Atividade Didática Utilizando Mídia Impressa.
CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
CICLO BÁSICO (OFERTA 3)
eproinfo@www.eproinfo.mec.gov.br
NTM – Núcleo de
Tecnologia Educacional - Itabuna
PROFESSOR TUTOR –
Oldair José Souza Santos
CURSISTA – Cristiane
Fernandes dos Santos
Tema - Trabalho Final Mídia Impressa.
Subtema: Atividade Didática Utilizando Mídia Impressa.
1. Tema da proposta:
ESTRUTURA
CURRICULAR
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Modalidade
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Componente curricular
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Tema
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EJA II
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LÍNGUA PORTUGUESA,
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Jornal:
impresso e Jornal digital – suas características.
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REDAÇÃO,
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HISTÓRIA
|
História e
curiosidade sobre o Jornal
http://www.infoescola.com/comunicacao/historia-e-curiosidade-sobre-o-jornal/
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2. OBJETIVOS
2.1.
OBJETIVO GERAL
Mediar a análise, produção e
divulgação de um jornal digital escolar.
2.2.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
l Elevar o nível de aprendizagem do alunado, nas diversas áreas do
conhecimento priorizando a leitura, interpretação e a escrita como fonte de
formação e informação
l
Estabelecer
o contato dos alunos com a riqueza de assuntos dos jornais.
l Estimular de forma criativa, a formação do hábito de leitura e
escrita, explorando a intertextualidade através de textos orais e escritos nas
diversas disciplinas.
l Promover em sala de aula a prática de produção de textos,
favorecendo o desenvolvimento do aluno no que se refere ao domínio ativo da
linguagem oral e escrita.
l
Gerar
troca de idéias e discussões entre alunos e professores envolvidos no projeto.
l
Aprofundar
o conhecimento dos jornais através do estudo dos cadernos e seções que o
compõem.
l
Proporcionar
contato com diferentes jornais digitais.
l
Utilizar a leitura
do jornal como informação e lazer;
l
Valorizar a produção escrita do aluno;
l
Identificar a
linguagem usada no jornal, para o acesso de todos os leitores;
l
Divulgar os acontecimentos da escola
e da comunidade.
3.
PÚBLICO A SER ENVOLVIDO:
Alunos da Educação de Jovens e Adultos – analíticos e
produtores de mídias no ambiente escolar.
4. MÍDIAS A SEREM UTILIZADAS
Textos informativos sobre o jornal: sua história,
elementos e seções que compõem e caracterizam um jornal;
Jornal (mídia impressa), para apreciação, leitura, analise das seções que o
compõem.
Computador (Internet); data show – Como a escola não dispõe
de laboratório o contato com o jornal online será feito através da sua
apresentação através do notebook conectado a internet, data show, e dessa forma
será proporcionado aos alunos o contato com o jornal digital.
5. ATORES E PAPÉIS QUE DEVERÃO DESEMPENHAR
l
Professores
da turma – aplicadores do projeto; mediadores na análise e produção do jornal,
orientadores.
Língua Portuguesa: Daniela Evangelista e Rita
Veríssimo
Redação: Jaciara Machado
História: Geová Santana
l
Coordenadora
(aluna do curso de Mídias na Educação)– mediadora do projeto na escola.
Cristiane Fernandes dos Santos
6. DINÂMICA DA ATIVIDADE
Interação entre alunos e professoras através do
manuseio, análise e produção de um jornal escolar.
PROPOSTA PRELIMINAR DAS AÇÕES A SEREM REALIZADAS
- Leitura
de textos
O professor oferecerá textos informativos sobre a
história do Jornal, o surgimento da imprensa e a evolução do Jornal e suas
primeiras publicações.
- Contato
e manuseio do jornal
A professora levará para a
sala de aula jornais para que os alunos possam manuseá-los, fazendo uma leitura
não-direcionada. Esse primeiro contato do aluno com a mídia impressa livre de
ler o que o professor indica é muito importante para que a leitura seja
prazerosa e a criticidade possa ser desenvolvida através da exposição de
opiniões sobre o que foi lido.
- Leitura
e análise das seções que formam o jornal
O segundo passo é a
professora da turma apresentar e nomear todas as seções que compõem o jornal.
Para tal atividade, ela pode usar o data show para uma apresentação em slides.
Dessa maneira os alunos podem procurar em seus jornais as seções mais
facilmente.
- Produção
escrita, em grupos, das seções de um jornal direcionado à comunidade
escolar
Essa etapa consiste em
formar equipes de acordo com a preferência pelas seções do jornal. Pode ocorrer
de muitos alunos gostarem do horóscopo e do esporte e nenhum preferir a seção
policial. Nesse caso, será necessário que a professora elabore uma maneira de
que todas as seções do jornal sejam trabalhadas. Formadas as equipes, o próximo
passo é a produção escrita, pelos componentes, das suas respectivas seções,
relacionando-as com o meio escolar. Por exemplo, os classificados podem ser
produzidos a partir de produtos que os alunos da escola queiram vender ou
comprar. Para tal atividade já poderá ser utilizado o computador para que os
textos sejam digitados no editor de texto (WORD).
- Acesso
a jornais onlines
Após o contato e análise de
jornais impressos é importante que os alunos visitem os sites de alguns jornais
do país na versão online para que possam sentir as diferenças ou semelhanças
com relação à leitura do noticiário, assim como a disposição das seções que os
compõem. Este contato será proporcionado na sala de aula através do notebook
conectado a internet e auxiliado pelo data show para apreciação de todos, uma
vez que a escola não dispõe de laboratório. Como lição de casa será dada uma
lista de sites para acesso em lan house e socialização em sala.
- Escolha
de um nome para o jornal que será criado
Os alunos deverão escolher
um nome para o jornal que será por eles elaborado, para que a página do WIKI,
onde se localizarão as seções do jornal, seja criada pela professora cursista.
- Apresentação
da página do WIKI para a turma
A professora cursista
apresentará aos alunos e à professora da turma a página do WIKI, onde será
desenvolvimento o jornal, com todas as seções possíveis. Devido a ausência do
laboratório o manuseio no WIKI pelos grupos ficará como atividade extra classe,
sendo apenas a apresentação feita em sala, através do notebook conectado a
internet e com auxilio do data show. O laboratório ofereceria a quebra de
barreiras com relação ao uso desta ferramenta.
- Produção
e divulgação do jornal escolar digital interativo
A produção.
Cada grupo terá, a partir
da página inicial do WIKI, uma página destinada à seção do jornal pela qual
ficou responsável. Os primeiros textos colocados no WIKI serão aqueles construídos
anteriormente, na etapa de digitação. Em seguida qualquer aluno da turma poderá
pesquisar acontecimentos e divulgar na página, inclusive os demais alunos da
escola terão espaço aberto para postar comentários, levantar questionamentos
sobre os assuntos abordados nas seções. A divulgação do jornal para a
comunidade escolar será feita reunindo os alunos na área de apresentações
(pátio) e passando através do data show, o resultado do trabalho desenvolvido:
o jornal da Escola Lourdes Pinillos.
Com relação à periodicidade
do jornal, dependerá dos professores da turma em que o mesmo foi construído,
assim como dos demais professores que integrarem o projeto a partir da sua
divulgação.
7. PERÍODO DE REALIZAÇÃO
III ª Unidade estudo, elaboração de textos.
IV Unidade divulgação.
8. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE
·
A ampliação da
visão crítica sobre os temas abordados
e a forma em que é apresentada, como
também a conscientização das possibilidades de
superação de fatos ocorridos na sociedade.
·
Valorização da função
da escrita, onde o educando não escreve para cumprir uma
tarefa da escola e sim para apresentar a comunidade o que acontece nela.
9. REFERÊNCIAS
FARIA,
Maria Alice. Como usar o jornal em sala de aula. Contexto: São Paulo,
1999. 162 p.
MARTINS,
Maria Cecília. Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação. Módulo
Introdutório: Integração de mídias na educação.
MORAN,
José Manoel. Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação. Módulo
Introdutório: Integração de mídias na educação.
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