O coordenador pedagógico
O coordenador pedagógico
A coordenação pedagógica passou por uma transição
na década de 1990, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (Lei 9394/1996). Desse modo, o coordenador acabou deixando para trás o
aspecto controlador e fiscalizador de suas atribuições para assumir a
corresponsabilidade pela sala de aula, tirando a exclusividade desse trabalho
do professor, e atuando a seu lado no acompanhamento do desempenho dos alunos.
Concentrou também a função de “coordenação de pais” estreitando os vínculos
entre a família e a escola.
Assim, passou a ter um papel importantíssimo
na gestão pedagógica: a função de
articulador do projeto pedagógico da escola e da rede onde ela está inserida,
tomando para si a responsabilidade da formação continuada dos professores. A
seguir detalhamos algumas das funções desse profissional, confira:
As funções do coordenador pedagógico
O coordenador pedagógico possui diversas
atribuições dentro do contexto escolar. Dentre elas, podemos destacar:
- Coordenação
dos interesses pedagógicos, ou seja, tudo que diz respeito ao
funcionamento pedagógico das escolas;
- Liderar a
construção do Projeto Político Pedagógico, bem como, a proposição de
alternativas para o melhor cumprimento deste documento;
- Verificar
e buscar garantir a viabilização dos recursos necessários para aulas e
reuniões;
- Assessorar
as atividades relativas ao funcionamento pedagógico da unidade escolar,
além de promover debates para que haja construção coletiva de ideia e
planejamentos para promover uma educação de qualidade;
- Supervisionar
a prática pedagógica afim de garantir que ela aconteça efetivamente. É
importante destacar que esse profissional não tem a função de inspecionar
o professor e sim, buscar auxílio para promover ações que busquem
solucionar problemas;
- Formação
continuada dos professores, para mantê-los sempre atualizados e alinhados
com a metodologia que a escola segue;
- Organização
de conselhos de classe a apresentação de sugestões para que as diferentes
práticas de ensino-aprendizagem possam obter resultados efetivos nos
alunos;
- Realização
da ponte entre família e escola, para que ambas possam construir juntas
uma educação de qualidade.
Contudo, sua principal função é tornar o processo de ensino-aprendizagem
mais significativo. Assim, todo o trabalho do coordenador é voltado
para que o grupo atinja os resultados desejados.
Para que o exercício do coordenador possa ser bem-sucedido, é importante que diversas parcerias — professor-coordenador, direção-coordenador, família-coordenador, aluno-coordenador etc. — sejam realizadas. Afinal, a educação democrática só é possível por colaboração, pelo compartilhamento de saberes, pela humildade dos profissionais, pela fraternidade entre os envolvidos no ambiente educacional e pelo respeito mútuo.
A importância do coordenador pedagógico na relação entre família e escola
O coordenador pedagógico é o principal elemento
nesta relação, pois permite que a família se mantenha atualizada a respeito do
progresso do aluno, o que inclui suas conquistas e seus possíveis obstáculos.
Quando a família trabalha em conjunto
com a escola durante o processo de aprendizagem e desenvolvimento do estudante,
isso gera inúmeros benefícios, como:
- mais
confiança e motivação durante a rotina de estudos;
- redução
de possíveis problemas de disciplina;
- desempenho
mais satisfatório;
- estabilidade
emocional;
- desenvolvimento
das habilidades
socioemocionais;
- capacidade
para enfrentar desafios.
Dessa forma, fica evidente que quando o coordenador
pedagógico tem o apoio da família, o exercício do seu trabalho se torna mais
assertivo e contribui para a evolução do processo de aprendizagem da
criança e do adolescente. O feedback de todos os envolvidos no processo de
aprendizagem permite compreender necessidades e criar estratégias mais
adequadas para cada caso.
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