Segue o Seco Marisa Monte


Segue o Seco

Marisa Monte



A boiada seca
Na enxurrada seca
A trovoada seca
Na enxada seca
Segue o seco sem sacar que o caminho é seco
Sem sacar que o espinho é seco
Sem sacar que seco é o Ser Sol
Sem sacar que algum espinho seco secará
E a água que sacar será um tiro seco
E secará o seu destino seca

Ô chuva vem me dizer
Se posso ir lá em cima prá derramar você
Ó chuva preste atenção
Se o povo lá de cima vive na solidão
Se acabar não acostumando
Se acabar parado e calado
Se acabar baixinho chorando
E se acabar meio abandonado
Pode ser lágrimas de São Pedro
Ou talvez um grande amor chorando
Pode ser o desabotoar do céu
Pode ser um coco derramado



1.       Quem é o compositor da música? ___________________________________________
2.       Identifique a qual ideia o texto nos remete?
 ____________________________________________________________________________
3.       A qual lugar a autora nos remete? ___________________________________________

4.       O uso em demasia de palavras com ‘s’ e da palavra ‘seca’ propriamente, levam quem escuta a sentir a secura do sertão. Faz alusão à pobreza, à escassez de chuva e à miséria que assolam o povo nordestino. Copie um trecho que ilustra esta tese.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.       O texto é construído a partir da repetição dos fonemas consonantais /s/ e /k/, presentes no vocábulo “seca”. A reiteração desses fonemas surdos reproduz, no plano sonoro, o aspecto tematizado no texto que é:
a)    (  ) A boiada magra.
b)   (  ) O predomínio da enxurrada no solo.
c)    (  ) O sol forte.
d)   (  ) Uma sensação de aridez do espaço.

6.       Quem é o povo lá de cima?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7.       A autora nos apresenta uma visão do nordeste e do nordestino? Qual é essa visão?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8.       O que se espera do aluno é que encontre as várias possibilidades da palavra seco dispostas repetidamente no texto.
Escreva os versos que caracterizam cada afirmação abaixo:
*      No início do texto o autor classifica o tipo do ambiente em que vive o nordestino, o gado é fraco, o clima é quente, troveja, porém não chove, o solo é árido, infértil, a enxada bate na terra seca impossibilitando o plantio.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
*      Mesmo assim com todas as adversidades do lugar, segue o nordestino, já acostumado com as dificuldades que encontra no decorrer de sua vida, que trabalha por pouco e que tem como destino uma vida de sofrimento, pois toda a sua vida inclusive ele se resume na seca.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
*      Durante a luta de sua vida o nordestino, que tem como característica a fé, busca em uma figura divina a sua força e pede proteção, clamando pela tão sonhada chuva que irá nutrir a terra. Ele também sabe que nenhuma medida concreta é feita pelo seus governantes para aliviar o problema da miséria causada pela seca.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
*      Por fim o nordestino termina seu caminho sem esperança, desolado, cansado, solitário, chorando pelo que podia ter sido a sua vida, ou talvez em busca de uma solução que não está ao seu alcance.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9.       A letra da canção "Segue o seco" assim como “Asa Branca” fazem referência ao mesmo problema presentes na vida do sertanejo nordestino por várias gerações. Que papel esses textos cumprem nas diferentes esferas em que circulam?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________


Comentários

Postagens mais visitadas