Quadro síntese das tendências pedagógicas
Nome da Tendência
Pedagógica
|
Papel da Escola
|
Conteúdos
|
Métodos
|
Professor
x aluno |
Aprendizagem
|
Manifestações
|
Pedagogia
Liberal Tradicional. |
Preparação
intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade.
|
São
conhecimento e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos
alunos como verdades absolutas.
|
Exposição
e demonstração verbel da matéria e / ou por meios de modelos.
|
Autoridade
do professor que exige atitude receptiva do aluno.
|
A
aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características
próprias de cada idade.
|
Nas
escolas que adotam filosofias humanistas clássicas ou científicas.
|
Tendência
Liberal Renovadora Progressiva. |
A
escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social.
|
Os
conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos
frente às situações problemas.
|
Por
meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas.
|
O
professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança.
|
É
baseada na motivação e na estimulação de problemas.
|
Montessori
Decroly
Dewey Piaget Lauro de oliveira Lima |
Tendência
Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova) |
Formação
de atitudes.
|
Baseia-se
na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos.
|
Método
baseado na facilitação da aprendizagem.
|
Educação
centralizada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento de
respeito.
|
Aprender
é modificar as percepções da realidade.
|
Carl
Rogers, "Sumermerhill" escola de A. Neill.
|
Tendência
Liberal Tecnicista. |
É
modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas.
|
São
informações ordenadas numa seqüência lógica e psicológica.
|
Procedimentos
e técnicas para a transmissão e recepção de informações.
|
Relação
objetiva onde o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las.
|
Aprendizagem
baseada no desempenho.
|
Leis
5.540/68
e 5.692/71. |
Tendência Progressista Libertadora
|
Não
atua em escolas, porém visa levar professores e alunos a atingir um nível de
consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social.
|
Temas
geradores.
|
Grupos
de discussão.
|
A
relação é de igual para igual, horizontalmente.
|
Resolução
da situação problema.
|
Paulo
Freire.
|
Tendência Progressista Libertária.
|
Transformação
da personalidade num sentido libertário e autogestionário.
|
As
matérias são colocadas mas não exigidas.
|
Vivência
grupal na forma de auto-gestão.
|
É não
diretiva, o professor é orientador e os alunos livres.
|
Aprendizagem
informal, via grupo.
|
C. Freinet
Miguel Gonzales Arroyo. |
Tendência Progressista "crítico social
dos conteúdos ou "histórico-crítica" |
Difusão
dos conteúdos.
|
Conteúdos
culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade
social.
|
O
método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o
saber sistematizado.
|
Papel
do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o
aluno.
|
Baseadas
nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos.
|
Makarenko
B. Charlot Suchodoski Manacorda G. Snyders Demerval Saviani. |
Comentários
Postar um comentário