Livro: Pais brilhantes & Professores fascinantes – Dr. August Cury
SETE HÁBITOS DOS BONS PAIS E DOS PAIS FASCINANTES.
PARTE: 1
Os filhos não precisam de pais gigantes, mas de seres humanos que falem a sua linguagem e sejam capazes de penetrar-lhes o coração.
Hábito 1: Bons pais dão presentes, pais brilhantes dão seu próprio ser Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver em seus filhos: auto estima, proteção da emoção, capacidade de trabalhar perdas e frustrações, de filtrar estímulos estressantes de dialogar, de ouvir.
Muitos pais trabalham para dar o mundo aos filhos, mas se esquecem de abrir o livro de sua vida para eles.
Hábito 2: Bons pais nutrem o corpo, pais brilhantes nutrem a personalidade. Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver: reflexão, segurança, liderança, coragem, otimismo, superação do medo, prevenção de conflitos.
Prepare seu filho para “ser”, pois o mundo o preparará para “ter”.
Hábito 3: Bons pais corrigem erros, pais brilhantes ensinam a pensar. Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver: consciência crítica, pensar antes de reagir, fidelidade, honestidade, capacidade de questionar, responsabilidade social.
Educar não é repetir palavras, é criar ideias, é encantar.
Hábito 4: Bons pais preparam os filhos para os aplausos, pais brilhantes preparam os filhos para os fracassos. Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver: motivação, ousadia, paciência, determinação, capacidade de superação, habilidade para criar e aproveitar oportunidades.
A vida é uma longa estrada que tem curvas imprevisíveis e derrapagens inevitáveis.
Hábito 5: Bons pais conversam, pais brilhantes dialogam como amigos.
Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver: solidariedade, companheirismo, prazer de viver, otimismo, inteligência interpessoal.
Conversar é falar sobre o mundo que nos cerca, dialogar é falar sobre o mundo que somos.
Hábito 6: Bons pais dão informações, pais brilhantes contam histórias. Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver: criatividade, inventividade, perspicácia, raciocínio esquemático, capacidade de encontrar soluções em situações tensas.
Cativem seus filhos pela sua inteligência e afetividade, não pela autoridade, dinheiro ou poder. Ser feliz é um treinamento e não uma obra ao acaso.
Hábito 7: Bons pais dão oportunidades, pais brilhantes nunca desistem. Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver: apreço pela vida, esperança, perseverança, motivação, determinação e capacidade de se questionar, de superar obstáculos e de vencer fracassos.
Pais brilhantes são semeadores de ideias e não controladores dos seus filhos. Se eles não ouvirem “Não” de seus pais, estarão despreparados para ouvir “Não” da vida.
* * * * * * * * * * * * * * * * * *
PARTE: 2
SETE HÁBITOS DOS BONS PROFESSORES E DOS PROFESSORES BRILHANTES.
Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de ideias.
Hábito 1: Bons professores são eloquentes, professores fascinantes conhecem o funcionamento da mente. Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver em seus alunos: capacidade de gerenciar os pensamentos, administrar as emoções, ser líder de si mesmo, trabalhar perdas e frustrações, superar conflitos.
Os professores fascinantes transformam a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência.
Hábito 2: Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade.
Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver: auto estima, estabilidade, tranquilidade, capacidade de contemplação do belo, de perdoar, de fazer amigos, de socializar. Bons professores falam com a voz, professores fascinantes falam com os olhos.
Bons professores são didáticos, professores fascinantes vão além. Possuem sensibilidade para falar ao coração dos seus alunos.
Hábito 3: Bons professores educam a inteligência lógica, professores fascinantes educam a emoção. Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver: segurança, tolerância, solidariedade, perseverança, proteção contra os estímulos estressantes, inteligência emocional e interpessoal. Bons professores ensinam seus alunos a explorar o mundo em que estão, do imenso espaço ao pequeno átomo.
Professores fascinantes ensinam os alunos a explorar o mundo que são, o seu próprio ser. A emoção pode transformar ricos em paupérrimos, intelectuais em crianças, poderosos em frágeis seres.
Hábito 4: Bons professores usam a memória como depósito de informações, professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar. Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver: pensar antes de reagir, expor e não impor as ideias, consciência crítica, capacidade de debater, de questionar, de trabalhar em equipe.
Bons professores cumprem o conteúdo programático das aulas, professores fascinantes também cumprem o conteúdo programático, mas seu objetivo fundamental é ensinar os alunos a serem pensadores e não repetidores de informações.
Hábito 5: Bons professores são mestres temporários, professores fascinantes são mestres inesquecíveis. Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver: sabedoria, sensibilidade, afetividade, serenidade, amor pela vida, capacidade de falar ao coração, de influenciar pessoas. Um bom professor é lembrado nos tempos de escolas.
Um professor fascinante é um mestre inesquecível. Ser um mestre inesquecível é formar seres humanos que farão diferença no mundo.
Hábito 6: Bons professores corrigem comportamentos, professores fascinantes resolvem conflitos em sala de aula.
Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver: superação da ansiedade, resolução de crises interpessoais, socialização, proteção emocional, resgate da liderança do eu nos focos de tensão.
Bons professores corrigem os comportamentos agressivos dos alunos.
Professores fascinantes resolvem conflitos em sala de aula. Entre corrigir comportamentos e resolver conflitos em sala de aula há uma distância maior do que imagina a nossa nobre educação.
Hábito 7: Bons professores educam para uma profissão, professores fascinantes educam para a vida. Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver: solidariedade, superação de conflitos psíquicos e sociais, espírito empreendedor, capacidade de perdoar, de filtrar estímulos estressantes, de escolher, de questionar, de estabelecer metas.
Um bom professor educa seus alunos para uma profissão, um professor fascinante os educa para a vida. Professores fascinantes são professores revolucionários. Ninguém sabe avaliar o seu poder, nem eles mesmos. Eles mudam paradigmas, transformam o destino de um povo e um sistema social sem armas, tão-somente por prepararem seus alunos para a vida através do espetáculo das suas ideias.
Comentários
Postar um comentário