FICHA PARA DIAGNÓSTICO
ESCOLA: __________________________________________ SÉRIE:
_____ TURMA: _______
ALUNO(A): _________________________________________________________________
PROFESSOR(A): ______________________________________________________________
HABILIDADES
ORALIDADE
|
CONCEITO
|
|||
AN
|
AV
|
S
|
||
Expõe
ideias com clareza
|
||||
Reconta
histórias, acontecimentos, notícias ou textos lidos em voz alta;
|
||||
Narra
um acontecimento de forma clara e coerente deixando claro quando, como, e
onde aconteceu;
|
||||
Participa
de diversas situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as
opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar
|
||||
Participa
dos questionamentos dos textos lidos
|
||||
Apropria-se
progressivamente de novas palavras ampliando o vocabulário
|
||||
Apresenta
opiniões próprias em defesa de suas idéias, durante uma discussão ou debate,
aguardando a sua vez de falar
|
||||
Dá
opiniões e faz comentários pessoais sobre assuntos discutidos em sala de aula
|
||||
ESCRITA
|
||||
AN
|
AV
|
S
|
||
Sabe
para que serve a escrita
|
||||
Representa
a escrita ainda que com desenhos, sinais ou rabiscos, sem fazer relação entre
fala e escrita;
|
||||
Percebe
a relação entre fala e escrita, utilizando uma letra para cada unidade
sonora;
|
||||
Escreve
de forma que se possa ler, ainda que, ainda que não ortograficamente,
utilizando o processo alfabético de escrita;
|
||||
Escreve
frases ou textos, separando adequadamente as palavras
|
||||
Utiliza
recursos próprios do texto escrito: maiúscula inicial, ponto final, maiúscula
e título;
|
||||
Rascunha
e reescreve seus próprios textos aprimorando-os;
|
||||
Utiliza
a reescrita de textos sem perder de vista as idéias originaisdo autor;
|
||||
Demonstra
possuir algum conhecimento das regras ortográficas, no uso funcional da
língua portuguesa;
|
||||
LEITURA
|
CONCEITO
|
||
Lê
texto atribuindo sentido, apoiando-se na memória e na ilustração;
|
AN
|
AV
|
S
|
Lê
de forma independente texto cujo conteúdo e forma lhe são familiares;
|
|||
Seleciona
textos de acordo com a finalidade da leitura(recrear-se, informar-se etc);
|
|||
Seleciona
dados, informações e idéias dos textos apoiado na ajuda do professor;
|
|||
Seleciona
dados, informações e idéias dos textos
de forma independente;
|
|||
Executa
ações solicitadas a partir da leitura
de instruções;
|
|||
Identifica
as partes do texto lido (título, parágrafo, início, meio e fim);
|
|||
MATEMÁTICA
|
|||
AN
|
AV
|
S
|
|
Compreende
o significado do número natural a partir de sua utilização no cotidiano;
|
|||
Utiliza
diferentes estratégias para qualificar elementos de uma coleção;
|
|||
Conta
em escala ascendente e descendente de um em um, de dois em dois, de cinco em
cinco etc, a partir de qualquer número dado;
|
|||
Realiza
leituras numéricas, considerando as regras do Sistema de Numeração Decimal;
|
|||
Identifica
as propriedades da adição;
|
|||
Realiza
o processo de reversibilidade entre adição e subtração;
|
|||
Resolve
situações-problema envolvendo operações, especialmente de adição e subtração;
|
|||
Realiza
cálculos de adição e subtração por meio de estratégias pessoais e algumas
técnicas convencionais;
|
|||
Associa
à idéia de multiplicação a soma de parcelas iguais;
|
|||
Identifica
as propriedades da multiplicação;
|
|||
Identifica
o conjunto dos múltiplos de um número;
|
|||
Realiza
cálculos de multiplicação e adição por meio de estratégias pessoais;
|
|||
Compreende
o significado da divisão;
|
|||
Identifica
o conjunto de divisores de um número;
|
|||
Realiza
o processo de reversibilidade entre multiplicação e divisão;
|
|||
Aplica
algumas regras de divisibilidade;
|
|||
Resolve
problemas simples de divisão utilizando estratégias pessoais e algumas
convencionais;
|
|||
Resolve
Problemas complexos de divisão;
|
|||
Resolve
cálculos simples de divisão;
|
|||
Resolve
cálculos complexos de divisão;
|
|||
Resolve
problemas envolvendo as quatro operações.
|
LEGENDA: AN –
AINDA NÃO AV – ALGUMAS VEZESS S - SIM
Comentários
Postar um comentário