FICHA PARA DIAGNÓSTICO

ESCOLA: __________________________________________ SÉRIE: _____ TURMA: _______

ALUNO(A): _________________________________________________________________

PROFESSOR(A): ______________________________________________________________


                                          HABILIDADES
ORALIDADE
CONCEITO
AN
AV
    S
Expõe ideias com clareza



Reconta histórias, acontecimentos, notícias ou textos lidos em voz alta;



Narra um acontecimento de forma clara e coerente deixando claro quando, como, e onde aconteceu;



Participa de diversas situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar



Participa dos questionamentos dos textos lidos



Apropria-se progressivamente de novas palavras ampliando o vocabulário



Apresenta opiniões próprias em defesa de suas idéias, durante uma discussão ou debate, aguardando a sua vez de falar



Dá opiniões e faz comentários pessoais sobre assuntos discutidos em sala de aula



ESCRITA


AN
AV
    S
Sabe para que serve a escrita



Representa a escrita ainda que com desenhos, sinais ou rabiscos, sem fazer relação entre fala e escrita;



Percebe a relação entre fala e escrita, utilizando uma letra para cada unidade sonora;



Escreve de forma que se possa ler, ainda que, ainda que não ortograficamente, utilizando o processo alfabético de escrita;



Escreve frases ou textos, separando adequadamente as palavras



Utiliza recursos próprios do texto escrito: maiúscula inicial, ponto final, maiúscula e título;



Rascunha e reescreve seus próprios textos aprimorando-os;



Utiliza a reescrita de textos sem perder de vista as idéias originaisdo autor;



Demonstra possuir algum conhecimento das regras ortográficas, no uso funcional da língua portuguesa;





LEITURA                          
                    CONCEITO
Lê texto atribuindo sentido, apoiando-se na memória e na ilustração;
   AN
    AV
       S
Lê de forma independente texto cujo conteúdo e forma lhe são familiares;



Seleciona textos de acordo com a finalidade da leitura(recrear-se, informar-se etc);



Seleciona dados, informações e idéias dos textos apoiado na ajuda do professor;



Seleciona dados, informações e idéias dos textos  de forma independente;



Executa ações solicitadas  a partir da leitura de instruções;



Identifica as partes do texto lido (título, parágrafo, início, meio e fim);



MATEMÁTICA

    AN
     AV
     S
Compreende o significado do número natural a partir de sua utilização no cotidiano;



Utiliza diferentes estratégias para qualificar elementos de uma coleção;



Conta em escala ascendente e descendente de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco etc, a partir de qualquer número dado;



Realiza leituras numéricas, considerando as regras do Sistema de Numeração Decimal;



Identifica as propriedades da adição;



Realiza o processo de reversibilidade entre adição e subtração;



Resolve situações-problema envolvendo operações, especialmente de adição e subtração;



Realiza cálculos de adição e subtração por meio de estratégias pessoais e algumas técnicas convencionais;



Associa à idéia de multiplicação a soma de parcelas iguais;



Identifica as propriedades da multiplicação;



Identifica o conjunto dos múltiplos de um número;



Realiza cálculos de multiplicação e adição por meio de estratégias pessoais;



Compreende o significado da divisão;



Identifica o conjunto de divisores de um número;



Realiza o processo de reversibilidade entre multiplicação e divisão;



Aplica algumas regras de divisibilidade;



Resolve problemas simples de divisão utilizando estratégias pessoais e algumas convencionais;



Resolve Problemas complexos de divisão;



Resolve cálculos simples de divisão;



Resolve cálculos complexos de divisão;



Resolve problemas envolvendo as quatro operações.





LEGENDA: AN – AINDA NÃO               AV – ALGUMAS VEZESS                      S - SIM

Comentários

Postagens mais visitadas