ASA BRANCA - Luiz Gonzaga

 LÍNGUA PORTUGUESA

ASA BRANCA

Luiz Gonzaga


QUANDO OLHEI A TERRA ARDENDO
QUAL FOGUEIRA DE SÃO JOÃO
EU PREGUNTEI A DEUS DO CÉU, AI
POR QUE TAMANHA JUDIAÇÃO
EU PERGUNTEI A DEUS DO CÉU, AI
POR QUE TAMANHA JUDIAÇÃO

QUE BRASEIRO, QUE FORNALHA
NEM UM PÉ DE PLANTAÇÃO
POR FALTA D'ÁGUA PERDI MEU GADO
MORREU DE SEDE MEU ALAZÃO

POR FALTA D'ÁGUA PERDI MEU GADO
MORREU DE SEDE MEU ALAZÃO

ATÉ MESMO A ASA BRANCA
BATEU ASAS DO SERTÃO
DEPOIS EU DISSE, ADEUS ROSINHA
GUARDA CONTIGO MEU CORAÇÃO

DEPOIS EU DISSE, ADEUS ROSINHA
GUARDA CONTIGO MEU CORAÇÃO

HOJE LONGE, MUITAS LÉGUAS
NUMA TRISTE SOLIDÃO
ESPERO A CHUVA CAIR DE NOVO
PRA MIM VOLTAR PRO MEU SERTÃO

ESPERO A CHUVA CAIR DE NOVO
PRA MIM VOLTAR PRO MEU SERTÃO

QUANDO O VERDE DOS TEUS OLHOS
SE ESPALHAR NA PLANTAÇÃO
EU TE ASSEGURO NÃO CHORE NÃO, VIU
QUE EU VOLTAREI, VIU
MEU CORAÇÃO

EU TE ASSEGURO NÃO CHORE NÃO, VIU
QUE EU VOLTAREI, VIU
MEU CORAÇÃO

Compositor: Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira



1.    Qual é o tema dessa música?


a)    O voo da asa branca.
b)   Atriste despedida.
c)    A seca.
d)   O Sertão.


2.   A letra dessa música expressa os seguintes sentimentos:
a)    Tristeza, angústia, medo e esperança.
b)   Alegria, ciúme, vergonha, amor.
c)    Esperança, carinho, ódio, saudade.
d)   Angústia, esperança, raiva, medo.
3.   A música Asa Branca descreve o cenário realista decorrente da seca na região nordeste e dá ideia do processo de:
a)    Migração de pessoas da região nordeste para outras partes do país;
b)   Destruição causada pela seca na região nordeste todos os anos;
c)    Reconhecimento das características naturais da região nordeste;
d)   Crise causada pela seca no Nordeste.
4.   Qual o significado de Asa Branca?
a)    É uma canção de choro regional.
b)   É um tipo de canção de despedida.
c)    É um tipo de roupa usada n Sertão.
d)   É o nome popular de uma ave.
5.   Quantas estrofes e quantos versos temos na canção? 
__________________________________________________________________
6.   Releia a segunda estrofe da canção e diga o que a seca causou na vida da personagem. 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7.   Encontre, na letra da canção, o termo que é uma medida de comprimento utilizado para descrever a que distância o indivíduo está de sua casa.   
____________________________________________________________________
8.   Pesquise qual é a medida de comprimento do termo que você encontrou na questão anterior.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9.   A partida da pomba asa branca é usada na canção para simbolizar a partida da personagem que canta. Como é sentida essa partida pela personagem? 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas