uma outra canção muito famosa que cita o nome Amélia: 
02)Até que estrofe há um diálogo com a música do Ataulfo Alves? O que isso revela? Resuma, com suas palavras, como a mulher era vista: 
03)Onde há, no texto, uma espécie de "basta" nesse papel que é imposto à mulher? O que ela resolve fazer? 
04)O que significa a expressão "virar a mesa"?  Explique:
05)O que significa o verso "Nem serva, nem objeto"? Justifique sua resposta:
06)Explique a importância do verso "Hoje ela é um também" para o contexto da música: 
07) Transcreva do texto verso(s) que denuncia(m) um problema de machismo, que, infelizmente, ainda é bem comum em nossa sociedade: 
08) Como resolver o problema apontado na questão anterior? 
09) O que significa ter "talento de equilibrista"? Comente: 
10) O que significa o verso "Ela é muitas"? Você concorda com isso? 
11) No que a mulher poderia ser melhor com trinta do que com dezoito? Cite 3 (três) vantagens e 3 (três) desvantagens: 
12) Transcreva da canção uma passagem que comprova que, mesmo dando conta de vários afazeres, ela ainda consegue ter pique para se divertir:
13) Que mensagem a música lhe transmitiu? O que você aprendeu com ela?
14) Elabore UM parágrafo dissertativo-argumentativo sobre as várias funções que a mulher ainda exerce na sociedade:















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