O coordenador pedagógico

 

O coordenador pedagógico

 

A coordenação pedagógica passou por uma transição na década de 1990, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/1996). Desse modo, o coordenador acabou deixando para trás o aspecto controlador e fiscalizador de suas atribuições para assumir a corresponsabilidade pela sala de aula, tirando a exclusividade desse trabalho do professor, e atuando a seu lado no acompanhamento do desempenho dos alunos. Concentrou também a função de “coordenação de pais” estreitando os vínculos entre a família e a escola.

Assim, passou a ter um papel importantíssimo na gestão pedagógica: a função de articulador do projeto pedagógico da escola e da rede onde ela está inserida, tomando para si a responsabilidade da formação continuada dos professores. A seguir detalhamos algumas das funções desse profissional, confira:

 

As funções do coordenador pedagógico

O coordenador pedagógico possui diversas atribuições dentro do contexto escolar. Dentre elas, podemos destacar:

  • Coordenação dos interesses pedagógicos, ou seja, tudo que diz respeito ao funcionamento pedagógico das escolas;
  • Liderar a construção do Projeto Político Pedagógico, bem como, a proposição de alternativas para o melhor cumprimento deste documento;
  • Verificar e buscar garantir a viabilização dos recursos necessários para aulas e reuniões;
  • Assessorar as atividades relativas ao funcionamento pedagógico da unidade escolar, além de promover debates para que haja construção coletiva de ideia e planejamentos para promover uma educação de qualidade;
  • Supervisionar a prática pedagógica afim de garantir que ela aconteça efetivamente. É importante destacar que esse profissional não tem a função de inspecionar o professor e sim, buscar auxílio para promover ações que busquem solucionar problemas;
  • Formação continuada dos professores, para mantê-los sempre atualizados e alinhados com a metodologia que a escola segue;
  • Organização de conselhos de classe a apresentação de sugestões para que as diferentes práticas de ensino-aprendizagem possam obter resultados efetivos nos alunos;
  • Realização da ponte entre família e escola, para que ambas possam construir juntas uma educação de qualidade.

Contudo, sua principal função é tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo. Assim, todo o trabalho do coordenador é voltado para que o grupo atinja os resultados desejados.

Para que o exercício do coordenador possa ser bem-sucedido, é importante que diversas parcerias — professor-coordenador, direção-coordenador, família-coordenador, aluno-coordenador etc. — sejam realizadas. Afinal, a educação democrática só é possível por colaboração, pelo compartilhamento de saberes, pela humildade dos profissionais, pela fraternidade entre os envolvidos no ambiente educacional e pelo respeito mútuo.



A importância do coordenador pedagógico na relação entre família e escola

O coordenador pedagógico é o principal elemento nesta relação, pois permite que a família se mantenha atualizada a respeito do progresso do aluno, o que inclui suas conquistas e seus possíveis obstáculos.

Quando a família trabalha em conjunto com a escola durante o processo de aprendizagem e desenvolvimento do estudante, isso gera inúmeros benefícios, como:

  • mais confiança e motivação durante a rotina de estudos;
  • redução de possíveis problemas de disciplina;
  • desempenho mais satisfatório;
  • estabilidade emocional;
  • desenvolvimento das habilidades socioemocionais;
  • capacidade para enfrentar desafios.

 

Dessa forma, fica evidente que quando o coordenador pedagógico tem o apoio da família, o exercício do seu trabalho se torna mais assertivo e contribui para a evolução do processo de aprendizagem da criança e do adolescente. O feedback de todos os envolvidos no processo de aprendizagem permite compreender necessidades e criar estratégias mais adequadas para cada caso.

 

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