GÊNEROS TEXTUAIS
Gêneros textuais e suas características
Nos comunicarmos é algo que
parece simples e fácil para qualquer indivíduo, pois se trata de uma agilidade
e habilidade
que todos têm de usar. Porém, durante este processo que realizamos diariamente
e sem uma real consciência não questionamos a sequência de passos que
percorremos para conseguir realizar este complexo ato de comunicação.
Gêneros
textuais normalmente está associado aos estudos literários, científicos e
técnicos diferente dos tipos textuais, a qual é considerada mais simples de ser
estudados. Os gêneros textuais contribuem para ordenar e estabilizar atividades
comunicativas no nosso dia-a-dia.
Os
gêneros textuais discursivos que são divididos em:
Textos Narrativos: A narração é
um tipo de gênero
literário que é dividido em Romance, Conto, Novela, Crônica, Fábula, Parábola,
Lenda e outros. O principal objetivo de um texto narrativo é contar e narrar um
fato, fazendo com que este fato sirva de informação, entretenimento e
aprendizado, visando sempre o bem-estar do receptor, ou seja, leitor.
Gênero Descritivo: É a ação de
descrever algo ou alguém, sendo considerado o ato de narrar, porém
minuciosamente, visando sempre os mínimos detalhes, fazendo um retrato distinto
e pessoal de alguém ou algo que viu. Para fazer uma boa descrição não é
necessário que a mesma seja perfeita, pois ela varia de acordo com o grau de
percepção de cada um. Deve-se sempre descrever as cores,
a altura, o comprimento, dimensões, características físicas, características
psicológicas, tempo, clima, vegetação, peso, textura, localização entre outros.
Gênero
Dissertativo/Argumentativo: Dissertação é um texto que tem com principal
característica a defesa de ideias e de um ponto de vista do escritos. Para se
obter um bom texto dissertativo é necessário manter o mesmo com três partes,
sendo a primeira a introdução em que se apresenta a ideia ou até mesmo o ponto
de vista que será defendido futuramente, depois verificamos o desenvolvimento
ou a argumentação em que se desenvolve o ponto de vista para assim tentar
convencer o leito, por isso deve-se utilizar sempre argumentações sólidas com
citação de exemplo e fornecimento de dados e, por último encontramos a conclusão
em que se dá um final para o texto, sendo coerente com o desenvolvimento e
todos os argumentos que foram apresentados. Nesta parte se dá a apresentação da
sua defesa de ideias e de seu ponto de vista, não se esquecendo da estrutura
desde gênero textual.
http://www.dicasgratisbrasil.com/generos-textuais-e-suas-caracteristicas/
ATIVIDADE1: PESQUISANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS
Objetivos: Analisar e classificar os gêneros: bilhete, anúncio, folheto informativo e receita.
1.1.
Análise dos gêneros textuais
Leve para sala de aula
os seguintes gêneros textuais: bilhete, anúncio, folheto informativo e receita.
Em roda, leia e explore todos eles.Indicamos abaixo de cada texto as perguntas que podem ser feitas:
FOLHETO
INFORMATIVO:
Retirado do site:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHmzxZBg-q58dSNh0uPJWv7JlKRkRHMaW_Zbk6uaw3u3LwO3kim3uZB6xhQ7d-Z3ftnB1mVssl-bszbPqWKaakAHVleCx57EJHOG2YSZUGeLdmEO-MrJoAQ38SSO8QlnSiEECk5ZKaYlE/s1600-h/folheto-do-projeto-adote-um-copo-dagua.jpg
Perguntas:
- Que desenhos têm neste
texto?
- O que o caneco está falando?
- E na plaquinha do outro
caneco, o que está escrito?
- Vamos ler o restante do
texto?
- Por que vocês acham que o
copinho está pedindo para ser adotado?
- O que se espera que as
pessoas façam ao ler esse folheto?
- Onde este texto pode ser
encontrado?
Em seguida, faça um mural na sala, o divida em quatro partes, escreva FOLHETOS e cole esse exemplar.
ANÚNCIO
Perguntas:
- Qual a foto que está no
texto?
- Qual o o título do texto?
- Quem deve ter escrito o
texto?
- Para que ele foi escrito?
- Vamos ler o restante do
texto?
- Por que o anunciante
informou as características do animal e forneceu seus telefones?
Ao
final, explique aos alunos que esse tipo de texto se chama anúncio e serve para
anunciar um fato à população: serviço, emprego etc.
Em seguida, registre o nome ANÚNCIOS e cole o exemplar .
RECEITA
Suco de limão
Ingredientes:
2 limões
1 colher de sopa de açúcar
2 dedos de leite
1 litro de água gelada
Modo de fazer:
Descascar os limões e tirar as sementes.
Colocar no liquidificador junto com os outros ingredientes
Bater e em seguida coar.
Ingredientes:
2 limões
1 colher de sopa de açúcar
2 dedos de leite
1 litro de água gelada
Modo de fazer:
Descascar os limões e tirar as sementes.
Colocar no liquidificador junto com os outros ingredientes
Bater e em seguida coar.
XXXX
Retirado do site: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/7116-suco-de-limao-facil.htmlPerguntas:
- Qual o
título do texto?
- Vamos ler o
texto?
- Qual o seu
assunto?
- Para que ele
serve?
- O texto é
dividido em duas partes. Quais são elas?
- Onde o texto
pode ser encontrado?
Em seguida, registre o nome RECEITAS e cole o exemplar.
BILHETE
Perguntas:
- Vamos ler o texto?
- Quem o escreveu? O que ele
disse?
- Para quem o texto foi
escrito?
- Por que Rafael escreveu este
texto?
- Como é chamado esse tipo de
texto?
- Onde o texto pode ser
encontrado?
APLICANDO NOSSOS CONHECIMENTOS
Objetivos:
Produzir os gêneros textuais trabalhados
Agora
que os aprendizes já conhecem um pouco mais sobre esses gêneros, sugerimos que
você planeje situações em que eles possam produzi-los. Abaixo, oferecemos
algumas orientações:
a) Produção
do folheto informativo.
Selecione
uma questão que a escola esteja vivenciando ou que a sua turma tenha estudado.
Ex: lixo no pátio, desperdício de merenda, higiene etc. Incentive os alunos a
elaborarem um folheto informando à comunidade escolar como se deve proceder
para resolver esses problemas. É importante ler para a turma o folheto já
trabalhado. Ele deverá servir de modelo.
Você
pode perguntar:
- O
que falaremos para as pessoas nesse folheto?
- Nós
usaremos desenhos?
- As
letras devem ser grandes ou pequenas?
Os
alunos elaborarão o folheto oralmente, enquanto você o registra no quadro. Em
seguida, o copiarão no caderno, observando os aspectos gráficos da língua:
segmentação entre as palavras, letras maiúsculas etc.
Ao
final, você poderá digitar o folheto e imprimir várias cópias para que as
crianças as distribuam na escola.
b) Produção
do bilhete, da receita e do anúncio.
A
produção desses três gêneros textuais pode ser feita de forma integrada. Sugerimos
as seguintes intervenções:
- Convide a turma para escrever um bilhete aos
familiares. Seu objetivo será perguntar se os alunos têm parentes que
produzem salgados, bolos ou sucos para venda. Em caso positivo, esse
parente seria convidado para produzir, junto com as crianças, uma de suas
receitas.
- Durante a realização da receita, peça aos alunos
que prestem atenção nos ingredientes usados e no modo de fazer. Em sala,
oriente uma escrita coletiva da receita. Antes de iniciá-la, leia para
turma a receita estudada e relembre quais são os elementos que esse texto
deve trazer. Relembre também os ingredientes e o modo de fazer da receita
que prepararam. Durante a escrita, os alunos poderão elaborar o texto
oralmente, enquanto você o registra no quadro. Depois, poderão copiá-lo em
uma folha avulsa e levá-lo para casa.
- Em outro dia, a turma deverá elaborar um anúncio do produto alimentício feito. Para isso, deverá ter como exemplo o anúncio estudado nesta sequência didática. Chame atenção para os elementos desse gênero textual: pequena descrição do produto, nome e telefone da pessoa que o faz e preço. Sugerimos que a produção seja feita coletivamente. Você poderá registrá-la em um cartaz e colá-la em um local público, a ser decidido pela turma.
Comentários
Postar um comentário