Ser aluno ou ser estudante
Ser aluno ou ser estudante
O que é ser aluno e o que é ser estudante? Ser aluno é ser estudante? Essas palavras são sinônimas? Por que quando falamos, por exemplo, que Fernanda foi aluna do professor Vicente, não podemos também dizer que Fernanda foi estudante de Vicente? Por que casa de estudantes e não casa de alunos? Acho que deu para perceber que há certa diferença entre os sentidos das palavras aluno e estudante.
A etimologia é a seguinte: aluno palavra derivada do latim alere, que significa alimentar, nutrir, crescer, desenvolver, animar, fomentar, criar, sustentar, produzir, fortalecer etc.
E estudante é aquele que não aprende só na sala de aula, para ele, aprender o ABC não basta. Por isso, procura o que deseja para sua vida na escola, sabendo que esta o recolherá, orientará e dirigirá. É também aquele que confere nos mestres o saber, ciente de que eles não o decepcionarão.
Conta-se numa fábula que havia, numa fazenda, uma sociedade entre um porquinho e uma galinha. Os negócios iam bem, quando de repente, os concorrentes começaram a imitá-los e vender seus produtos, de menos qualidade, por preços bem inferiores. A sociedade começou a falir. Num belo dia, a galinha teve uma excelente ideia e contou para o porquinho:
- Galinha – Tive uma ideia para nos salvar, porquinho!
- Porquinho – Qual foi sua ideia?
- Galinha – Vamos vender ovos com bacon...
O porquinho ficou eufórico, saltitante e muito empolgado.
- Porquinho – Excelente ideia galinha, vamos ficar ricos...
Os dois foram descansar para no outro dia começar a colocar em prática a ideia da galinha. Mas, chegado o dia seguinte, o porquinho bem triste encontrou a galinha.
- Galinha – O que foi porquinho? Você estava tão bem ontem. Vamos começar a fazer os ovos com bacon?
- Porquinho – Não, não vamos...
- Galinha – Por que porquinho?
- Porquinho – Para você é fácil, você já coloca os ovos, mas eu terei que doar minha carne para que consigamos o bacon. Não vou fazer isso.
Como o porquinho não quis participar da ideia da galinha para salvar a sociedade, e, desta forma, faliram.
Moral da história: A galinha tinha o compromisso, teve a ideia, estava preocupada, participativa, mas o comprometimento era do porquinho que tinha que se doar para que o compromisso fosse cumprido e o negócio entre eles fosse salvo.
Se trouxermos essa moral para a noção de aluno e estudante, poderíamos dizer que todos os que estão em sala são alunos, estão com o compromisso firmado com o Colégio, com os pais e com a sociedade, pois estão trabalhando com um mestre em sala. Mas, o estudante é aquele que se doa para os estudos, tem sede de aprender. Ser estudante é buscar ser culto, é negar alguns prazeres passageiros hoje, para que no futuro, tenha prazeres mais duradouros e até permanentes. Ser estudante é realizar novos desafios e transpor barreiras para conseguir seus objetivos.
Ser um bom aluno não significa ser um bom estudante, mas se és um bom estudante, serás um bom aluno. O compromisso existe sem o comprometimento, mas o inverso não é verdade. Por isso, lembre-se: “A escada para o sucesso tem seus degraus feitos por compromissos firmados pelo comprometimento com os estudos”.
Márcio Alves.
Comentários
Postar um comentário