IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES
O ser humano evoluiu à medida que foi dominando e educando as próprias
emoções, colocando-as a serviço do
desenvolvimento de sua inteligência intrapessoal e interpessoal, através das
habilidades de relacionamento consigo mesmo e de relacionamento com outras
pessoas. Portanto, nessa evolução contínua, as emoções são
importantes em diversos aspectos da vida humana, tais como:
·
Sobrevivência: nossas emoções foram
desenvolvidas naturalmente ao longo de milhões de anos de evolução. Como
resultado, nossas emoções possuem o potencial de nos servir como um sofisticado
e delicado sistema interno de orientação. Nossas emoções nos alertam quando as
necessidades humanas naturais não são encontradas. Por exemplo, quando nos
sentimos sós, nossa necessidade é encontrar outras pessoas. Quando nos sentimos
receosos, nossa necessidade é por segurança. Quando nos sentimos rejeitados,
nossa necessidade é por aceitação.
·
Tomadas de decisão:
nossas emoções são uma fonte valiosa de informação. Nossas emoções nos ajudam a
tomar decisões. Os estudos mostram que, quando as conexões emocionais de uma
pessoa estão danificadas no cérebro, ela não pode tomar nem mesmo as decisões
simples. Por quê? Porque não sentirá nada sobre suas escolhas.
·
Ajuste de limites: quando nos sentimos
incomodados com o comportamento de uma pessoa, nossas emoções nos alertam. Se
nós aprendermos a confiar em nossas emoções e sensações, isto nos ajudará a
ajustar nossos limites que são necessários para proteger nossa saúde física e
mental.
·
Comunicação: nossas emoções nos
ajudam a nos comunicar com os outros. Nossas expressões faciais, por exemplo,
podem demonstrar uma grande quantidade de emoções. Com o olhar, podemos
sinalizar que precisamos de ajuda. Se formos também verbalmente hábeis, juntamente
com nossas expressões teremos uma possibilidade maior de melhor expressar
nossas emoções. Também é necessário que sejamos eficazes para escutar e
entender os problemas dos outros.
·
União: nossas emoções são, talvez, as maiores fontes
potenciais capazes de unir todos os membros da espécie humana. Claramente, as
diferenças, religiosa, cultural e política não permitem isto, apesar de as
emoções serem “universais”.
As emoções mais comuns são:
IRA:
revolta, ressentimento, raiva, indignação, vexame, animosidade, aborrecimento,
irritabilidade, ódio;
TRISTEZA:
sofrimento, mágoa, desânimo, melancolia, autopiedade, solidão, desamparo,
desespero e depressão;
MEDO:
ansiedade, apreensão, nervosismo, preocupação, consternação, cautela,
escrúpulo, inquietação, pavor, susto,terror, pânico;
PRAZER:
felicidade, alegria, alívio, contentamento, diversão, orgulho, emoção,
gratificação, satisfação, bom humor, euforia e mania;
AMOR:
aceitação, amizade, confiança, afinidade, dedicação, adoração e paixão;
SURPRESA:
choque, espanto, pasmo e maravilha;
NOJO:
desprezo, desdém, antipatia, aversão, repugnância e repulsa;
VERGONHA:
culpa, vexame, mágoa, remorso, humilhação, arrependimento, mortificação e
contrição.
COMO LIDAR MELHOR COM SUAS EMOÇÕES
AUTOCONSCIÊNCIA
EMOCIONAL
·
Melhorar no relacionamento e designação das
próprias emoções;
·
Possuir uma maior capacidade de entender as causas
dos sentimentos;
·
Diferenciar sentimentos e elos.
CONTROLE
DAS EMOÇÕES
·
otimizar a tolerância a frustação e controle da
raiva;
·
diminuir as ofensas verbais e brigas no cotidiano;
·
maior capacidade de expressar adequadamente a
raiva, sem brigar;
·
diminuir o comportamento agressivo ou
autodestrutivo;
·
vivenciar mais sentimento positivo sobre si mesmo;
·
lidar melhor com a tensão;
·
vivenciar menos solidão e ansiedade social.
CANALIZAR
POSITIVAMENTE AS EMOÇÕES
·
maior comunicabilidade;
·
maior capacidade de se concentrar na tarefa
imediata e prestar atenção;
·
menos impulsividade, maior autocontrole.
EMPATIA
·
maior capacidade de agregar a perspectiva do outro;
·
melhor empatia e sensibilidade aos sentimentos de
outros;
·
melhor capacidade de ouvir os outros.
LIDAR
COM RELACIONAMENTOS
·
maior capacidade de analisar e compreender os
relacionamentos;
·
melhor a solução de problemas em relacionamentos;
·
mais preocupado e atencioso com as pessoas;
·
mais cooperativo e prestativo com as pessoas;
·
mais
democrático no lidar com os outros.
Bibliografia
-
Goleman,
Daniel. Livro Ïnteligência Emocional (sem dados completos)
-
–Revista VEJA – edição 1478 de 15/01/97.
-
Escola Viva: programa de pesquisa e apoio escolar:
o tesouro do estudante – São Paulo: Meca, 1998.
Comentários
Postar um comentário