DINÂMICA
“O REINO DAS CORES”
Objetivo:
Dinâmica de descontração e integração.
Procedimentos:
Todos de pé, formando um círculo.
Todos de pé, formando um círculo.
Distribuir
fitas com as cores: azul, amarelo, verde e vermelho.
Dividir
o grupo em territórios
Coordenador
da dinâmica deverá ser preferencialmente o narrador.
Havia um reino muito distante e
bem colorido. Ele era dividido em 4 territórios separados.
O azul.
|
O amarelo.
|
O verde.
|
O vermelho.
|
O território azul era bem alegre. As pessoas que lá moravam eram
muito animadas. Adoravam bater os pés no chão. Esticar as mãos para cima e
fazer festas. Sua bandeira era da alegria e seu grito de guerra era Ê Ê Ê Ê Ê Ê
Ê ...
Já o território vermelho, além de
quente devido a sua cor, era o território do amor. As pessoas que lá moravam
eram muito afetuosas. Adoravam fazer cafunés nos vizinhos, ficar de mãos dadas,
abraçar e até beijinhos. Sua bandeira era do coração e seu grito de guerra era
Aah...
O território verde era ligado a natureza. As pessoas que moravam lá
gostavam de subir em árvores, balançar nos galhos, caminhar pela relva, brincar
de imitar animais como o cachorro, o galo, o boi, o gato e até os pulinhos do
coelho. Sua bandeira era da ecologia e seu grito de guerra era oh!!!
Faltava então o território amarelo, da cor do sol, este reino era
todo energia. E ela vinha do corpo. As pessoas que lá moravam eram energéticas,
energizadas. Adoravam trabalhar com a mente e o corpo, gostavam de mexer o
corpo, bater palmas, meditar e até passar energia para todos os outros
territórios. Sua bandeira era da energia e seu grito de guerra era Rá!!!
Um dia organizou um grande
encontro e propôs que os territórios se misturassem, pois cada um iria ter a
oportunidade de trocar conhecimentos e fazer novas amizades. E assim aconteceu.
O azul foi correndo encontrar o
verde e o amarelo foi de encontro com o vermelho. Cada um procurava dar a mão
para alguém, pois assim sentiam-se protegidos. Depois de um tempinho, olha que
rebuliço. O azul foi encontrar com o amarelo e o verde com o vermelho. Que
legal!!! Logo, uma nova troca, o azul dessa vez foi de encontro ao vermelho e o
amarelo ao verde. Com tanta alegria do azul, amor do vermelho, sabedoria do
verde e a energia do amarelo, as pessoas não sentiam o tempo passar.
E o rei observando tudo que
acontecia ao seu redor, emocionou-se, pois percebeu a alegria no rosto das
pessoas. Então propôs que todos os territórios se unissem em um só território e
que, daquele dia em diante, ficou conhecido como o “O REINO DAS CORES”.
Dinâmica 2: Sorteando E Cantando
Procedimento:
Coloco todo o grupão em círculo, peço que coloquem a mão para trás e vou depositando em suas mãos, papeizinhos com as letras de músicas, conforme sugestão abaixo.
Após a distribuição para todos, vou para o centro da roda e peço que todos leiam ao mesmo tempo seus papéis e cantem suas respectivas músicas. TODOS AO MESMO TEMPO.
E cantando vai procurando as pessoas que estão cantando a mesma música que a sua, assim formando subgrupos.
No final peço uma apresentação individual para cada sub-grupo, ou seja, eles terão que cantar sua música para o restante do grupão.
E digo a todos que se cantarem bem receberão palmas, mas se desafinarem receberão um “silêncio profundo”. Porém isto nunca acontece, pois é tudo tão divertido que sempre recebem palmas.
Alguns grupos chegam até a fazer coreografia das músicas.
Coloco todo o grupão em círculo, peço que coloquem a mão para trás e vou depositando em suas mãos, papeizinhos com as letras de músicas, conforme sugestão abaixo.
Após a distribuição para todos, vou para o centro da roda e peço que todos leiam ao mesmo tempo seus papéis e cantem suas respectivas músicas. TODOS AO MESMO TEMPO.
E cantando vai procurando as pessoas que estão cantando a mesma música que a sua, assim formando subgrupos.
No final peço uma apresentação individual para cada sub-grupo, ou seja, eles terão que cantar sua música para o restante do grupão.
E digo a todos que se cantarem bem receberão palmas, mas se desafinarem receberão um “silêncio profundo”. Porém isto nunca acontece, pois é tudo tão divertido que sempre recebem palmas.
Alguns grupos chegam até a fazer coreografia das músicas.
País Tropical – Jorge Ben Jor
Moro num país tropical
abençoado por Deus
E bonito por natureza mas que beleza, em fevereiro, em fevereiro
abençoado por Deus
E bonito por natureza mas que beleza, em fevereiro, em fevereiro
Tem carnaval, tem carnaval,
tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo e tenho uma nega chamada Tereza
tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo e tenho uma nega chamada Tereza
Latino – Festa No Apê
Hoje é festa lá no meu apê
pode aparecer, vai rolar bundalele
hoje é festa lá no meu apê
tem birita até o amanhecer
Hoje é festa lá no meu apê
pode aparecer, vai rolar bundalele
hoje é festa lá no meu apê
tem birita até o amanhecer
Chega aí, pode entrar
quem ta aqui, tá em casa
chega aí, pode entrar
quem ta aqui, tá em casa
quem ta aqui, tá em casa
chega aí, pode entrar
quem ta aqui, tá em casa
Escravos de Jó
Escravos de Jó
jogavam caxangá
Tira, bota deixa ficar
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue za
jogavam caxangá
Tira, bota deixa ficar
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue za
Atirei o pau no gato
Atirei o pau no gato
Mas o gato não morreu
Dona Xica admirou-se
Com o berro que o gato deu
MIAU!
Atirei o pau no gato
Mas o gato não morreu
Dona Xica admirou-se
Com o berro que o gato deu
MIAU!
DESENHO
COLETIVO
MATERIAL:
Folhas de papel
colorido (uma por grupo)
Fichas de papel
colorido para composição de grupos
Lápis de cor, hidrocor
e/ou giz de cera
COMANDO:
Distribuição de fichas
coloridas (rosa, azul, verde, amarelo)
A quantidade de cores
dependerá do número de grupos a serem formados
A formação de grupos
será feita a partir da cor das respectivas fichas
Após a formação de
grupo será distribuída uma folha colorida onde o primeiro integrante registra o
que pensou por meio de um desenho (sem comunicação oral entre os mesmos) até
chegar ao último componente, sempre completando o desenho.
Concluída a produção é
escolhido um relator para socializar o que foi vivenciado no seu grupo,
mediante questionamentos abaixo.
QUESTIONAMENTO QUE NORTEARÃO A FALA DO RELATOR:
1)
O que foi pensado pelo primeiro
integrante e como esse pensamento chegou à produção do último integrante? Você
percebe que sua idéia (pensamento) foi concluída?
2)
Ao dar seguimento ao desenho considerei
possibilidades da intenção do colega?
3)
Qual o sentimento/sensação ao completar
o desenho do outro?
4)
É possível estabelecer uma relação entre
o que foi vivenciado na dinâmica e sua função/atuação na ação Um Gestar em Cada
Escola.
Comentários
Postar um comentário