INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
A
inteligência emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si
mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções
para situações apropriadas; motivar pessoas, ajudando-as a liberar seus
melhores talentos e conseguir seu engajamento em objetivos de interesses
comuns. (Gilberto Vitor).
Até pouco tempo atrás o
sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades
matemáticas e espaciais (QI). Mas o psicólogo Daniel Goleman com seu livro
“Inteligência Emocional” retoma uma nova discussão sobre o assunto. Segundo, Goleman a melhor maneira de tornar
as pessoas mais inteligentes emocionalmente é começar a educá-las quando ainda são
crianças. Nesta mesma entrevista Goleman afirma que para um adulto melhorar sua
própria inteligência emocional (QE), a
primeira tarefa é desaprender e reaprender, devido ao fato de seus hábitos
emocionais terem sido adquiridos na infância.
Ele traz o conceito de
inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso
de profissionais, chefes, líderes e pais etc.
O sucesso profissional, quer seja o de engenheiro, professor, advogado,
estudante ou vendedor, é definido em 80% pela
inteligência emocional e 20% pelo
QI. Em seu livro “Inteligência Emocional” ele nos traz o seguinte
conceito de Aristóteles. “Qualquer um
pode ficar zangado – isto é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na
intensidade correta, no momento adequado, pelos motivos justos e da maneira
mais apropriada – isto não é fácil.”
A
maioria das situações de trabalho são envolvidas por relacionamentos
entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano,
como afabilidade, compreensão, gentileza, têm mais chances de obter sucesso nas
suas relações intrapessoal e interpessoais e, conseqüentemente, na vida.
Daniel Goleman mapeia a Inteligência
Emocional em cinco áreas de habilidades:
1 – Autoconhecimento
emocional – reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre é a chave da
inteligência emocional. A falta de habilidade em reconhecer nossos verdadeiros
sentimentos deixa-nos à mercê de nossas emoções. Pessoas com esta habilidade
são os melhores pilotos de suas vidas;
2 - Controle Emocional – é a habilidade de
lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os às situações vividas. Pessoas
pobres nesta habilidade afundam constantemente em sentimentos de incerteza,
enquanto aquelas com melhor controle emocional tendem a recuperar-se mais
rapidamente dos reveses e contratempos da vida;
3 – Automotivação – saber
dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se
caminhando sempre em busca de seus objetivos; é
também essencial para manter-se
sempre no controle e para manter a mente criativa na busca de soluções. O
autocontrole emocional, sabendo praticar gratificação prorrogada e confortando
impulsos, favorecerão a aquisição de aperfeiçoamento de todos os tipos. Pessoas
que têm esta habilidade tendem a ser mais produtivas e eficazes, qualquer que
seja seu empreendimento.
4 – Reconhecimento
de emoções em outras pessoas, isto é, empatia, outra habilidade que
constrói autoconhecimento emocional. Esta habilidade permite às pessoas
reconhecer necessidades e desejos de outros, permitindo-lhes relacionamentos
mais eficazes.
5 – Habilidade em relacionamentos interpessoais: a arte do relacionamento é, em grande parte,
a habilidade de gerenciar sentimentos. Esta habilidade é à base de sustentação
de popularidade, liderança e eficiência interpessoal. Pessoas com esta
habilidade são mais eficazes em tudo o que é baseado na interação entre
pessoas. “São estrelas sociais”.
As
três primeiras acima referem-se a Inteligência Intrapessoal. As duas últimas, a
Inteligência interpessoal, explicadas a seguir.
Inteligência
interpessoal é a habilidade de entender outras pessoas; o que as motiva, como
trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas, aceitando-as e convivendo
harmoniosamente com elas. Esta habilidade de relacionamento interpessoal
favorece a vivência de situações que
envolvem outras habilidades, tais como:
- Organização de grupos: é a habilidade
essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços
de um grupo. Não é o poder dado por cargos de chefia, mas a habilidade de
obter do grupo o reconhecimento de liderança e cooperação espontânea;
·
Negociação de soluções: o papel do mediador é
prevenir e resolver conflitos, sua característica é a diplomacia. É aquele que
argumenta e busca entender os pontos de vista alheios;
- Empatia – sintonia pessoal: é a capacidade de,
identificando e entendendo os desejos e sentimentos das pessoas, responder
(reagir) de forma apropriada a canalizá-los ao interesse comum. Capacidade
de motivar, de ajudar pessoas a liberarem seus talentos.
- Sensibilidade social: é a capacidade de
detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas. O conhecimento,
sobre como as pessoas se sentem ou são motivadas ajuda a estabelecer
harmonia interpessoal.
A inteligência intrapessoal é a habilidade de
entender a si mesmo, autoconhecimento. Ela envolve a capacidade de formar um
modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva em todas as
situações vividas ao longo de sua vida, administrando sentimentos e emoções a
favor de seus projetos. É a inteligência da auto-estima.
Comentários
Postar um comentário