GÊNEROS TEXTUAIS


Gêneros textuais e suas características



Nos comunicarmos é algo que parece simples e fácil para qualquer indivíduo, pois se trata de uma agilidade e habilidade que todos têm de usar. Porém, durante este processo que realizamos diariamente e sem uma real consciência não questionamos a sequência de passos que percorremos para conseguir realizar este complexo ato de comunicação.
Gêneros textuais normalmente está associado aos estudos literários, científicos e técnicos diferente dos tipos textuais, a qual é considerada mais simples de ser estudados. Os gêneros textuais contribuem para ordenar e estabilizar atividades comunicativas no nosso dia-a-dia.

Os gêneros textuais discursivos que são divididos em:
Textos Narrativos: A narração é um tipo de gênero literário que é dividido em Romance, Conto, Novela, Crônica, Fábula, Parábola, Lenda e outros. O principal objetivo de um texto narrativo é contar e narrar um fato, fazendo com que este fato sirva de informação, entretenimento e aprendizado, visando sempre o bem-estar do receptor, ou seja, leitor.
Gênero Descritivo: É a ação de descrever algo ou alguém, sendo considerado o ato de narrar, porém minuciosamente, visando sempre os mínimos detalhes, fazendo um retrato distinto e pessoal de alguém ou algo que viu. Para fazer uma boa descrição não é necessário que a mesma seja perfeita, pois ela varia de acordo com o grau de percepção de cada um. Deve-se sempre descrever as cores, a altura, o comprimento, dimensões, características físicas, características psicológicas, tempo, clima, vegetação, peso, textura, localização entre outros.
Gênero Dissertativo/Argumentativo: Dissertação é um texto que tem com principal característica a defesa de ideias e de um ponto de vista do escritos. Para se obter um bom texto dissertativo é necessário manter o mesmo com três partes, sendo a primeira a introdução em que se apresenta a ideia ou até mesmo o ponto de vista que será defendido futuramente, depois verificamos o desenvolvimento ou a argumentação em que se desenvolve o ponto de vista para assim tentar convencer o leito, por isso deve-se utilizar sempre argumentações sólidas com citação de exemplo e fornecimento de dados e, por último encontramos a conclusão em que se dá um final para o texto, sendo coerente com o desenvolvimento e todos os argumentos que foram apresentados. Nesta parte se dá a apresentação da sua defesa de ideias e de seu ponto de vista, não se esquecendo da estrutura desde gênero textual.

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ATIVIDADE1: PESQUISANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS
Objetivos: Analisar e classificar os gêneros: bilhete, anúncio, folheto informativo e receita.
1.1.    Análise dos gêneros textuais
Leve para sala de aula os seguintes gêneros textuais: bilhete, anúncio, folheto informativo e receita. Em roda, leia e explore todos eles.
 Indicamos abaixo de cada texto as perguntas que podem ser feitas:


FOLHETO INFORMATIVO: 


Retirado do site:http://1.bp.blogspot.com/_KP42VxyXK0k/Suc0KLfDGpI/AAAAAAAAABI/PuWp75f-HtE/s1600-h/folheto-do-projeto-adote-um-copo-dagua.jpg


















Perguntas:
  • Que desenhos têm neste texto?
  • O que o caneco está falando?
  • E na plaquinha do outro caneco, o que está escrito?
  • Vamos ler o restante do texto?
  • Por que vocês acham que o copinho está pedindo para ser adotado?
  • O que se espera que as pessoas façam ao ler esse folheto?
  • Onde este texto pode ser encontrado?   
Ao final, explique que esse tipo de texto se chama folheto e serve para informar à população  o que ela deve fazer em relação a determinado assunto.
Em seguida, faça um mural na sala, o divida em quatro partes, escreva FOLHETOS e cole esse exemplar.   


ANÚNCIO
Perguntas:
  • Qual a foto que está no texto?
  • Qual o o título do texto?
  • Quem deve ter escrito o texto?
  • Para que ele foi escrito?
  • Vamos ler o restante do texto?
  • Por que o anunciante informou as características do animal e forneceu seus telefones?   
Ao final, explique aos alunos que esse tipo de texto se chama anúncio e serve para anunciar um fato à população: serviço, emprego etc.

Em seguida, registre o nome ANÚNCIOS e cole o exemplar .


RECEITA


Suco de limão

 Ingredientes:

2 limões
1 colher de sopa de açúcar
2 dedos de leite
1 litro de água gelada   

 Modo de fazer:
Descascar os limões e  tirar as sementes.
Colocar no liquidificador junto com os outros ingredientes
Bater e em seguida coar.                                            



XXXX
Retirado do site: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/7116-suco-de-limao-facil.html
Perguntas:
  • Qual o título do texto?
  • Vamos ler o texto?
  • Qual o seu assunto?
  • Para que ele serve?
  • O texto é dividido em duas partes. Quais são elas?
  • Onde o texto pode ser encontrado?   
 Ao final, explique aos alunos que esse tipo de texto se chama receita e serve para preparar um alimento.

 Em seguida, registre o nome RECEITAS e cole o exemplar.   


BILHETE  



Perguntas:
  • Vamos ler o texto?
  • Quem o escreveu? O que ele disse?
  • Para quem o texto foi escrito?
  • Por que Rafael escreveu este texto?
  • Como é chamado esse tipo de texto?
  • Onde o texto pode ser encontrado?    
Ao final, os alunos deverão entender o que é um bilhete e para que ele serve. Em seguida, cole o exemplar na última parte do mural, abaixo do título BILHETES.        

APLICANDO NOSSOS CONHECIMENTOS  


Objetivos: Produzir os gêneros textuais trabalhados                        
 Agora que os aprendizes já conhecem um pouco mais sobre esses gêneros, sugerimos que você planeje situações em que eles possam produzi-los. Abaixo, oferecemos algumas orientações:

a)    Produção do folheto informativo.
 Selecione uma questão que a escola esteja vivenciando ou que a sua turma tenha estudado. Ex: lixo no pátio, desperdício de merenda, higiene etc. Incentive os alunos a elaborarem um folheto informando à comunidade escolar como se deve proceder para resolver esses problemas. É importante ler para a turma o folheto já trabalhado. Ele deverá servir de modelo. 
Você pode perguntar:
  • O que falaremos para as pessoas nesse folheto?
  •  Nós usaremos desenhos?
  • As letras devem ser grandes ou pequenas?   
 Os alunos elaborarão o folheto oralmente, enquanto você o registra no quadro. Em seguida, o copiarão no caderno, observando os aspectos gráficos da língua: segmentação entre as palavras, letras maiúsculas etc. 
Ao final, você poderá digitar o folheto e imprimir várias cópias para que as crianças as distribuam na escola.
b)  Produção do bilhete, da receita e do anúncio.
A produção desses três gêneros textuais pode ser feita de forma integrada. Sugerimos as seguintes intervenções:
  • Convide a turma para escrever um bilhete aos familiares. Seu objetivo será perguntar se os alunos têm parentes que produzem salgados, bolos ou sucos para venda. Em caso positivo, esse parente seria convidado para produzir, junto com as crianças, uma de suas receitas. 
  • Durante a realização da receita, peça aos alunos que prestem atenção nos ingredientes usados e no modo de fazer. Em sala, oriente uma escrita coletiva da receita. Antes de iniciá-la, leia para turma a receita estudada e relembre quais são os elementos que esse texto deve trazer. Relembre também os ingredientes e o modo de fazer da receita que prepararam. Durante a escrita, os alunos poderão elaborar o texto oralmente, enquanto você o registra no quadro. Depois, poderão copiá-lo em uma folha avulsa e levá-lo para casa. 
  • Em outro dia, a turma deverá elaborar um anúncio do produto alimentício feito. Para isso, deverá ter como exemplo o anúncio estudado nesta sequência didática. Chame atenção para os elementos desse gênero textual: pequena descrição do produto, nome e telefone da pessoa que o faz e preço. Sugerimos que a produção seja feita coletivamente.  Você poderá registrá-la em um cartaz e colá-la em um local público, a ser decidido pela turma.

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