UMA ESCOLA EM CRISE
Havia uma certa escola
apelidada de Escola dos Pesadelos. Trabalhar e estudar nela era um verdadeiro
martírio. Os alunos viviam agitados, não se respeitavam, frequentemente se
agrediam. No semestre anterior, um aluno havia ferido outro, deixando-o
paraplégico com uma bala na coluna.
Muitos professores
estavam ansiosos, deprimidos, amedrontados devido ao clima da escola. Os alunos
viviam alienados, ansiosos e irritados. Para muitos, o último lugar em que queriam estar era dentro da
sala de aula. Raramente alguém tinha interesse em aprender.
Estudar, assimilar o
conhecimento, fazer provas era uma chatice insuportável.
Os conflitos eram tão
graves que diariamente se chamava o policiamento.
A escola deixou de ser
um canteiro de paz e se converteu num canteiro de medo.
Nada parecia mudar o
caos dessa escola.
Certa vez, um professor
de física, que deu uma nota baixa para três alunos, foi ameaçado de morte.
Temendo pela sua vida, abandonou a escola. Foi o décimo professor a desistir de
trabalhar na escola no último ano.
UM
NOVO PROFESSOR DE FÍSICA FOI CONTRATADO, ROMANOV. TINHA APENAS 1,55 M DE
ALTURA, ERA FRANZINO, MAGRO E APARENTEMENTE TÍMIDO. AO VÊ-LO, ALGUNS ALUNOS,
COM UM SORRISO SARCÁSTICO, PENSARAM: "COITADO! ESSE NÃO DURA UMA SEMANA.
SE O ANTIGO PROFESSOR, QUE TINHA 1,90 M E ERA MUSCULOSO, NÃO SUPORTOU A AMEAÇA,
ESSE SERÁ FACILMENTE DOMINADO", IMAGINAVAM.
No primeiro dia de
Romanov um grave problema ocorreu. Um aluno agressivo e autoritário, apelidado
de Gigante, colocou a lixeira da sala ao lado da porta para o professor
tropeçar. Romanov entrou eufórico, estava animado em se apresentar, nem olhou
para o chão. O pequeno professor jamais sofreu uma queda tão feia. Quase quebrou
a perna.
A CLASSE NÃO CONTEVE O RISO, EMBORA ALGUNS TIVESSEM PENA DO
MESTRE. ROMANOV LEVANTOU-SE SERENAMENTE, TIROU O PÓ DA CALÇA E MOMENTOS DEPOIS
FITOU A FACE DE TODA A TURMA. NÃO DISSE PALAVRA ALGUMA, MERGULHOU NUM PROFUNDO
SILÊNCIO. NO COMEÇO, NINGUÉM SE AQUIETOU. OS MINUTOS SE PASSARAM E A PLATÉIA
COMEÇOU A FICAR INCOMODADA.
O SILÊNCIO DO NOVO PROFESSOR PENETROU POUCO A POUCO NA MENTE DOS
ALUNOS E OS INQUIETOU. NUNCA VIRAM UMA REAÇÃO COMO ESSA. ESPERAVAM BRONCAS E
SERMÕES, MAS FORAM INUNDADOS POR UM GRITANTE E PERTURBADOR SILÊNCIO. QUINZE
MINUTOS DEPOIS, TODOS ESTAVAM CALADOS.
A GRANDE LIÇÃO
Acalmada a platéia,
Romanov a chocou, soltou uns gritos incompreensíveis, que assustaram a todos os
alunos. Após o choque, ele começou a fazer movimentos com as mãos, como se
fosse um catedrático em artes marciais. Os olhos dos alunos não conseguiam
acompanhar seus movimentos.
De repente, o professor
virou uma cambalhota no ar. Os alunos, atônitos, não acreditaram no que viram,
o espaço parecia tão curto para um movimento tão fantástico.
Parecia um filme.
Finalmente entenderam que estavam diante de um
grande mestre do karatê, um magnífico faixa preta. Romanov já ganhara inúmeras
medalhas em muitas competições.
Treinou os alunos a
lutar e se dominar, era valente, corajoso e admirado. MAS DEIXOU TUDO PARA SER UM PROFESSOR.
E, como professor,
queria treinar seus alunos a pensar sobre dois mundos, o mundo em que estão (o
físico) e o mundo de que são (o psíquico). Após deixar a platéia embasbacada
com sua habilidade, bradou com voz poderosa:
— Quem colocou o cesto do lixo para que
eu tropeçasse?
Gigante se encolheu.
Começou a tremer os lábios. Sua insegurança o denunciou.
Aproximando-se dele,
olhou firmemente nos seus olhos e abalou-o:
— O poder de um ser humano não está na
sua musculatura, mas na sua inteligência. Os fracos usam a força, os fortes
usam a sabedoria. Que tipo de força você tem usado? — perguntou o mestre.
Gigante não respondeu.
O professor perguntou qual era o seu nome. O jovem falou rapidamente. Perguntou
se ele tinha apelido. Ao saber seu apelido, o professor balançou a cabeça e fez
uma pergunta para a classe:
— QUEM AGRIDE OS OUTROS É FRACO OU FORTE?
Romanov ensinava
através da arte da pergunta.
A ARTE DA PERGUNTA ABRIA AS JANELAS DA MENTE DOS ALUNOS E OS FAZIA PENSAR SOBRE
VÁRIOS ÂNGULOS UM MESMO PROBLEMA, DESENVOLVENDO ÁREAS NOBRES DA INTELIGÊNCIA.
QUERIA QUE ELES PENSASSEM DE MANEIRA AMPLA E ABERTA.
Contrariamente ao que
sempre acreditaram, a turma respondeu:
— Quem agride é fraco!
— Então aqueles que promovem guerras e
atos violentos são fracos. Quem usa a agressividade e não a sua inteligência é
frágil. Em seguida, voltou para a classe e acrescentou: — Todavia, para mim o
Gigante não é fraco, mas um grande ser humano. Tenho certeza de que ele tem um
excelente potencial intelectual. Ele precisa somente descobrir esse potencial.
A platéia ficou
paralisada com suas palavras. Atônitos, os estudantes se perguntavam:
"Como ele conseguiu elogiar um aluno do qual todos os professores procuram
manter distância?"
E, dirigindo-se ao Gigante, abriu-lhe a mente.
Disse-lhe:
— Você me machucou, mas para mim você
não é um problema nem um inimigo. Saiba que você não é mais um número na
classe, mas um ser humano especial.
Se você me permitir,
gostaria de conhecê-lo melhor e ter a oportunidade de ser seu amigo. — Em
seguida, estendeu-lhe a mão.
O PEQUENO PROFESSOR TORNOU-SE GRANDE NA PERSONALIDADE DO ALUNO
VIOLENTO, QUE NÃO AMAVA NEM RESPEITAVA NINGUÉM. A IMAGEM DE ROMANOV FOI
ARQUIVADA NOS SOLOS DO INCONSCIENTE DE GIGANTE DE MANEIRA PRIVILEGIADA.
A partir daí, Gigante,
que detestava física, passou a curti-la.
QUEM
AMA SEU MESTRE, AMA A MATÉRIA QUE ELE ENSINA. QUEM NÃO AMA SEU PROFESSOR,
DIFICILMENTE AMARÁ SUAS IDÉIAS. ROMANOV ACREDITAVA NESSA TESE.
Vários
alunos também se comoveram com o episódio. Romanov não tinha apenas
conhecimento lógico sobre física, ele conhecia o território da emoção, por isso
era um professor fascinante, sabia resolver conflitos em sala de aula. Rompeu o
ciclo da agressividade, começou a surpreender e tratar com gentileza seus
agressores.
A ESCOLA DOS PESADELOS COMEÇOU A RECEBER OS RAIOS
SOLARES DOS SONHOS, O SONHO DA SABEDORIA, DA GENEROSIDADE, DA FÉ NA VIDA. A DOR
SE TRANSFORMOU NUM GOLPE DE AMOR NO PEQUENO E INFINITO MUNDO DE UMA SALA DE
AULA.
(TEXTO RETIRADO DO LIVRO DE AUGUSTO CURY:
FILHOS BRILHANTES, ALUNOS FASCINANTES)
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