INTELIGÊNCIA EMOCIONAL


A inteligência emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; motivar pessoas, ajudando-as a liberar seus melhores talentos e conseguir seu engajamento em objetivos de interesses comuns. (Gilberto Vitor).
         Até pouco tempo atrás o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas e espaciais (QI). Mas o psicólogo Daniel Goleman com seu livro “Inteligência Emocional” retoma uma nova discussão sobre o assunto.  Segundo, Goleman a melhor maneira de tornar as pessoas mais inteligentes emocionalmente é começar a educá-las quando ainda são crianças. Nesta mesma entrevista Goleman afirma que para um adulto melhorar sua própria inteligência emocional (QE),  a primeira tarefa é desaprender e reaprender, devido ao fato de seus hábitos emocionais terem sido adquiridos na infância.
Ele traz o conceito de  inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso de profissionais, chefes, líderes e pais etc.  O sucesso profissional, quer seja o de engenheiro, professor, advogado, estudante ou vendedor, é definido em 80% pela  inteligência emocional e 20% pelo  QI. Em seu livro “Inteligência Emocional” ele nos traz o seguinte conceito de Aristóteles.  “Qualquer um pode ficar zangado –  isto é fácil.  Mas zangar-se com a pessoa certa, na intensidade correta, no momento adequado, pelos motivos justos e da maneira mais apropriada – isto não é fácil.”
 A  maioria das situações de trabalho são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza, têm mais chances de obter sucesso nas suas relações intrapessoal e interpessoais e, conseqüentemente, na vida.
         Daniel Goleman mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:
1Autoconhecimento emocional – reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre é a chave da inteligência emocional. A falta de habilidade em reconhecer nossos verdadeiros sentimentos deixa-nos à mercê de nossas emoções. Pessoas com esta habilidade são os melhores pilotos de suas vidas;
2 - Controle Emocional – é a habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os às situações vividas. Pessoas pobres nesta habilidade afundam constantemente em sentimentos de incerteza, enquanto aquelas com melhor controle emocional tendem a recuperar-se mais rapidamente dos reveses e contratempos da vida;
3Automotivação  saber  dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca de seus objetivos; é  também essencial  para manter-se sempre no controle e para manter a mente criativa na busca de soluções. O autocontrole emocional, sabendo praticar gratificação prorrogada e confortando impulsos, favorecerão a aquisição de aperfeiçoamento de todos os tipos. Pessoas que têm esta habilidade tendem a ser mais produtivas e eficazes, qualquer que seja seu empreendimento.
4Reconhecimento de emoções em outras pessoas, isto é, empatia, outra habilidade que constrói autoconhecimento emocional. Esta habilidade permite às pessoas reconhecer necessidades e desejos de outros, permitindo-lhes relacionamentos mais eficazes.
5Habilidade em relacionamentos interpessoais:  a arte do relacionamento é, em grande parte, a habilidade de gerenciar sentimentos. Esta habilidade é à base de sustentação de popularidade, liderança e eficiência interpessoal. Pessoas com esta habilidade são mais eficazes em tudo o que é baseado na interação entre pessoas. “São estrelas sociais”.
As três primeiras acima referem-se a Inteligência Intrapessoal. As duas últimas, a Inteligência interpessoal, explicadas a seguir.
Inteligência interpessoal é a habilidade de entender outras pessoas; o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas, aceitando-as e convivendo harmoniosamente com elas. Esta habilidade de relacionamento interpessoal favorece a vivência  de situações que envolvem outras habilidades, tais como:
  • Organização de grupos: é a habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo. Não é o poder dado por cargos de chefia, mas a habilidade de obter do grupo o reconhecimento de liderança e cooperação espontânea;
·         Negociação de soluções: o papel do mediador é prevenir e resolver conflitos, sua característica é a diplomacia. É aquele que argumenta e busca entender os pontos de vista alheios;
  • Empatia – sintonia pessoal: é a capacidade de, identificando e entendendo os desejos e sentimentos das pessoas, responder (reagir) de forma apropriada a canalizá-los ao interesse comum. Capacidade de motivar, de ajudar pessoas a liberarem seus talentos.
  • Sensibilidade social: é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas. O conhecimento, sobre como as pessoas se sentem ou são motivadas ajuda a estabelecer harmonia interpessoal.
A inteligência intrapessoal é a habilidade de entender a si mesmo, autoconhecimento. Ela envolve a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo  de forma efetiva e construtiva em todas as situações vividas ao longo de sua vida, administrando sentimentos e emoções a favor de seus projetos. É a inteligência da auto-estima.

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