ETAPAS DE UM PROJETO – VAMOS CONSTRUIR O NOSSO

 

ETAPAS DE UM PROJETO – VAMOS CONSTRUIR O NOSSO

 

Registre as discussões de cada etapa do projeto. O produto destas discussões vai formando o desenho do projeto e isso facilitará ao responsável pela redação final.

Um projeto é elaborado para transformar uma ideia em realidade. Desenvolver este projeto, portanto, é definir uma proposta de trabalho e traçar algumas linhas de ação em relação a algo que desejamos alcançar.

O projeto elaborado deve ser um projeto da escola, não um projeto do diretor ou de apenas um professor. Para isso, ele deve ser pensado, definido e elaborado coletivamente por todos os segmentos da escola. A participação dos alunos em todas as etapas é essencial.

 

Etapa 1 – Definição do tema

A primeira providência da equipe é definir um tema para o projeto da escola. Nunca perca de vista que:

1.   A participação dos alunos é essencial. Eles sabem melhor do que ninguém quais temas têm interesse de aprender.


2. Como o projeto deve ser multidisciplinar, é fundamental que o tema possa ser trabalhado sob a ótica de diferentes disciplinas.

3. O tema não deve estar centrado no ensino de informática. O computador e a Internet devem ser utilizados na justa medida em que forem úteis ao desenvolvimento do projeto.

 


Etapa 2 – Definição dos objetivos gerais

Na escolha do tema já se deve procurar definir os objetivos gerais do projeto:

1.   O que a escola pretende alcançar com o projeto?

2. O que o projeto deve mudar na escola em termos de formas de trabalho, modalidades de aprendizagem e envolvimento dos alunos?

3. Quais competências específicas serão desenvolvidas pelos alunos com a participação nas várias fases do projeto?


4. Que impacto o projeto terá sobre ambiente externo à escola?

Etapa 3 – Definição dos objetivos específicos


Os objetivos específicos do projeto são objetivos mais precisos e detalhados, que, mantendo a coerência com os objetivos gerais, vão ser eventualmente perseguidos por meio de atividades específicas.

Uma maneira útil de pensar os objetivos específicos é considerá-los como soluções a ser buscadas para problemas razoavelmente bem delimitados. Em um projeto cujo tema é Meio Ambiente, um dos objetivos específicos pode ser, por exemplo, tornar mais agradável, limpo, saudável e bonito o ambiente da própria escola.

 

Etapa 4 – O projeto e a proposta pedagógica da escola

Ao elaborar o projeto, deve-se considerar como ele vai se relacionar com a proposta pedagógica da escola. Tanto na fase de elaboração como nas fases de execução e avaliação, o projeto deve levar a escola a refletir sobre sua proposta pedagógica e buscar formas de aperfeiçoá-la.

 

Etapa 5 – Justificativa


Procure respostas claras para as seguintes questões:

1.   Por que é importante fazer o projeto?

A equipe deve refletir sobre o motivo que faz valer a pena realizar esse projeto.

2.   Quem se beneficiará?


É importante que a equipe relacione quem vai se beneficiar direta e indiretamente com o projeto, detalhando os vários segmentos e concentrando sua atenção nos alunos, razão de ser da escola.

 

 

Etapa 6 – Metodologia

Atenção especial deve ser dedicada à metodologia adotada na execução do projeto. Em especial, é necessário que ela seja:

1. Colaborativa, envolvendo equipes cujos membros conjugam esforços na consecução de um fim comum.

2. Integrativa, envolvendo professores, alunos e, se possível, funcionários e até mesmo membros da comunidade externa, como os pais dos alunos.

3. Multidisciplinar, envolvendo pessoas cuja formação, atividade profissional e interesses abranjam as diferentes disciplinas em que hoje se segmenta o trabalho escolar.

4. Abrangente quanto à faixa etária dos participantes, envolvendo alunos de diferentes séries numa mesma equipe.

 

Também é importante que o projeto explicite:


a. Como ele vai contribuir para modificar os hábitos de trabalho e as formas de aprendizagem na escola, de modo a dar ênfase ao desenvolvimento de competências e habilidades.

b. Como será redimensionado o tempo e o espaço da escola, de modo que atividades envolvendo equipes multidisciplinares e alunos de múltiplas séries possam ser desenvolvidas integralmente no ambiente escolar regular.

É importante levar em conta o currículo obrigatório e não contar com salas criadas especialmente para facilitar o trabalho colaborativo em projetos que ultrapassem a grade curricular, o horário escolar e os limites da sala de aula tradicional.

 

Etapa 7 – Atividades

Agora é preciso tentar especificar as atividades centrais que levará à realização dos objetivos específicos do projeto. Faça isso respondendo às seguintes perguntas para cada atividade:

O quê? Especifique a atividade a ser realizada.

Com que fim? Esclareça quais habilidades e competências serão desenvolvidas com a execução desta atividade.

Como? Esclareça os métodos adotados para realizar a atividade.

Quando? Esclareça como a atividade vai se situar dentro do ano letivo e da grade curricular.

Onde?  Descreva o local onde será realizada: sala de aula, laboratórios, biblioteca, quadra, externamente à escola etc.

Quem? Descreva quem são as pessoas envolvidas na atividade. Não esqueça os alunos.

Com o quê? Indique os recursos materiais necessários para desenvolver esta atividade.

 

Etapa 8 – Acompanhamento, avaliação e disseminação:

a.    Como será feito o acompanhamento do projeto?


A equipe deve definir e relacionar as formas de acompanhamento e registro dos efeitos do projeto, tais como reuniões de acompanhamento, relatórios ou outros meios.

b.   Como serão medidos os efeitos do projeto?


A equipe deve relacionar os indicadores (sinais que mostrem o que está acontecendo) dos efeitos do projeto com os alunos, os professores, a escola e a comunidade, à medida que suas atividades forem sendo realizadas.

c.    Como será transmitido o que se aprendeu?


A equipe deve também descrever os meios que utilizará para comunicar a outras escolas e a todos que se interessem pela informática na escola o que foi alcançado (resultado) e como isto ocorreu (processo).


O importante é que outros possam um dia aprender com esta experiência.

 

Etapa 9 – Título do projeto

Depois de tudo feito, a equipe deve escolher um nome “bem-bolado” que possa despertar a curiosidade e o interesse das pessoas pelo projeto.

Etapa 10 – Equipe responsável pela elaboração do projeto:

Liste as pessoas envolvidas na elaboração do projeto e sua função na escola (diretor, coordenador, professor, aluno).

Etapa 11 – Finalização:

O projeto deve ter, no máximo, 10 páginas. Procure utilizar uma única cor e apenas um tipo de letra, sempre do mesmo tamanho, para dar boa leitura.

 

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