Igualdade ou equidade?


Diferentemente de igualdade, que significa tornar as coisas mais iguais, a equidade visa equilibrá-las. Ou seja, dar mais para quem precisa de mais. E tendo isso em mente, como ela se relaciona com a educação?

Definição

Equidade é a capacidade de reconhecer o direito de cada um levando em consideração nossa diversidade.

Qual é a diferença entre equidade e igualdade?

Enquanto a igualdade busca dar a todos a mesma oportunidade, independentemente de suas necessidades, a equidade trata as pessoas de formas diferentes, considerando o que elas precisam. Ou seja, sua intenção é assegurar que todos tenham o mesmo direito.

 A Lei No 13146, de 06 de julho de 2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – foi instituída para assegurar às pessoas com deficiência a oferta de sistema educacional em todos os níveis e modalidades. A matrícula do aluno com deficiência pelas escolas regulares é obrigatória e o número de alunos nessas condições, por sala de aula, é ilimitado. Contudo, o direito garantido por lei não é suficiente para a inserção do aluno com deficiência. São necessárias adaptações da comunidade escolar, tanto a nível de espaço físico quanto a nível de treinamento dos profissionais envolvidos.

Tendo em vista as dificuldades já existentes em relação ao estabelecimento de equidade, com a pandemia o que se observa é o agravamento delas, que afeta diretamente o aprendizado dos estudantes de todas as idades, principalmente por questões sociais. Segundo os dados de uma pesquisa feita pelo CIEB (Centro de Inovação para Educação Brasileira), em São Paulo, apenas 47% dos alunos da rede estadual de ensino acessaram o aplicativo criado para o ensino online, por conta da falta de acesso à internet.

Levando em conta o panorama descrito, as políticas públicas ainda se mostram essenciais para a viabilização da equidade na educação. Por meio delas, o acesso ao ensino de qualidade, em uma realidade de desigualdade social, torna-se mais tangível.  Os professores e a gestão escolar também são essenciais para colocarem em prática essas políticas e respeitarem as diferenças na aprendizagem.


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