Projeto Dia da Mulher para Educação Infantil.
O Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e não é considerado um feriado nacional. O Dia Internacional da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países.
Embora tenha sido oficializado pela Organização das Nações Unidas e demais países, o dia 8 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher não é feriado.
A data funciona como um momento de reflexão sobre o que as mulheres enfrentaram e ainda enfrentam na sociedade, bem como sobre suas lutas e conquistas.
No entanto, mesmo que muitas reivindicações ainda sejam feitas, é grande o número de êxitos da figura feminina a se comemorar.
Há algum tempo, as mulheres não eram nem sequer vistas como cidadãs, não tinha direito ao ensino e tampouco ao voto. Com o passar dos anos e depois de muita luta, muitas puderam estudar, votar e até mesmo ser eleitas.
Ainda que muitas vezes recebam menos que os homens em cargos iguais, que tenham que trabalhar fora e dentro de casa, que sofram com o preconceito de profissões não consideradas como de sua aptidão, e por mais que sejam vistas como “o sexo frágil”, as mulheres celebram um avanço social considerável.
São inúmeras as suas conquistas, tanto culturais, como econômicas e políticas. Portanto, a luta pela equidade persiste.
Diante disso, trabalhar o Dia da Mulher na educação infantil é de extrema importância para iniciar a formação de uma melhor conscientização. Isso porque é nessa fase que as crianças começam a apreender sobre o mundo e a definir quais valores irão carregar em si ao longa da vida.
Projeto Dia da Mulher para Educação Infantil
Justificativa
Ainda que de modo simples, sem muito engajamento social e político, é possível introduzir o significado do Dia Internacional da Mulher com as crianças da educação infantil.
Com idade entre 0 a 5 anos de idade, os pequenos estão em uma fase inicial, e conseguem compreender as coisas que o cercam. Portanto, há muita atenção com as coisas novas que aprendem.
Desse modo, ressaltar o quão importante é a figura da mulher na sociedade é um valor importante a lhes ser disseminado. Sem contar que, em grande maioria, um de seus maiores espelhos é o da figura materna, ou seja, o de uma mulher.
Objetivos
Gerais
Ressaltar a importância da mulher no funcionamento de uma sociedade e dos inúmeros papéis que ela assume em diferentes momentos.
Específicos
- Conscientizar as crianças das lutas realizadas pelas mulheres.
- Valorizar a figura da mulher (mãe, vó, irmã, tia, prima, amiga etc.).
- Capacitar a coordenação motora.
- Aprimorar a imaginação e a criatividade.
- Explorar o lúdico.
Desenvolvimento
1- Conceba um cantinho do jogo simbólico com materiais usados pelas mães e outras mulheres, tais como roupas, sapatos, maquiagens, instrumentos de trabalho etc., explore o lúdico com seus alunos.
2- Abra uma grande roda e questione as crianças sobre quem são as grandes mulheres de suas vidas (mamãe, vovó, irmãzinha, titia, entre outras), trabalhando a comunicação delas.
3- Converse sobre as diferentes profissões das mulheres, por meio de vídeos e fotos, estimulando o aprendizado e a percepção dos meninos e meninas.
4- Peça para que concebam um quebra-cabeça com colagens de diferentes mulheres, trabalhando com eles a coordenação motora.
5- Leia versos e poemas de escritoras para os pequenos e peça que desenhem conforme o que escutam, estimulando assim a criatividade.
6- Faça rodas de dança com músicas de cantoras brasileiras e internacionais, promovendo a interação entre eles.
7- Execute uma peça teatral de personagens importantes femininas, narrando histórias de nomes importantes para a data.
8- Assista a filmes de super-heroínas, princesas e contos de fadas de mulheres e meninas, mostrando a relevância social delas.
9- Crie lembrancinhas junto com os alunos para presentearem as mulheres de suas vidas, assim desenvolvendo a criatividade, a imaginação e a coordenação motora ao mesmo tempo.
10- Promova uma exposição com um mural das profissões femininas, com os desenhos e colagens das crianças, incentivando-as a criar. O professor também poderá ser o escriba.
SUGESTÕES:
Ouvir e cantar com os alunos:
https://youtu.be/WPhCaEYR-wY?t=98
https://youtu.be/oQ_nhmSFigs?t=13
Contando a história para alunos da educação infantil, 1º e 2º ano.
https://youtu.be/j2EaOGb7mVY?t=161
Contando a história para alunos do ensino fundamental do 3º ao 5º ano.
Comentários
Postar um comentário