DINÂMICA

“O REINO DAS CORES”

Objetivo: Dinâmica de descontração e integração.
Procedimentos:
Todos de pé, formando um círculo.
Distribuir fitas com as cores: azul, amarelo, verde e vermelho.
Dividir o grupo em territórios
Coordenador da dinâmica deverá ser preferencialmente o narrador.


Havia um reino muito distante e bem colorido. Ele era dividido em 4 territórios separados.
O azul.
O amarelo.

O verde.

O vermelho.

O território azul era bem alegre. As pessoas que lá moravam eram muito animadas. Adoravam bater os pés no chão. Esticar as mãos para cima e fazer festas. Sua bandeira era da alegria e seu grito de guerra era Ê Ê Ê Ê Ê Ê Ê ...
o território vermelho, além de quente devido a sua cor, era o território do amor. As pessoas que lá moravam eram muito afetuosas. Adoravam fazer cafunés nos vizinhos, ficar de mãos dadas, abraçar e até beijinhos. Sua bandeira era do coração e seu grito de guerra era Aah...
O território verde era ligado a natureza. As pessoas que moravam lá gostavam de subir em árvores, balançar nos galhos, caminhar pela relva, brincar de imitar animais como o cachorro, o galo, o boi, o gato e até os pulinhos do coelho. Sua bandeira era da ecologia e seu grito de guerra era oh!!!
Faltava então o território amarelo, da cor do sol, este reino era todo energia. E ela vinha do corpo. As pessoas que lá moravam eram energéticas, energizadas. Adoravam trabalhar com a mente e o corpo, gostavam de mexer o corpo, bater palmas, meditar e até passar energia para todos os outros territórios. Sua bandeira era da energia e seu grito de guerra era Rá!!!
Um dia organizou um grande encontro e propôs que os territórios se misturassem, pois cada um iria ter a oportunidade de trocar conhecimentos e fazer novas amizades. E assim aconteceu.
O azul foi correndo encontrar o verde e o amarelo foi de encontro com o vermelho. Cada um procurava dar a mão para alguém, pois assim sentiam-se protegidos. Depois de um tempinho, olha que rebuliço. O azul foi encontrar com o amarelo e o verde com o vermelho. Que legal!!! Logo, uma nova troca, o azul dessa vez foi de encontro ao vermelho e o amarelo ao verde. Com tanta alegria do azul, amor do vermelho, sabedoria do verde e a energia do amarelo, as pessoas não sentiam o tempo passar.

E o rei observando tudo que acontecia ao seu redor, emocionou-se, pois percebeu a alegria no rosto das pessoas. Então propôs que todos os territórios se unissem em um só território e que, daquele dia em diante, ficou conhecido como o “O REINO DAS CORES”. 



     Dinâmica 2: Sorteando E Cantando
   

Procedimento:
Coloco todo o grupão em círculo, peço que coloquem a mão para trás e vou depositando em suas mãos, papeizinhos com as letras de músicas, conforme sugestão abaixo.
Após a distribuição para todos, vou para o centro da roda e peço que todos leiam ao mesmo tempo seus papéis e cantem suas respectivas músicas. TODOS AO MESMO TEMPO.
E cantando vai procurando as pessoas que estão cantando a mesma música que a sua, assim formando subgrupos.
No final peço uma apresentação individual para cada sub-grupo, ou seja, eles terão que cantar sua música para o restante do grupão.
E digo a todos que se cantarem bem receberão palmas, mas se desafinarem receberão um “silêncio profundo”. Porém isto nunca acontece, pois é tudo tão divertido que sempre recebem palmas.
Alguns grupos chegam até a fazer coreografia das músicas.
País Tropical – Jorge Ben Jor
Moro num país tropical
abençoado por Deus
E bonito por natureza mas que beleza, em fevereiro, em fevereiro 
Tem carnaval, tem carnaval,
tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo e tenho uma nega chamada Tereza

Latino – Festa No Apê
Hoje é festa lá no meu apê
pode aparecer, vai rolar bundalele
hoje é festa lá no meu apê
tem birita até o amanhecer
Chega aí, pode entrar
quem ta aqui, tá em casa
chega aí, pode entrar
quem ta aqui, tá em casa

Escravos de Jó
Escravos de Jó
jogavam caxangá
Tira, bota deixa ficar
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue za

Atirei o pau no gato
Atirei o pau no gato
Mas o gato não morreu
Dona Xica admirou-se
Com o berro que o gato deu
MIAU!



DESENHO COLETIVO
MATERIAL:
Folhas de papel colorido (uma por grupo)
Fichas de papel colorido para composição de grupos
Lápis de cor, hidrocor e/ou giz de cera
COMANDO:
Distribuição de fichas coloridas (rosa, azul, verde, amarelo)
A quantidade de cores dependerá do número de grupos a serem formados
A formação de grupos será feita a partir da cor das respectivas fichas
Após a formação de grupo será distribuída uma folha colorida onde o primeiro integrante registra o que pensou por meio de um desenho (sem comunicação oral entre os mesmos) até chegar ao último componente, sempre completando o desenho.
Concluída a produção é escolhido um relator para socializar o que foi vivenciado no seu grupo, mediante questionamentos abaixo.
QUESTIONAMENTO QUE NORTEARÃO A FALA DO RELATOR:
1)   O que foi pensado pelo primeiro integrante e como esse pensamento chegou à produção do último integrante? Você percebe que sua idéia (pensamento) foi concluída?
2)   Ao dar seguimento ao desenho considerei possibilidades da intenção do colega?
3)   Qual o sentimento/sensação ao completar o desenho do outro?

4)   É possível estabelecer uma relação entre o que foi vivenciado na dinâmica e sua função/atuação na ação Um Gestar em Cada Escola. 

Comentários

Postagens mais visitadas