Segue o Seco Marisa Monte
Segue o Seco
Marisa
Monte
A boiada seca
Na enxurrada seca
A trovoada seca
Na enxada seca
Segue o seco sem sacar que o caminho é seco
Sem sacar que o espinho é seco
Sem sacar que seco é o Ser Sol
Sem sacar que algum espinho seco secará
E a água que sacar será um tiro seco
E secará o seu destino seca
Ô chuva vem me dizer
Se posso ir lá em cima prá derramar você
Ó chuva preste atenção
Se o povo lá de cima vive na solidão
Se acabar não acostumando
Se acabar parado e calado
Se acabar baixinho chorando
E se acabar meio abandonado
Pode ser lágrimas de São Pedro
Ou talvez um grande amor chorando
Pode ser o desabotoar do céu
Pode ser um coco derramado
1. Quem
é o compositor da música? ___________________________________________
2. Identifique
a qual ideia o texto nos remete?
____________________________________________________________________________
3. A
qual lugar a autora nos remete? ___________________________________________
4. O
uso em demasia de palavras com ‘s’ e da palavra ‘seca’ propriamente, levam quem
escuta a sentir a secura do sertão. Faz alusão à pobreza, à escassez de chuva e
à miséria que assolam o povo nordestino. Copie um trecho que ilustra esta tese.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. O
texto é construído a partir da repetição dos fonemas consonantais /s/ e /k/,
presentes no vocábulo “seca”. A reiteração desses fonemas surdos reproduz, no
plano sonoro, o aspecto tematizado no texto que é:
a)
( ) A boiada magra.
b)
( ) O predomínio da enxurrada no solo.
c)
( ) O sol forte.
d) (
) Uma sensação de aridez do espaço.
6. Quem
é o povo lá de cima?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. A
autora nos apresenta uma visão do nordeste e do nordestino? Qual é essa visão?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. O
que se espera do aluno é que encontre as várias possibilidades da palavra seco
dispostas repetidamente no texto.
Escreva os versos que caracterizam
cada afirmação abaixo:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. A letra da canção "Segue o seco" assim como “Asa
Branca” fazem referência ao mesmo problema presentes na vida do sertanejo
nordestino por várias gerações. Que papel esses textos cumprem nas diferentes
esferas em que circulam?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Comentários
Postar um comentário