VOTO É CONSCIÊNCIA – À HORA É DE DECISÃO

UM BOM TEXTO PARA TRABALHAR COM LIDERANÇAS EM SALA DE AULA.

VOTO É CONSCIÊNCIA – À HORA É DE DECISÃO

SER LÍDER

Líder - um ser humano especial, um ser capaz de levar multidões a novos rumos. Desde Moisés, um líder sempre muda ou faz a história; uns para o bem, outros para o mal. Alguns receberam dons, outros são ungidos, mas a maioria se forma.
Líder é uma palavra presente em situações de nossa vida. Liderar não é mandar; não é dirigir, não é fazer o que os outros mandam.Ser líder exige um trabalho consciente.
Um líder não existe sem liderados, pois é através do grupo que ele se faz presente, ele não decide sozinho, mas sempre junto ao grupo.
O líder nunca deve usar o grupo para se proteger, aparecer perante os outros e fazer prevalecer suas idéias.

PARA QUE PRECISAMOS DE LÍDERES?

A maioria das pessoas precisa de orientação desde o nascimento. Mesmo os que nascem com talentos especiais, desenvolvem seu caráter, moldam suas personalidades, aprimoram suas habilidades e elevam suas competências em diversos estágios: no seio da família, nas escolas, nas igrejas, nas comunidades e no trabalho. Em todos esses estágios há sempre a figura de líderes que polarizam as idéias e arregimentam massas, extraindo enorme energia do grupo. Os valores, as crenças, os padrões comportamentais, a busca do conhecimento e as conquistas, transmitidos coletivamente, caracterizam a cultura de um grupo ampliando-se para a sociedade. Nem sempre é evidente, mas a influência de líderes é permanente.
Os pais, os professores, os amigos e os chefes precisam exercer o papel de líderes a todo instante. Quando uma liderança enfraquece, os liderados ficam desnorteados até que apareça um outro líder que coloque nova ordem nas coisas, às vezes até em direção oposta, criando nova força de massa.
Portanto, precisamos de líderes fortes, com valores, idéias e coragem, capazes de influenciar positivamente e com persistência aqueles que não possuem a visão clara para ver as melhorias após as mudanças. O maior cuidado está na seleção de líderes para evitar que os fanáticos, os mentirosos, os falsos, os corruptos e os de mau caráter sejam promovidos ou eleitos. Um líder tem de ser absolutamente íntegro.
Todo grupo precisa de um líder para falar, representar, tomar decisões em benefício do bem estar do próprio grupo que lidera. É, pois, no grupo que ele age e se faz presente.

OS ALICERCES DA LIDERANÇA

Uma vez definido o tipo de líder que queremos, precisamos estabelecer as bases sólidas desse majestoso edifício que virá Ser Líder.
Existem pelo menos doze talentos requeridos como estacas profundas:

Visão
Carisma
Caráter
Responsabilidade
Planejamento
Talento Social
Impulso de Realização
Estabilidade Emocional
Tolerância à Ambigüidade
Capacidade de Decisão
Delegação
Panorama Positivo

Todos esses talentos devem ser intertravados pela integridade e autoconfiança para que uma das escoras não ceda e desestabilize o conjunto.

CARACTERÍSTICAS DO LÍDER

Com sólidos alicerces, nem sempre aparentes, a estrutura se eleva de forma mais perceptível resplandecendo três características: Cabeça, Coração e Coragem. Esse triplo "c" é o início da Competência do Líder.
Cabeça - Rigor intelectual, compreensão da organização e idéias que possam vencer no mercado, e ainda, Habilidade para Conceituar, Conhecimento do Negócio e uma Visão;
Coração - Compaixão, empatia e justiça acrescidas de amor e absoluta franqueza, e ainda, Sinceridade, Integridade e Piedade;
Coragem - Capacidade de fazer os apelos difíceis, assumir posições impopulares, correr riscos e ter autoconfiança para ser simples, e ainda, Realidade, Autoconhecimento, Simplicidade e Velocidade.
Ser honesto
Ser responsável
Ter facilidade de comunicação
Estar aberto às necessidades da turma
Ser criativo e animado
Transmitir segurança à turma
Saber se posicionar diante da turma
Ter um bom relacionamento
Ter boa vontade e querer ser representante da turma
Ser educado
Ter boa iniciativa
Saber admitir erros

Líder Autoritário - aquele que determina as idéias e o que será executado pelo grupo, e isso implica na obediência por parte dos demais. É extremamente dominador e pessoal nos elogios e nas criticas ao trabalho de cada membro do grupo. Muitos condenam esta postura, e acha inválido este tipo de comportamento. Sua origem remonta da Antigüidade. Apesar de este comportamento ser considerado inadequado, o seu uso tem provado certa eficiência em algumas ocasiões, e com certo tipo de pessoas lideradas. Pensemos por exemplo, em um grupo relutante no cumprimento de seus deveres e que não quer colaborar nem assumir responsabilidades.

Líder Democrático - aquele que determina, junto com o grupo, as diretrizes, permitindo o grupo esboçarem as técnicas para alcançar os objetivos desejados. É impessoal e objetivo em suas críticas e elogios. Para ele, o grupo é o centro das decisões. Acreditamos que a ação do líder democrático é de suma importância para o progresso da organização.

Líder Paternalista: faz tudo pelo grupo, mantendo o grupo dependente de si. É como um pai, super bom, que só pensa no bem do grupo. Espera que o procurem para resolver os problemas. Ele ouve os outros, mas faz do seu jeito, desvalorizando a discussão do grupo. Prepara as coisas de antemão, traz tudo pronto.

Líder Liberal-deixa correr: este líder não toma iniciativa. É inseguro, indeciso e desligado. Não dá orientação para os demais membros. Cada um faz o que bem entende. Não decide e nem coordena. Afasta-se do grupo e olha de longe.

FUNÇÕES DO REPRESENTANTE DA TURMA
1. Levantar necessidades e questionamentos da turma e encaminhá-los a quem de direito (direção, coordenação pedagógica, professores...);
2. Manter a turma informada sobre o que acontece na escola: reuniões, pré-conselho, conselho de classe participativo, eventos e outros;
3. Participar ativamente das reuniões e eventos promovidos pela escola;
4. Ser a “ponte de ligação” entre a turma e a escola;
5. Encaminhar sugestões de atividades esportivas, culturais, sociais, para a direção;
6. Auxiliar o trabalho do professor sempre que necessário (material, disciplina da turma, manutenção da limpeza e organização da sala de aula e demais dependências da escola);
7. Acompanhar os alunos que apresentarem algum problema (indisciplina, doença, não cumprimento de atividades e outros).

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