ETAPAS DE UM PROJETO – VAMOS CONSTRUIR O NOSSO
ETAPAS DE UM PROJETO – VAMOS CONSTRUIR O NOSSO
Registre
as discussões de cada etapa do projeto. O produto destas discussões vai
formando o desenho do projeto e isso facilitará ao responsável pela redação
final.
Um
projeto é elaborado para transformar uma ideia em realidade. Desenvolver este
projeto, portanto, é definir uma proposta de trabalho e traçar algumas linhas
de ação em relação a algo que desejamos alcançar.
O
projeto elaborado deve ser um projeto da escola, não um projeto do diretor ou
de apenas um professor. Para isso, ele deve ser pensado, definido e elaborado
coletivamente por todos os segmentos da escola. A participação dos alunos em
todas as etapas é essencial.
Etapa 1 – Definição do tema
A primeira providência
da equipe é definir um tema para o projeto da escola. Nunca perca de vista que:
1.
A participação
dos alunos é essencial. Eles sabem melhor do que ninguém quais temas têm
interesse de aprender.
2. Como o projeto deve ser multidisciplinar, é fundamental que o tema possa ser
trabalhado sob a ótica de diferentes disciplinas.
3. O tema não deve
estar centrado no ensino de informática. O computador e a Internet devem ser
utilizados na justa medida em que forem úteis ao desenvolvimento do projeto.
Etapa 2 – Definição dos objetivos gerais
Na escolha do tema já
se deve procurar definir os objetivos gerais do projeto:
1.
O que a escola
pretende alcançar com o projeto?
2. O que o projeto deve
mudar na escola em termos de formas de trabalho, modalidades de aprendizagem e
envolvimento dos alunos?
3. Quais competências
específicas serão desenvolvidas pelos alunos com a participação nas várias
fases do projeto?
4. Que impacto o projeto terá sobre ambiente externo à escola?
Etapa 3 – Definição dos objetivos específicos
Os objetivos específicos do projeto são objetivos mais precisos e detalhados,
que, mantendo a coerência com os objetivos gerais, vão ser eventualmente
perseguidos por meio de atividades específicas.
Uma maneira útil de pensar
os objetivos específicos é considerá-los como soluções a ser buscadas para
problemas razoavelmente bem delimitados. Em um projeto cujo tema é Meio
Ambiente, um dos objetivos específicos pode ser, por exemplo, tornar mais
agradável, limpo, saudável e bonito o ambiente da própria escola.
Etapa 4 – O projeto e a proposta pedagógica da escola
Ao elaborar o projeto,
deve-se considerar como ele vai se relacionar com a proposta pedagógica da
escola. Tanto na fase de elaboração como nas fases de execução e avaliação, o
projeto deve levar a escola a refletir sobre sua proposta pedagógica e buscar
formas de aperfeiçoá-la.
Etapa 5 – Justificativa
Procure respostas claras para as seguintes questões:
1.
Por que é importante fazer o projeto?
A equipe deve
refletir sobre o motivo que faz valer a pena realizar esse projeto.
2.
Quem
se beneficiará?
É importante que a equipe relacione quem vai se beneficiar direta e
indiretamente com o projeto, detalhando os vários segmentos e concentrando sua
atenção nos alunos, razão de ser da escola.
Etapa 6 – Metodologia
Atenção especial deve
ser dedicada à metodologia adotada na execução do projeto. Em especial, é
necessário que ela seja:
1. Colaborativa,
envolvendo equipes cujos membros conjugam esforços na consecução de um fim comum.
2. Integrativa,
envolvendo professores, alunos e, se possível, funcionários e até mesmo membros
da comunidade externa, como os pais dos alunos.
3. Multidisciplinar,
envolvendo pessoas cuja formação, atividade profissional e interesses abranjam
as diferentes disciplinas em que hoje se segmenta o trabalho escolar.
4. Abrangente quanto à
faixa etária dos participantes, envolvendo alunos de diferentes séries numa
mesma equipe.
Também
é importante que o projeto explicite:
a. Como ele vai contribuir para modificar os hábitos de trabalho e as formas de
aprendizagem na escola, de modo a dar ênfase ao desenvolvimento de competências
e habilidades.
b. Como será
redimensionado o tempo e o espaço da escola, de modo que atividades envolvendo
equipes multidisciplinares e alunos de múltiplas séries possam ser
desenvolvidas integralmente no ambiente escolar regular.
É importante levar em
conta o currículo obrigatório e não contar com salas criadas especialmente para
facilitar o trabalho colaborativo em projetos que ultrapassem a grade
curricular, o horário escolar e os limites da sala de aula tradicional.
Etapa 7 – Atividades
Agora é preciso tentar
especificar as atividades centrais que levará à realização dos objetivos
específicos do projeto. Faça isso respondendo às seguintes perguntas para cada
atividade:
O quê? Especifique a atividade a ser
realizada.
Com que fim? Esclareça quais habilidades e
competências serão desenvolvidas com a execução desta atividade.
Como? Esclareça os
métodos adotados para realizar a atividade.
Quando? Esclareça como a atividade vai se
situar dentro do ano letivo e da grade curricular.
Onde? Descreva o local onde será
realizada: sala de aula, laboratórios, biblioteca, quadra, externamente à
escola etc.
Quem? Descreva quem são as pessoas
envolvidas na atividade. Não esqueça os alunos.
Com o quê? Indique os recursos materiais
necessários para desenvolver esta atividade.
Etapa
8 –
Acompanhamento, avaliação e
disseminação:
a.
Como será feito
o acompanhamento do projeto?
A equipe deve definir e relacionar as formas de acompanhamento e registro dos
efeitos do projeto, tais como reuniões de acompanhamento, relatórios ou outros
meios.
b.
Como serão
medidos os efeitos do projeto?
A equipe deve relacionar os indicadores (sinais que mostrem o que está
acontecendo) dos efeitos do projeto com os alunos, os professores, a escola e a
comunidade, à medida que suas atividades forem sendo realizadas.
c.
Como será
transmitido o que se aprendeu?
A equipe deve também descrever os meios que utilizará para comunicar a outras
escolas e a todos que se interessem pela informática na escola o que foi
alcançado (resultado) e como isto ocorreu (processo).
O importante é que outros possam um dia aprender com esta experiência.
Etapa 9 – Título do projeto
Depois de tudo feito, a
equipe deve escolher um nome “bem-bolado” que possa despertar a curiosidade e o
interesse das pessoas pelo projeto.
Etapa 10 – Equipe responsável pela elaboração do projeto:
Liste as pessoas
envolvidas na elaboração do projeto e sua função na escola (diretor,
coordenador, professor, aluno).
Etapa 11 – Finalização:
O projeto deve ter, no
máximo, 10 páginas. Procure utilizar uma única cor e apenas um tipo de letra,
sempre do mesmo tamanho, para dar boa leitura.
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