Atividade Didática Utilizando Mídia Impressa.


CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA  MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

CICLO BÁSICO (OFERTA 3)

eproinfo@www.eproinfo.mec.gov.br
NTM – Núcleo de Tecnologia Educacional - Itabuna
PROFESSOR TUTOR   Oldair  José Souza Santos
CURSISTACristiane Fernandes dos Santos


Tema - Trabalho Final Mídia Impressa.
Subtema: Atividade Didática Utilizando Mídia Impressa.

1.      Tema da proposta:

ESTRUTURA CURRICULAR
Modalidade
Componente curricular
Tema

EJA II
LÍNGUA PORTUGUESA,
Jornal: impresso e Jornal digital – suas características.
REDAÇÃO,

HISTÓRIA
História e curiosidade sobre o Jornal
http://www.infoescola.com/comunicacao/historia-e-curiosidade-sobre-o-jornal/
2.     OBJETIVOS

2.1.          OBJETIVO GERAL
   Mediar a análise, produção e divulgação de um jornal digital escolar.
2.2.          OBJETIVOS ESPECÍFICOS
l  Elevar o nível de aprendizagem do alunado, nas diversas áreas do conhecimento priorizando a leitura, interpretação e a escrita como fonte de formação e informação
l Estabelecer o contato dos alunos com a riqueza de assuntos dos jornais.
l  Estimular de forma criativa, a formação do hábito de leitura e escrita, explorando a intertextualidade através de textos orais e escritos nas diversas disciplinas.
l  Promover em sala de aula a prática de produção de textos, favorecendo o desenvolvimento do aluno no que se refere ao domínio ativo da linguagem oral e escrita.
l Gerar troca de idéias e discussões entre alunos e professores envolvidos no projeto.
l Aprofundar o conhecimento dos jornais através do estudo dos cadernos e seções que o compõem.
l Proporcionar contato com diferentes jornais digitais.
l Utilizar a leitura do jornal como informação e lazer;
l Valorizar a produção escrita do aluno;
l Identificar a linguagem usada no jornal, para o acesso de todos os leitores;
l Divulgar os acontecimentos da escola e da comunidade.
3.     PÚBLICO A SER ENVOLVIDO:

Alunos da Educação de Jovens e Adultos – analíticos e produtores de mídias no ambiente escolar.

4.     MÍDIAS A SEREM UTILIZADAS

Textos informativos sobre o jornal: sua história, elementos e seções que compõem e caracterizam um jornal;
Jornal (mídia impressa), para apreciação, leitura, analise das seções que o compõem.
Computador (Internet); data show – Como a escola não dispõe de laboratório o contato com o jornal online será feito através da sua apresentação através do notebook conectado a internet, data show, e dessa forma será proporcionado aos alunos o contato com o jornal digital.
5.     ATORES E PAPÉIS QUE DEVERÃO DESEMPENHAR

l  Professores da turma – aplicadores do projeto; mediadores na análise e produção do jornal, orientadores.
Língua Portuguesa: Daniela Evangelista e Rita Veríssimo
Redação: Jaciara Machado
História: Geová Santana
l  Coordenadora (aluna do curso de Mídias na Educação)– mediadora do projeto na escola.
Cristiane Fernandes dos Santos

6.     DINÂMICA DA ATIVIDADE

Interação entre alunos e professoras através do manuseio, análise e produção de um jornal escolar.
PROPOSTA PRELIMINAR DAS AÇÕES A SEREM REALIZADAS
  1. Leitura de textos
O professor oferecerá textos informativos sobre a história do Jornal, o surgimento da imprensa e a evolução do Jornal e suas primeiras publicações.

  1. Contato e manuseio do jornal
A professora levará para a sala de aula jornais para que os alunos possam manuseá-los, fazendo uma leitura não-direcionada. Esse primeiro contato do aluno com a mídia impressa livre de ler o que o professor indica é muito importante para que a leitura seja prazerosa e a criticidade possa ser desenvolvida através da exposição de opiniões sobre o que foi lido.
  1. Leitura e análise das seções que formam o jornal
O segundo passo é a professora da turma apresentar e nomear todas as seções que compõem o jornal. Para tal atividade, ela pode usar o data show para uma apresentação em slides. Dessa maneira os alunos podem procurar em seus jornais as seções mais facilmente.
  1. Produção escrita, em grupos, das seções de um jornal direcionado à comunidade escolar
Essa etapa consiste em formar equipes de acordo com a preferência pelas seções do jornal. Pode ocorrer de muitos alunos gostarem do horóscopo e do esporte e nenhum preferir a seção policial. Nesse caso, será necessário que a professora elabore uma maneira de que todas as seções do jornal sejam trabalhadas. Formadas as equipes, o próximo passo é a produção escrita, pelos componentes, das suas respectivas seções, relacionando-as com o meio escolar. Por exemplo, os classificados podem ser produzidos a partir de produtos que os alunos da escola queiram vender ou comprar. Para tal atividade já poderá ser utilizado o computador para que os textos sejam digitados no editor de texto (WORD).
  1. Acesso a jornais onlines
Após o contato e análise de jornais impressos é importante que os alunos visitem os sites de alguns jornais do país na versão online para que possam sentir as diferenças ou semelhanças com relação à leitura do noticiário, assim como a disposição das seções que os compõem. Este contato será proporcionado na sala de aula através do notebook conectado a internet e auxiliado pelo data show para apreciação de todos, uma vez que a escola não dispõe de laboratório. Como lição de casa será dada uma lista de sites para acesso em lan house e socialização em sala.
  1. Escolha de um nome para o jornal que será criado
Os alunos deverão escolher um nome para o jornal que será por eles elaborado, para que a página do WIKI, onde se localizarão as seções do jornal, seja criada pela professora cursista.
  1. Apresentação da página do WIKI para a turma
A professora cursista apresentará aos alunos e à professora da turma a página do WIKI, onde será desenvolvimento o jornal, com todas as seções possíveis. Devido a ausência do laboratório o manuseio no WIKI pelos grupos ficará como atividade extra classe, sendo apenas a apresentação feita em sala, através do notebook conectado a internet e com auxilio do data show. O laboratório ofereceria a quebra de barreiras com relação ao uso desta ferramenta.
  1. Produção e divulgação do jornal escolar digital interativo
A produção.
Cada grupo terá, a partir da página inicial do WIKI, uma página destinada à seção do jornal pela qual ficou responsável. Os primeiros textos colocados no WIKI serão aqueles construídos anteriormente, na etapa de digitação. Em seguida qualquer aluno da turma poderá pesquisar acontecimentos e divulgar na página, inclusive os demais alunos da escola terão espaço aberto para postar comentários, levantar questionamentos sobre os assuntos abordados nas seções. A divulgação do jornal para a comunidade escolar será feita reunindo os alunos na área de apresentações (pátio) e passando através do data show, o resultado do trabalho desenvolvido: o jornal da Escola Lourdes Pinillos.
Com relação à periodicidade do jornal, dependerá dos professores da turma em que o mesmo foi construído, assim como dos demais professores que integrarem o projeto a partir da sua divulgação.
7.     PERÍODO DE REALIZAÇÃO

III ª Unidade estudo, elaboração de textos.
IV Unidade divulgação.

8.      CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE

·         A ampliação da visão crítica sobre os temas abordados e a forma em que é apresentada, como também a conscientização das possibilidades de superação de fatos ocorridos na sociedade.
·         Valorização da  função da escrita, onde o educando não escreve para cumprir uma tarefa da escola e sim para apresentar a comunidade o que acontece nela.

9.     REFERÊNCIAS

FARIA, Maria Alice. Como usar o jornal em sala de aula. Contexto: São Paulo, 1999. 162 p.
MARTINS, Maria Cecília. Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação. Módulo Introdutório: Integração de mídias na educação.
MORAN, José Manoel. Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação. Módulo Introdutório: Integração de mídias na educação.




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